terça-feira, 10 de maio de 2011

A lição do ganso


     "Quando um ganso bate as asas, cria um "vácuo", uma sustentação para a ave seguinte. Voando numa formação em "V", o grupo consegue voar com um desempenho de 70% a mais do que se cada pássaro voasse individualmente."

Primeira lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de equipe, podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente. 

     "Sempre que um ganso sai da formação em "V", sente subitamente a forte resistência e o arrasto por tentar voar sozinho e, rapidamente volta para a formação, aproveitando o poder de sustentação da ave imediatamente à sua frente."

Segunda lição: Se tivermos tanta sensibilidade e bom senso quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que compartilham os mesmos propósitos e objetivos, e nos disporemos a aceitar sua ajuda, assim como prestar nossa ajuda aos outros. Assim, seremos um grupo onde existe força, poder e segurança. 

     "Quando um ganso líder se cansa, muda para trás na formação em "V" e, imediatamente, um outro ganso líder assume seu lugar, voando para a posição de ponta."

Terceira lição: É preciso acontecer um revezamento quando da realização de tarefas árduas e dividir a liderança. As pessoas assim como os gansos, são dependentes uma das outras. 

"Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.  Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: Ame os outros como você ama a você mesmo.” Gálatas 5, 13-14.

Um comentário: