sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pense nisso

"Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;

E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.

E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis. Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão." Lucas 6:28-37

Jeitinho brasileiro

   Uma das características do brasileiro é o famoso "jeitinho" que encontra para solucionar seus problemas. "Será que não há um jeitinho ?" Esta é uma frase muito usada.

   Mas o  " jeitinho brasileiro" não é infalível. Então, como evitar o estresse? Como agir diante de situações como doenças, que nos trazem a terrível sensação de impotência ou incapacidade humana? Existe uma resposta: 

 "Quando andar em trevas e não tiver nenhuma luz, confie no nome do Senhor e firme-se sobre Deus. "  Isaías 50:10

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Qual é a sua natureza?

    Um mestre oriental viu que um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou.

   Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:

- Desculpa-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?

 O mestre respondeu: 

- A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha que é ajudar.    

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Valorize, ainda há tempo

Coroado por quem?

   Há muitos cantores, atletas e outros que recebem honra como a de um rei. Mas, se conversarmos com estas pessoas e adentrarmos em suas vidas particulares, ouviremos que não são felizes totalmente, que vivem com seus corações tristes, iludidos e oprimidos. 

    Na verdade, as coroas que ganham, servem somente para se engrandecerem diante de uma côrte, a mídia. Mas não é a todo tempo que eles tem essa mídia para glorificá-los, há momentos em que  eles estão  sós. E, talvez, nesses momentos não há um amigo, uma esposa fiel, filhos ou alguém realmente interessado na pessoa deles. O pior é que, também, muitas vezes na vida dessas pessoas não há Deus. 



    As suas obrigações vem do mesmo local da onde vem as suas recompensas. Você carrega os seus tesouros no baú que decidiu colocá-los. Você será coroado pelo rei que decidiu servir.

domingo, 25 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um pouco de filosofia com Tolstoi



Resposta de Tolstoi, em menos de meia hora:

P1 – Se formos mortais, a vida não tem sentido. (A mortalidade anula o sentido porque todos estaremos mortos daqui a algum tempo, e assim não poderemos continuar para sempre a fazer coisas de valor).

P2 – Se nada do que fazemos é permanente, nada do que fazemos tem sentido. (A impermanência anula tudo o que fazemos porque tudo acabará por desaparecer. Mesmo que ajudemos os outros, que criemos um mundo melhor, mais belo e mais justo, mesmo que sejamos imensamente felizes, nada disso restará daqui a um milhão de anos).

P3 – Mas, se temos uma alma imortal e se Deus nos criou com uma finalidade, a vida humana tem sentido. (Vale a pena viver, pois Deus dá sentido à vida: Deus criou-nos com uma alma imortal, e deste modo não seremos reduzidos à morte e ao nada; do mesmo modo Deus irá recompensar-nos ou castigar-nos em função do modo como vivemos a vida, e assim o que fazemos ganha permanência, marcando para sempre a nossa existência após a morte).

C – Logo, a vida faz sentido se, e só se, Deus existe.

Texto de Tolstoi: “Confissão” (1882).

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quem decide suas ações?

     Um colunista conta uma história em que acompanhava um amigo em uma banca de jornal.

   O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Quando os dois desciam pela rua, o colunista perguntou:

- Ele sempre trata você com tanta grosseria?

- Sim, infelizmente foi sempre assim.

- E você é sempre tão polido e amável com ele?

- Sim, procuro ser.

- Porque você é tão educado, já que ele é tão grosseiro com você?

- Porque não quero que ele decida como eu devo agir. 


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

domingo, 18 de setembro de 2011

É bom pensar

"O verdadeiro trabalho cristão e aquilo que no mundo dá os maiores frutos consistem em ações negativas: não fazer o que é contrário a Deus e à consciência."

"A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira."
Leon Tolstói



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Não seja perfeccionista

    Muitas pessoas sentem orgulho em dizer que são perfeccionistas. Elas acham que esta é uma extraordinária qualidade. Batem no peito e assumem abertamente que são e que fazem questão de ser assim. É como se elas trouxessem ao pescoço uma placa com os dizeres: “Siga-me e faça como eu: é o único jeito de tornar o mundo melhor”. Vivem como se fossem o suprassumo da humanidade, o protótipo do ser humano ideal.

    Quando encontramos com estas pessoas, achamos que elas são mesmo tudo isso. Por um tempo chegamos a ficar em dúvida e até a admirar, senão mesmo invejar, seu alto nível de compromisso com as virtudes mais escolhidas da raça humana.

  Acontece que o perfeccionismo é uma falácia. Simplesmente porque ele se baseia em pressupostos sem alicerces sustentáveis.

   Primeiro, porque trata-se de uma mania. É uma coisa quase patológica. Praticamente uma síndrome. Achar que temos condições de fazer qualquer coisa sem falhas, que não erramos nunca, que não temos defeitos é o limiar da loucura absoluta. Não é possível viver assim a vida toda. E o que acaba acontecendo é que em algum momento a falha vai chegar, dando à luz uma vida de hipocrisia. Quem tem mania de perfeição não consegue conviver com suas próprias faltas. Para ele, isso é o fim. Ele não conseguirá conviver com a realidade, não terá estrutura para enfrentar a verdade. Então, acaba criando um mundo só seu, onde o que importa é a opinião das pessoas, é manter sua imagem perante os outros.

