quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O cavalo e o poço

      Conta-se que um fazendeiro, que estava vivendo em grandes dificuldades, tinha alguns animais para ajudar nos serviços de sua fazenda. 

    Um dia, chegou-lhe a notícia que um de seus cavalos estava caído num poço abandonado. O tal poço era muito fundo, seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro olhando para dentro do buraco, notou que o cavalo estava vivo. Avaliou a dificuldade e o alto custo para resgatá-lo de lá, decidiu que era melhor deixá-lo lá mesmo. Chamou o seu encarregado e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o. O capataz chamou alguns empregados e mandou-os jogarem terra sobre o animal até que o encobrissem totalmente e o poço perdesse o perigo de cair outros animais. 

     Mas houve uma surpresa, à medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia e a derrubava no chão do buraco e ia pisando sobre ela. Dentro de pouco tempo os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, pelo contrário, estava subindo à medida que a terra caía e ele a jogava para o fundo do poço, até que , finalmente, conseguiu sair. 

    Acontece com a gente, por vezes nós achamos que chegamos ao fundo do poço e que ainda estão tentando nos soterrar para sempre. Temos a impressão de que o mundo está jogando sobre nós a terra da incompreensão, da falta de oportunidade, da desvalorização, do desprezo e da indiferença. Nessas horas tão difíceis, é importante lembrarmos da lição profunda da parábola do cavalo e que façamos a nossa parte para sair das dificuldades. Ou usamos o poço como ponto de apoio para o impulso que nos levará à saída, ou nos deixamos ficar ali desanimados até a morte chegar. Se estamos nos sentindo soterrar, joguemos a terra para baixo e aproveitemos dela como a uma escada para subir. 

    Tenhamos em mente que, em todas as situações difíceis que enfrentamos na vida, temos o apoio incondicional de Deus, para nos ajudar a vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário