segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Antes mesmo de ver

    É costumeiro que tentemos ser lógicos e racionais, e isso não é de todo o mal, visto que a racionalidade nos é uma vantagem imensa em relação aos outros seres que encontramos nesse mundo. Porém, essa mesma racionalidade nos mostra o quão pouco sabemos sobre tudo o que nos cerca e nos faz entender que em certas situações não podemos prever racionalmente fatos e, apenas, confiar. 

    Boa parte da nossa vida é assim, confiança. Até os quinze anos, em média, pouco pensamos por nós mesmos, mais aderimos ao que outras pessoas fazem ou falam, confiamos nelas sem uma grande explicação racional, até o momento. Claro que depois entendemos que é porque temos fortes laços com quem são nossos pais, irmãos, amigos e professores. Durante a vida adulta, continuamos confiando, pois lemos revistas, livros e absorvemos informações que julgamos ou, novamente, confiamos que sejam verdadeiras, e a partir dela decidimos muito sobre a nossa vida. 

   O fato é que confiamos muito, diante da grandeza a qual estamos inseridos. É tudo muito grande e complexo para que fizéssemos prova de tudo, seria necessário uma eternidade para isso. Não tem como afirmar que o tempo todo alguém pode raciocinar sobre tudo e a partir dai tomar decisões, assim, é preciso confiar em algo, ou em alguém. Diante desse fato, entendo que é muito importante em quem ou onde a confiança é depositada. Isso terá efeito direto no resultados de todas as ações da nossa vida ou, até mesmo, no resultado da nossa vida.

    Não sou eu quem vai dizer no que você deve confiar, mas posso falar do que acontece comigo. Tive uma experiência bem legal ao colocar em prática uma passagem bíblica. Ela segue:

"Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim lhes será dado." Marcos 11, 24.

  Claro que está um pouco descontextualizado e pode parecer que podemos receber o que quisermos, é só acreditar, mas leiam um pouco mais de Marcos e verão que não é assim. O que eu quero mostra é a atitude de confiança: pedir e acreditar que vai acontecer, mostrando, assim, que você confia em Jesus, que você sabe que Ele é capaz de fazer acontecer. Eu fiz isso em relação a uma coisa da faculdade, pode até parecer bobeira, mas eu pedi e acreditei que Cristo seria capaz de me ajudar e já contava com o resultado positivo antes de acontecer. E aconteceu. Mas ressaltando, não é qualquer coisa que pedimos que Deus faz por nós, temos que ter sabedoria e entender que Ele não é um gênio da lâmpada e, sim, um Pai que quer nos ensinar.



    Sempre vamos precisar confiar, e tem sido muito válido para mim confiar em Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário