terça-feira, 8 de março de 2011

Da dor o reconhecimento

      No livro de Jó é contada a história de um servo do Senhor que foi acometido por uma série de tristes acontecimentos. Jó, em um único dia, perdeu filhos, filhas e animais e nos dias seguintes seu corpo foi coberto de profundas e purulentas feridas. As únicas pessoas que poderiam ajudar foram as primeiras a acrescentarem ao sofrimento de Jó. Um exemplo foi a mulher dele, que disse: "Amaldiçoa esse Deus e morre". Porém, Jó não deu ouvidos e, mesmo angustiado, glorificou ao Senhor. Houve momentos tão duros na vida desse  homem que ele chegou a falar: "Maldito seja o dia do meu nascimento (Jó 3)", mas em momento nenhum ele se voltou contra Deus. Até os amigos, o acusaram de impunidade (Jó11,12).

      Muitos de nós, nos deparamos com situações semelhantes a de Jó, em que passamos por momentos de dor, angústia e perdas irreparáveis. E o que nos resta ao nosso redor são pessoas que, ao invés de nos ajudar, nos acusam, nos estimulam a desistir e a blasfemar contra Deus. 



      Por mais que dias ruins venham contra nós, devemos lembrar que existe um grande Deus que pode todas  as coisas. Devemos aprender com Jó, é preciso reconhecer a grandeza de Deus, mesmo que nos encontremos solitários e abatidos,  quando a dor parece a única companheira, a solidão tenta, de todas as formas, nos abraçar e a sensação que temos é de estarmos em meio a um vale de ossos secos. Mas Deus, de uma forma gloriosoa e surpreendente, chega com o socorro bem presente e refrigera a nossa alma, estende suas mãos, nos levanta e nos guia, fazendo com que a dor seja uma oportunidade de buscá-lo e apredermos os seus propósitos, assim, crescemos espiritualmente.

      No final da história, Jó teve outros filhos e filhas, e tudo o que ele perdeu, o Senhor  restituiu dobrado e ainda acrescentou muitos dias em sua vida. Assim acontecerá com todos aqueles que fazem da dor um  motivo para adorar a Deus. O Senhor restituirá com dupla honra.

"Faça da dor um motivo para reconhecer a grandeza de Deus."    Israel Reis

Um comentário:

  1. Nem sempre as pessoas mais felizes são aquelas que tem tudo, geralmente as pessoas mais felizes são aquelas que passaram por dificuldades e hoje veem o que fizeram ou passaram como uma coisa útil para chegar a determinado lugar ou objetivo de vida. E se não veem como uma coisa útil, concerteza se tornaram mais fortes do que eram...

    ResponderExcluir