quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Não seja perfeccionista

    Muitas pessoas sentem orgulho em dizer que são perfeccionistas. Elas acham que esta é uma extraordinária qualidade. Batem no peito e assumem abertamente que são e que fazem questão de ser assim. É como se elas trouxessem ao pescoço uma placa com os dizeres: “Siga-me e faça como eu: é o único jeito de tornar o mundo melhor”. Vivem como se fossem o suprassumo da humanidade, o protótipo do ser humano ideal.

    Quando encontramos com estas pessoas, achamos que elas são mesmo tudo isso. Por um tempo chegamos a ficar em dúvida e até a admirar, senão mesmo invejar, seu alto nível de compromisso com as virtudes mais escolhidas da raça humana.

  Acontece que o perfeccionismo é uma falácia. Simplesmente porque ele se baseia em pressupostos sem alicerces sustentáveis.

   Primeiro, porque trata-se de uma mania. É uma coisa quase patológica. Praticamente uma síndrome. Achar que temos condições de fazer qualquer coisa sem falhas, que não erramos nunca, que não temos defeitos é o limiar da loucura absoluta. Não é possível viver assim a vida toda. E o que acaba acontecendo é que em algum momento a falha vai chegar, dando à luz uma vida de hipocrisia. Quem tem mania de perfeição não consegue conviver com suas próprias faltas. Para ele, isso é o fim. Ele não conseguirá conviver com a realidade, não terá estrutura para enfrentar a verdade. Então, acaba criando um mundo só seu, onde o que importa é a opinião das pessoas, é manter sua imagem perante os outros.

   Segundo, porque o padrão ideal seguido por quem sofre deste mal é criado por ele mesmo. Este modelo é fundido no fundo do seu próprio quintal, no tacho das idiossincrasias, isto é, naquilo que diz respeito ao temperamento, valores e conceitos de cada um.

     Agora, não confunda perfeccionismo com a busca pela excelência.

  A diferença é sutil, mas existe. Muitos perfeccionistas tentam se justificar dizendo-se caçadores de excelência.




Excelência é fazer as coisas com o máximo de qualidade que nossos recursos permitem.

Perfeccionismo é determinar pelo nosso padrão pessoal qual é esse máximo e exigir que todos o alcancem. 

   Tentar fazer o melhor sempre, dar o máximo em cada coisa que fazemos, caprichar, esmerar-se é bem diferente de traçar um padrão pessoal de perfeição absoluta e gastar sua vida toda perseguindo esta utopia.

   A excelência é uma virtude admirável. Ela atrai e influencia as pessoas ao redor. Quem trabalha com excelência não vai ficar às voltas com quem mata o serviço.

  O perfeccionismo, por sua vez, é um defeito asqueroso. Ele isola e torna solitários seus adeptos. O destino do perfeccionista é uma perene frustração. E ninguém gosta de se espelhar em frustrados.

   Quanto a mim e a você, que não queremos errar nem pela falta nem pelo excesso, nos cabe clamar a graça de Deus sobre nossas vidas para que vivamos da melhor forma possível, com sabedoria e discernimento, conscientes de nossas limitações e fraquezas, mas procurando dar o melhor sempre, em todas as circunstâncias.
   E se um dia a gente se tornar referência para o que quer que seja, que seja unicamente para glorificar o Servo Perfeito que andou entre nós e que “deixou-nos exemplo para seguirmos os seus passos” (1Pe.1.22)

Trecho de um texto de Marcos Soares.

5 comentários:

  1. Eu sou perfeccionista! E isso é uma personalidade! Assim como tem o extrovertido, o que se mantem forte em frente as dificuldades... eu sei que temos pontos fracos,como magoar-se facilmente e sermos poucos persistentes perante ao nosso objetivo,mas o nosso perfeccionismo vem porque não nos sentimos amados e tambem somos inseguros,por isso usamos do nosso perfeccionismo para se sentirmos seguros! Se vc entendesse um pouco mais das personalidades das pessoas, vc veria que a pessoa perfeccionista não é certa nem errada, apenas tem uma personalidade diferente!

    ResponderExcluir
  2. Justamente, a pessoa perfeccionista não é certa nem errada, mas muitas vezes ela acha que é a certa, e se não algo não é feito do seu jeito, ela fica mal.

    O que o texto propôs é que tentemos buscar a excelência, ou seja, fazer tudo ao nosso alcance para um resultado bom. Agora, não devemos figurar futuristicamente o que é um resultado bom, porque pode ser que ninguém alcance isso, incluindo o próprio perfeccionista.

    E outro ponto, interessantemente ressaltado pelo anônimo, é o fato de buscar uma segurança nisso, mas eu já digo, quem acha que é perfeito vai errar, cedo ou tarde.

    Posso resumir o que penso sobre isso: vc tem valor, errando ou não, alcançando esse seu "perfeito" ou não. Tente o seu melhor sempre, mas saiba que somos limitados. Amar é isso, ver a incapacidade de um e unir ao ponto forte do outro, e vice e versa.

    Muito obrigado pelo comentário! Parabéns por levantar suas idéias, elas são muito bem vindas aqui!

    fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. É verdade quando algo que a gente(perfeccionista) faz e não da certo podemos ficar mal...geralmente fico assim quando não consigo agradar os outros.Mas aquilo que você falou sobre amar o incapacidado e tambem unir o ponto forte seria muito aproveitoso.

    Se não me engano existe uma frase na bíblia que fala: "Carregai o peso uns dos outros e assim estarão obedecendo a lei de cristo", se alguém puder corrigir isso, corrija.

    De: mesmo anônimo

    ResponderExcluir
  4. eu tenho algumas atitudes que me faz ser perfeccionista,porém sei que sou limitado,e que mais cedo ou mais tarde vou errar em algum aspecto. Eu não vejo problema algum em ser perfeccionista,o problema é achar que nunca vai erra.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza pessoal, até por que no texto a palavra perfeccionista foi usada para designar uma pessoa que põe o seu próprio padrão como o melhor, e não alguém que luta com suas forças para sempre tentar o melhor (busca pela excelência), isso é de muito louvor, devemos mesmo fazer tudo com o máximo de empenho possível. A única coisa que não acho válido é ser perfeccionista no sentido de esperar um resultado em especial, algo que você mesmo acha ser o certo, pois a frustração e a carga sobre os outros é muito grande. Vai que alguém não faz exatamente como você pensou? Quer dizer que ela é ruim? Será que ela não tentou seu melhor? Ou para você mesmo, você pode criar a imagem de algo perfeito, mas pode ser que o que você fez não saia exatamente como o seu sonho, porém, pode ser que isso que você fez com toda a sua força seja, realmente, o melhor, mas você não consegue enxergar o melhor porque encobriu ele com uma imagem criada por você mesmo, você que é um ser imperfeito.

    Valeu pelos comentários pessoal, muito bons!

    ResponderExcluir