segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A amizade gerada pelo coração de Deus

Diariamente pessoas passam em nossas vidas, em momentos bons e ruins. Estamos sempre rodeados de colegas, de amigos, da família (os que a tem). Mas às vezes a vida nos reserva surpresas desagradáveis e nessas horas sabemos quem é que está do nosso lado. Um exemplo disso é quando estamos passando por uma provação e muitos dizem: “conte comigo”, “se precisar já sabe”. E acabamos acreditando, pois não tem alivio melhor que um ombro para chorar nos momentos de dor. Porém, quando você vai procurar, cadê? E no meio de tanta gente prometendo, poucos realmente ficam do seu lado dispostos a ajudar, escutar, sorrir e chorar. Não é em boas ocasiões que reconhecemos o valor de uma amizade e, sim, no momento adverso (Provérbios 17:17). No livro de Rute cap. 1 e ISamuel cap.18, vemos dois tipos de amizade. Noemi era viúva e perdeu os filhos, porém, sua nora (Rute) resolveu ficar com ela, mesmo depois de ter insistido para que a nora voltasse para sua casa e em ISamuel cap.18 vemos Davi e Jônatas. Davi poderia não querer amizade com Jônatas, pois Jônatas era filho do Rei Saul que perseguiu e tentou matar Davi várias vezes. Nos dois casos as circunstâncias os afastavam, mas Deus providenciou essa comunhão, essa amizade. Deus sabe o valor que tem um amigo, por isso mesmo ele criou a amizade.

E hoje não é diferente. O que faria uma pessoa que nem conhecemos direito nos ajudar tanto? Ou você  considerar como um irmão uma pessoa que você só viu uma vez, e só conversa por telefone? Se for olhar pela razão humana isso deveria acontecer entre irmãos de sangue ou parentes, ou em uma sala de aula, ou no condomínio que moramos, enfim, onde a circunstância é favorável para nos unir a alguém. Parece até loucura, mas os  que estão distantes fisicamente, muitas vezes, estão mais perto do que os que se dizem próximos. E DEUS se revela nisso, é Ele quem envia essas pessoas que chamamos de amigo, para nos ajudar na difícil caminhada da vida, para que na hora da queda tenhamos quem nos dê a mão e nos fortaleça em fé. Para finalizar, tem o grande amigo, Jesus, que está vinte e quatro horas do nosso lado, sempre disposto a ajudar e abençoar.
 

Um comentário:

  1. Agradeço a Deus pela a amizade que ele tem me dado.Quem tem amigos de verdade tem um tesouro,e por isso me considero milionario!!!!

    ResponderExcluir