   Segundo, porque o padrão ideal seguido por quem sofre deste mal é criado por ele mesmo. Este modelo é fundido no fundo do seu próprio quintal, no tacho das idiossincrasias, isto é, naquilo que diz respeito ao temperamento, valores e conceitos de cada um.

     Agora, não confunda perfeccionismo com a busca pela excelência.

  A diferença é sutil, mas existe. Muitos perfeccionistas tentam se justificar dizendo-se caçadores de excelência.




Excelência é fazer as coisas com o máximo de qualidade que nossos recursos permitem.

Perfeccionismo é determinar pelo nosso padrão pessoal qual é esse máximo e exigir que todos o alcancem. 

   Tentar fazer o melhor sempre, dar o máximo em cada coisa que fazemos, caprichar, esmerar-se é bem diferente de traçar um padrão pessoal de perfeição absoluta e gastar sua vida toda perseguindo esta utopia.

   A excelência é uma virtude admirável. Ela atrai e influencia as pessoas ao redor. Quem trabalha com excelência não vai ficar às voltas com quem mata o serviço.

  O perfeccionismo, por sua vez, é um defeito asqueroso. Ele isola e torna solitários seus adeptos. O destino do perfeccionista é uma perene frustração. E ninguém gosta de se espelhar em frustrados.

   Quanto a mim e a você, que não queremos errar nem pela falta nem pelo excesso, nos cabe clamar a graça de Deus sobre nossas vidas para que vivamos da melhor forma possível, com sabedoria e discernimento, conscientes de nossas limitações e fraquezas, mas procurando dar o melhor sempre, em todas as circunstâncias.
   E se um dia a gente se tornar referência para o que quer que seja, que seja unicamente para glorificar o Servo Perfeito que andou entre nós e que “deixou-nos exemplo para seguirmos os seus passos” (1Pe.1.22)

Trecho de um texto de Marcos Soares.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Você é?

Eu sou...

Eu não sou o que eu poderia ser,

Eu não sou o que eu deveria ser,

Eu não sou o que eu gostaria de ser,

Eu não sou o que eu pretendo ser,

Mas agradeço a Deus

Que não sou o que uma vez já fui.

E posso dizer

Com a graça de Deus,

Eu sou o que eu sou!"

John Newton

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

É a sua sombra

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Cristo)"  Mateus 7, 13-20.

domingo, 11 de setembro de 2011

Apenas olhares

Você pode estar cansado desse "clichê" contra a miséria, mas eles estão cansados de sofrer.

sábado, 10 de setembro de 2011

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atitude

    Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça :

- Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje.

     Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.·

    No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.

- Hummm (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.

    Assim ela fez e teve um dia magnífico.

    No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.

- Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.

      Assim ela fez e teve um dia divertido.

     No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.

- Yeeesss… (ela exclamou), hoje não tenho que pentear meu cabelo.

ATITUDE É TUDO!

    Seja mais humano e agradável com as pessoas.  Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.  Viva com simplicidade.  Ame generosamente.  Cuide-se intensamente.  Fale com gentileza.  E, principalmente, não reclame.  Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem!  E deixe o restante com Deus.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Abandono

     A sensação de abandono é algo muito doloroso, que penetra em nossas entranhas e se alastra em nosso coração, provocando uma angústia intermitente e uma fina dor dentro de nosso peito. Todo ser humano, em alguma ocasião, já se sentiu abandonado.

    Invariavelmente, o vaidoso ser humano gosta de ser o centro das atenções e atrações.       Mas a verdade é que Deus não tem a intenção de abandonar o ser humano, nós é que O abandonamos. Afinal, Ele tem tantas promessas maravilhosas para os que confiam nEle, e vela pela Sua Palavra (Jer. 1.12).  Algumas dessas promessas:

        "O Senhor... não te deixará, nem te desamparará" (Deut. 31.8).

        "... não te deixarei nem te desampararei" (Josué 1.5).

        "Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus servos" (Salmo 37.28).

    Isso, são apenas algumas. Mas, diga-se de passagem, isto somente vale para os que confiam realmente nEle, que amam e crêem na Sua Palavra (a Bíblia).

   Todos podem nos abandonar: amigos, irmãos, pai, mãe, mas jamais ficamos sozinhos.  Podemos dizer tranquilamente: "Se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá." (Salmo 27.10)





segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tem um minuto?


O acumulo de riquezas traz segurança para a sua vida, mas põe a vida de muitos outros em risco.

Divida o que você tem.

 "Quem tem duas túnicas reparta-as com quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo". Lucas 3, 11.


domingo, 4 de setembro de 2011

Rosa

   Certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele a examinou. Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou: 

- Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?

    Entristecido por este pensamento, ele se esqueceu de regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu. 



      Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa: As qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescendo em meio aos espinhos de nossas faltas. Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Desesperamo-nos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior. Recusamo-nos a regar o bem dentro de nós e, conseqüentemente, isso morre. Nunca percebemos o nosso potencial. 

    Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor: olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida e perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos. Só assim elas poderão florir muitas e muitas vezes.

sábado, 3 de setembro de 2011

Onde você mora?

    "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. (Jesus)" Mat. 7, 24-27.



                                                                     Leia, escute, aja.