domingo, 10 de julho de 2011

Erro tem referência

     Erros? Todos temos. A pessoa que lhes escreve cometeu vários durante o dia até chegar ao momento de escrever esse breve texto. Então, por que tentar não errar? Por que tentar, se isso é tão natural e se sabemos que ainda cometeremos erros? Por que não usar como desculpa que todos erram ( o que é uma verdade, na qual eu me incluo) e continuar errando? Por que, por exemplo, seguir a bíblia? E tentar não errar? Aliás, o que é um erro?

    O erro, ou pecado, só pode ser entendido com uma referência, não é um conceito pleno nele mesmo. Muitos consideram erros e acertos coisas diferentes, pois adotam referências diferentes. Mas será que não é possível generalizar um pouco mais? Eu creio que sim, e guio todas as outras perguntas do primeiro parágrafo a uma palavra, amor.  Essa palavra sempre aparece nos textos do blog, ela deve fazer algum sentido. 

      Qual será, então, uma boa referência para conceituar erros e acertos? Pensando um pouco, é possível notar como atitudes que relatamos como "erros" se relacionam a machucar os outros e/ou a nós mesmos. Assim, uma boa referência para certo e errado não seria apenas eu mesmo ou penas os outros, ao passo que hora um estaria satisfeito e o coletivo não, e o contrário também. Parece impossível algo justo vindo de uma pessoa para as demais ou das demais para uma pessoa. Concluo que é por isso que vale a pena seguir a bíblia, porque ela é justa, ela não é a minha vontade, nem a sua vontade, é a vontade de Deus. 

     Com certeza, há muitas coisas que eu não consigo executar com facilidade, há erros (em relação ao que a bíblia diz) que me perseguem, enquanto há outras coisas que executo com certa facilidade. Já para outra pessoa, pode ser o contrário, facilidade em uma coisa e dificuldade em outra, mas todos estamos lutando contra erros. E como a referência é de fora, ou melhor, de cima, se seguirmos a bíblia estaremos caminhando todos para lá, seja quem for, seja alguém que tem mais dificuldade em amar ou quem tem mais dificuldade em não mentir, ou mesmo alguém que matou e alguém que não consegue perdoar. Todos no mesmo caminho, todos entendendo que há sempre algo para melhorar e tentando não errar, seja o erro que for, para assim, não machucar nem ele mesmo, nem o próximo e nem a Deus. Isso é uma das muitas faces do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário