terça-feira, 7 de setembro de 2010

Religiosidade X ensinamento

Trecho base: Matheus 23:1-39

      Corremos o risco de termos uma imagem mais pictórica (de quadro) que bíblica de Jesus. Preferimos guardar em nossas mentes mensagem belas como o sermão do monte quando fala dos pássaros e das flores. Mas este mesmo Jesus, quando necessário, apresentou um sermão tão duro quanto o deste capítulo. Mas não nos enganemos. Ele não fez com olhos esbugalhados de ódio, mas inundados de lágrimas (Lucas 19:41). Esses "ais" de Jesus são lamentos que ecoam pelos séculos para nos livrar de toda forma de tirania religiosa e nos levar a viver o verdadeiro evangelho. Jesus viu naqueles líderes religiosos o maior obstáculo para que as pessoas pudessem entrar no reino dos céus. Viu mais do que isso, viu vidas destruídas e pessoas caminhando duas vezes mais rápido ao inferno. É surpreendente, mas até hoje religião tem sido motivo para que muitas pessoas sejam impedidas de terem um relacionamento real com Deus através de Jesus Cristo. Cristo não é religião e, sim, ensinamento.

      Há uma diferença muito grande entre educação e caráter. Educação é como nos portamos em público. E caráter é o que nós somos quando “ninguém” esta olhando. A religião pode ser uma máquina de produzir educação, mas não pode alterar o coração do homem. O resultado é uma vida em "on" e " off"- uma esquizofrenia espiritual que ofende a inteligência e santidade de Deus. A religião do homem é para que ele seja aprovado diante dos homens,mas os ensinamento de Deus é para que sejamos aprovados diante dEle mesmo.

      Somente Jesus pode nos livrar dos infortúnios de uma religiosidade esclerosada e hipócrita: "se pois,o filho vos libertar,verdadeiramente sereis livres." (Jo 8:36)

(Trecho do livro "Estudando o Evangelho de Matheus")

Nenhum comentário:

Postar um comentário