terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Todas as coisas cooperam


    Sempre julguei que os furacões que enfrentamos aqui na Flórida seriam alguma coisa que a humanidade poderia simplesmente dispensar - se pudesse. Entretanto, apenas recentemente tomei conhecimento de que eles são absolutamente necessários para manter o equilíbrio na natureza. Essas tempestades tropicais, com ventos que vão acima de 300 quilômetros por hora, acompanhados de chuvas torrenciais, raios e relâmpagos, podem ser devastadoras. Contudo, cientistas nos informam que esses furacões tem um valor incrível. São eles que dissipam uma grande porcentagem do calor opressivo acumulado no equador; também são indiretamente responsáveis pela maior parte das chuvas que ocorrem nas florestas das Américas do Sul e do Norte. A conclusão final a que chegamos é que os furacões oferecem à humanidade muito mais benefícios do que podemos imaginar. 

    As escrituras nos ensinam que as aflições que Deus permite que sobrevenham a seus filhos são muito semelhantes aos furacões. Elas chegam de maneira violenta, trazendo com elas dores e promovendo grandes devastações. No entanto, são essas mesmas aflições que tem o incrível potencial de produzir eternos dividendos. Se você se encontra em meio a um furacão... não desista! Ele é temporário; logo vai passar, e os resultados certamente poderão transformar a sua vida para todo o sempre!

Bem sei, ó Senhor, que os teus juízos são justos e que com fidelidade me afligiste.  Salmos 119:75

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Deus sabe o que faz

                                     
                                                     Click no quadrinho para amplia-lo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Deus não erra

    Há muito tempo, num reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre o lembrava dessa verdade. 

- Meu Rei, não desanime... Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele nunca erra!!! 

    Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita. 

    O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este: 

- E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo. 

    O Servo respondeu: 

- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é Bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem! Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca Erra!!! 

    O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que o mesmo fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço. 

    Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez pôr uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois se sabia que faziam sacrifícios humanos para seus deuses. 

    Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto e o Rei já estava diante do altar, o Sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso: 

- Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso!! Falta-lhe um dedo!! E o Rei foi libertado. 

    Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, mandou libertar seu súdito e pediu que o mesmo viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe: 

- Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida: Se Deus é tão Bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto o defendeu? 

O servo sorriu e disse: 

- Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum!  Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele nunca erra!!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Conseqüências


Click em cima do quadrinho para amplia-lo

domingo, 22 de janeiro de 2012

Mente livre

   "Transformai-vos pela renovação da vossa mente." Rm 12:2

   "Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras."  Lc 24:45

   Muitas vezes ficamos presos a costumes, crenças, métodos, acontecimentos, e até pessoas, para nos sentirmos seguros, e não abrimos nossa mente para o novo.

   É fundamental, para que venha o novo de Deus em nossa vida, que deixemos o velho, e isso acontece em nossa mente.
Muitas vezes mudamos por fora, mas nossa mente ainda lembra e tem saudades:

Daquele dia em que aconteceu aquela coisa tão boa
Da pessoa com quem eu deveria ter me casado
Daquela pessoa que me feriu/que me falou aquilo
Daquele lugar em que eu morei
Das coisas que eu disse, que não deveria ter dito
Das coisas que eu vi, que não deveria ter visto
Da oportunidade que eu tive, e não aproveitei
Das rezas/rituais que eu pratiquei
Da pessoa que me abandonou
Da minha justiça/minha opinião de que não abro mão
Meus problemas, que são minha justificativa para não crescer

   Ninguém recebe coisas novas em sua vida se não abrir mão das velhas. Nossa vida foi feita pra fluir. Não pode haver nada barrando. Coisas que passaram precisam realmente passar, senão o canal fica entupido. Muitas pessoas vivem amarguradas pois vivem várias vezes a mesma coisa, mesmo depois de ela ter acontecido há muito tempo.

   O ser humano precisa viver cada dia algo novo, para viver bem. Mente que não flui, envelhece e perde a sua capacidade. Mente que se abre e perdoa, cresce e se renova.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tire a trave do seus olhos

    Um jovem casal se mudou para Curitiba. Chegando na cidade começaram a arrumar a nova casa. A vizinha comentou com seu marido, olhando pela janela: 

-Essas esposas não sabem lavar roupa. Que toalha encardida, coitado do marido!

