quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Moeda de escâmbo

    Comércio. Pague-me o preço e lhe darei o que você quer. Costuma funcionar assim, dependendo do preço, se compra tudo. Tem gente que vende e compra pessoas,  vende e compra prazer, vende e compra "amigos", vende e compra sonhos, vende e compra sorrisos e, o pior, vende e compra a alma. 

      Um milhão é muito dinheiro, vale a pena vender seu corpo por isso. Será? Mas as vezes é menos mesmo. O que são cinquenta reais para passar uma cola? Ou, o que são 10 reais que esqueceram de cobrar? Tem gente que xinga os políticos de ladrões, mas se tivessem a mesma oportunidade que eles, fariam o mesmo. São apenas pequenos frustrados, sem poder e pequenos para a sociedade. E xingar ameniza essa dor.

    Tem que gente que negocia a fé. E não são poucos. Tudo vira negócios. E não é de se estranhar, a sociedade está centrada nisso. Muda-se de cidade por causa do sonhado emprego ( o de melhor salário), negligencia-se a família para que ela ande de carro novo, perde-se a saúde para que se possa pagar um médico. Não sou contra trabalhar, muito longe disso, mas dinheiro realmente não é algo bom e, espantem-se, concordo com a bíblia quando ela diz que o amor ao dinheiro é a origem de todos os males (I Timóteo 6, 10). 

     Pense que se você acorda cedo desde os 5 anos para ir ao colégio para conseguir se formar, fazer uma faculdade e trabalhar, e para isso empenhou 80% da sua vida, será tudo muito pouco se for por dinheiro. Muito pouco. Porque com ele você comprou soluções para os problemas que ele mesmo criou. Você comprou um carro para poder ir trabalhar. A questão não é jogar tudo para o ar e viver como andarilhos, se fosse assim eu não teria um computador com acesso à internet nesse momento, mas fazer valer a pena todo esse esforço e trazer recompensas eternas.

    Ainda existem pessoas que fazem as coisas da vida como ter banda, trabalhar, sair com os amigos, jogar, pintar, tocar, compor, escrever e tantas outras formas de expressão humana, não por dinheiro, mas por convicção. Por fé. Podem ser poucas que fazem e elas podem estar isoladas, também não sou eu que vou dizer quem elas são. Mas eu acredito nelas e não vou aceitar que as coisas nesse nosso mundo são assim e é melhor eu aderir, prefiro pensar que as coisas estão assim e se eu não aderir e achar mais umas duas ou três, ou mil pessoas que também façam isso, o mundo não estará mais assim e, quem sabe, um dia ele não será assim. Não se venda. O dólar sobe e desce, mas ele nunca terá contação para lhe comprar, a menos que você permita.

Um comentário:

  1. é mesmo, as pessoas sao insubistituiveis e nenhum valor de moeda pode pagar!!!
    a nossa vida é muito mais do que as coisas que consumimos para viver.

    ResponderExcluir