terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A morte de um amigo (Retrospectiva 2010)

      Esse final de semana foi atípico. A caminho de casa recebi uma ligação sobre a morte de um amigo meu da faculdade. A notícia me pegou de surpresa e me gerou vários pensamentos. Vou dividí-los com vocês.

       Ele tinha apenas 21 anos, era uma pessoa muito bacana e vai fazer falta. Um tumor no cérebro foi o seu fim. Por que será que alguém no início da vida vai embora tão repentinamente? Por que alguém que foi tão centrado, correto, estudioso e que lutava pelas pessoas próximas precisa ir cedo e nos privar de suas qualidades? Aos olhos do mundo isso foi uma derrota, porque ele não se tornou engenheiro, não comprou carros, casas e nem viajou para o exterior. Mas a vida é muito mais que isso. Muito mais. E, talvez, por isso que Deus é tão justo, mesmo em uma situação tão drástica. Ele é justo porque a verdadeira riqueza não está aqui, Ele mesmo disse. O problema é que nossos padrões dizem que se ele não teve carros, casas, diploma, ele não venceu e a sua partida se torna muito drástica e chega a causar revolta em muitos, mas será que é isso mesmo? Será que quando uma criança, um jovem ou um adulto morre devemos nos revoltar contra Deus? Questionando o porquê da morte de uma pessoa que não era velha?

      O engano está em nós mesmos. A questão drástica dessas mortes fomos nós mesmos que criamos em cima desse padrão todo do que é viver, porque achamos que só vive bem quem nasce, cresce, trabalha, tem uma família, se aposenta e morre. Se alguma etapa disso não é cumprida então o ser não foi vitorioso. Mas isso é muito vago. Eu tenho certeza que meu amigo foi um vitorioso sim, mesmo sem ter vivido muitas das etapas que temos como cruciais para o sucesso. Isso porque ele tinha conciência de que a morte não era o fim e de que a vontade de Deus deveria ser feita, ele mesmo afirmou essas coisas antes de fazer a cirurgia que nunca mais teve volta. Então, fica claro que ter essa conciência vale muito mais que carros e casas, talvez por causa dela que Deus o levou, porque muitos passam anos neste mundo e continuam achando que vão se satisfazer por completo aqui mesmo, mas Deus vai dando tempo para que esses entendam e, talvez, os que já entendem Ele os leva para um lugar muito melhor.

     Não gaste os esforços da sua vida apenas lutando para consquistar as etapas do sucesso aqui na terra, elas são boas, mas podem não chegar, como não chegaram para meu amigo, mas se esforçe para buscar à Deus, para andar com Ele, porque isso, com certeza, não passa e chega para todos, como chegou para ele.

"Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." Lucas 12, 21 (Tesouro na terra)

"Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói." Lucas 12, 33. (Tesouro no céu) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário