terça-feira, 28 de junho de 2011

Algum sentido?

    Realmente é difícil achar um sentido para a vida. Não são poucas as vezes que me pergunto o porquê de tudo e se vale continuar. As informações são tantas e é muito difícil achar um padrão para os acontecimentos. 

    Nós, seres humanos, definimos algumas leis da física, por exemplo, que parecem se comportar muito bem na natureza. Mas quando usamos as mesmas leis para tentar pensar sobre nós, a situação não parece tão óbvia. Um exemplo,  "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", pois bem, isso serve de fundamento para todas as leis da físicas, para todos os balanços de energia. "Entrou 2 aqui, do outra lado tem que sair 2." Não há outra possibilidade. Mas se nos incluirmos nisso, fica meio estranho, pois se nada se cria e eu me considero alguma coisa, eu sempre existi. Em resumo, eu estou aqui e nada se cria, então, de alguma forma (como um ser humano ou mesmo como matéria) eu sempre existi. Ou me levo a pensar que em algum momento essa lei não foi válida, ou ela mesmo foi criada. Mas da mesma forma a situação fica, no mínimo, engraçada. Pois uma lei que diz que nada se cria, pode ser criada? E eu sei que para nosso contexto ela serve muito bem. Todos nós pensamos assim: se sumiu dois reais de uma carteira, para onde forem? Ninguém releva a possibilidade de eles terem, simplesmente, sumido. Ou, se apareceu dois reais na minha carteira: Quem colocou? É assim.

    A única possibilidade dessa lei existir, e eu creio que ela é real, seria se algo superior, algo que pudesse criar, a tivesse criado. Faz mais sentido para mim do que simplesmente achar que eu sempre, de alguma forma, existi. Mas mesmo assim, não fica tão nítido o porquê de eu existir, apenas esclarece que eu fui criado. Mas, então, porque?

    Talvez, agora você esteja esperando uma resposta bem lógica, como os raciocínios anteriores, mas não é o que eu tenho para oferecer. O que posso compartilhar é minha mera opinião. Na minha vida, o que mais tem feito sentindo, ou melhor, o que me faz querer viver, é quando eu me sinto útil para as pessoas, quando eu pareço fazer parte da vida delas, ou quando alguém me ajuda e faz parte da minha vida. Consigo resumir isso, quando eu amo e sou amado. Qual é a lógica disso? Não sei direito. Mas parece que existe um criador que ama, e essas duas características Dele, fazem mais sentido do que tudo o que falei antes. 



"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22, 37-39.



Um comentário:

  1. Alguem que admira o Blog:
    Esses dias eu acordei de noite, do nada, e por coincidencia eu fiquei pensanso nisso que vc colocou como titulo''Algum sentido'' que eu traduzo como se fosse o sentido da vida, e eu fiquei pensando e pensando e vi que realmente o nosso mundo nao sabe o verdadeiro sentido da vida... talvez não saibamos nesse mundo. Porque isso exige muito esforço e tempo para descobrir... Mas uma coisa que eu vi nesse texto que me ajuda a entender mais o que devemos fazer aqui na Terra é:amar a Deus e também o proximo!

    ResponderExcluir