Nos transformar em verdadeiros conquistadores é o que Deus tem para nós. De que adianta experimentar um milagre, mas seguir vivendo como um derrotado? O que o Deus quer é mudar nossa atitude diante da vida, levando-nos a conquistar nossos ideais pela fé.
A Bíblia está cheia de exemplos de conquistadores. Calebe é um deles. Este homem guardou uma promessa de Deus por quarenta e cinco anos e finalmente a conquistou. No dia em que o Senhor lhe prometeu o Monte Hebrom, Calebe concebeu um sonho, mas sonhos serão apenas ilusões se não tivermos o caráter de vencedores. ( Josué 14:6-14)
Quais as marcas que fazem de um homem um conquistador em Deus?
1. Ele guarda as promessas de Deus para sua vida. Calebe não tinha apenas sonhos humanos, mas buscou projetar sua vida de acordo com a Palavra de Deus. Uma vez que o Senhor lhe fez promessas, ele creu e não abriu mão delas. Por quarenta e cinco anos ele insistiu em crer e foi pela sua perseverança que Deus o abençoou. Veja as promessas que Deus fez a Calebe em Números 14:18-24.
2. Ele não dá ouvidos às vozes da incredulidade. Se há um inimigo das nossas conquistas, esse inimigo é a incredulidade. Muitos tentarão nos convencer que o caminho da fé não nos levará a nada. Calebe foi um dos poucos em sua geração que creu no que Deus dizia. Ele não se amoldou aos incrédulos! Essa é uma marca dos conquistadores de sonhos. A palavra que Deus nos dá deve ter mais valor para nós do que as palavras daqueles que são negativos ou pessimistas, muitas vezes porque não são capazes.
3. Ele reconhece o favor de Deus, mesmo quando ainda não tem tudo o que busca. Você seria capaz de esperar quarenta e cinco anos por uma conquista e ainda assim ter um coração agradecido? Pois Calebe reconhecia que a benção do Senhor o mantivera vivo e com vigor! A gratidão é um segredo espiritual. Aquele que não vê a mão de Deus na dificuldade desanima e não consegue perseverar. Em 1 Pedro 5:6,7 existem dois bons conselhos que podem nos ajudar a continuar esperando pela bênção.
4. Ele tem disposição de lutar pelos seus sonhos. O monte que Calebe queria estava cheio de inimigos, mas ele estava disposto a lutar contra eles. Muitas vezes pensamos que a fé nos livra das lutas e nos entrega a conquista “de mão beijada”, mas na verdade temos que pelejar pelo que almejamos, pois a fé não é um sentimento, mas uma atitude. Tiago 1:22-25.
5. Ele reivindica as promessas, confiando no poder de Deus. Um conquistador de sonhos pede objetivamente o que quer. Ele não espera passivamente que as coisas aconteçam, mas ora e insiste com Deus, confiando não na sua própria força, mas no poder do Altíssimo. Precisamos ter coragem para pedir. 1 João 5:14-15 nos incentiva a pedir.
Conclusão: Para conquistar algo é preciso tomar uma decisão de que queremos ter e estamos dispostos a lutar para conseguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário