quinta-feira, 5 de abril de 2012

Qual o motivo da sua luta?

   É recente a morte do jovem tibetano que ateou fogo em seu próprio corpo no dia 26/03/2012, há algumas semanas atrás. Ele lutava pela liberdade do domínio chinês sobre a região do Tibet. E não foi o primeiro e, infelizmente, não será o último a tentar chamar a atenção do mundo com um ato tão extremo. É possível imaginar o quanto esse povo, que é considerado subdesenvolvido pelo resto do mundo, sofre em seu dia a dia. Apesar de ser um ato que representa total desespero de um povo, é, também, um ato que representa coragem por partes de homens que tentam a liberdade de seu povo.

  No mesmo período desse acontecimento, também ocorreu, em nosso país considerado em desenvolvimento, a morte de um jovem. Ele brigava em um dos lados na guerra de torcidas que ocorreu antes do jogo entre Palmeiras (time o qual eu, ainda, digo que torço) e Corinthians. 

   Esse questionamento sobre a diferença pela qual lutavam os dois jovens foi levantado por um amigo e achei realmente interessante. Um lutava pela liberdade de seu povo, o outro por...bem, não sei direito o que alguém ganha com uma briga de torcidas. Uma briga, na minha opinião, entre pessoas extremamente iguais, separadas apenas por camisetas de cores diferentes, mas de ideais de mesma superficialidade. 


   Não que a vida ou morte de nenhum deles tenha valido ou não a pena, quem sou eu para dizer isso? Mas que seria melhor que cada um avaliasse com calma o motivo pelo qual poe sua vida em risco, isso eu já acho que é muito necessário. Até porque a vida de todos sempre está em risco. Sempre corremos riscos ao gastar nossa saúde no trabalho, ao andar pelas ruas, ao dirigir, ao voar, em fim, ao viver. Então, mesmo que você não pense em atear fogo em seu corpo ou brigar por um time de futebol (isso descarte com todas as suas forças, por favor) ainda lembre que a sua vida está em risco, e pergunte-se: ''Qual o motivo da minha luta?'' Você pode morrer por algo, mas ainda existirão pessoas vivas que sofreram ou desfrutaram do que a sua vida significou. 

''Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.''
Filipenses 1:27


Nenhum comentário:

Postar um comentário