    E todos os dias, durante o café da manhã, ela tinha uma crítica. Olhando pela janela, dizia:

 -Meu bem, que porca é nossa vizinha. Os lençóis, no varal, estão sujos; as calças do marido dá dó de ver, aquela camisa que deveria ser branca nem tem mais cor...

    Dia-a-dia ela fazia críticas, até que num sábado, ela levou um susto e falou para o marido: 

-Meu bem, que milagre! Ela aprendeu a lavar roupa. Nossa, que brancura! Venha ver. Qual sabão será que ela está usando? Ah, eu tenho que descobrir!.

    O marido então, sorrindo, respondeu:

-Minha querida, não é um novo sabão. Simplesmente lavei a nossa janela.

Já dizia Jesus, quantas vezes olhamos o cisco no olho do outro e não vemos a trave que está no nosso.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vale de ossos secos

    Muitas vezes, nos sentimos como esse vale de ossos secos; achamos que a nossa vida não tem mais jeito e que nunca seremos capazes de ser felizes. Mas, como aconteceu no tempo de Ezequiel, o Espírito Santo quer soprar sobre nós e levantar um exército forte e revestido do poder de Deus.

    Muitos se acham incapazes de serem líderes na casa do Senhor; outras têm até mesmo vergonha de orar, porque acham que não sabem falar com Deus. Mas hoje o Espírito te fala:

“Levanta, valente; pega as suas armas e entra nessa guerra; porque o Senhor te chamou para ser mais que vencedor!”

Jesus nos ordenou:  “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho”.

    Muitas vezes, temos desobedecido ao “Ide” e preferido ficar lamentando as decepções do mundo, ao invés de conquistar vidas para o Senhor. O diabo tem investido muito para que o exército de Deus não descubra o poder e a autoridade que tem no nome de Jesus Cristo; e, com isso, as pessoas vão se sentindo fracas e incapazes. Mas a palavra de Deus nos diz que o Senhor é a nossa Rocha. É Ele quem nos limpa e nos chama para sermos filhos vencedores.

domingo, 15 de janeiro de 2012

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O cavalo e o poço

      Conta-se que um fazendeiro, que estava vivendo em grandes dificuldades, tinha alguns animais para ajudar nos serviços de sua fazenda. 

    Um dia, chegou-lhe a notícia que um de seus cavalos estava caído num poço abandonado. O tal poço era muito fundo, seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro olhando para dentro do buraco, notou que o cavalo estava vivo. Avaliou a dificuldade e o alto custo para resgatá-lo de lá, decidiu que era melhor deixá-lo lá mesmo. Chamou o seu encarregado e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o. O capataz chamou alguns empregados e mandou-os jogarem terra sobre o animal até que o encobrissem totalmente e o poço perdesse o perigo de cair outros animais. 

     Mas houve uma surpresa, à medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia e a derrubava no chão do buraco e ia pisando sobre ela. Dentro de pouco tempo os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, pelo contrário, estava subindo à medida que a terra caía e ele a jogava para o fundo do poço, até que , finalmente, conseguiu sair. 

    Acontece com a gente, por vezes nós achamos que chegamos ao fundo do poço e que ainda estão tentando nos soterrar para sempre. Temos a impressão de que o mundo está jogando sobre nós a terra da incompreensão, da falta de oportunidade, da desvalorização, do desprezo e da indiferença. Nessas horas tão difíceis, é importante lembrarmos da lição profunda da parábola do cavalo e que façamos a nossa parte para sair das dificuldades. Ou usamos o poço como ponto de apoio para o impulso que nos levará à saída, ou nos deixamos ficar ali desanimados até a morte chegar. Se estamos nos sentindo soterrar, joguemos a terra para baixo e aproveitemos dela como a uma escada para subir. 

    Tenhamos em mente que, em todas as situações difíceis que enfrentamos na vida, temos o apoio incondicional de Deus, para nos ajudar a vencer.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ansiedade ( Mateus 6:25 a 34 )

    No Latim “ansiedade” é Angere, e significa oprimir (fechar a boca); de proveniência grega, encontramos a palavra Anshein, que possui o mesmo sentido. É um estado afetivo dominado pelo sentimento de perigo próximo, diante do qual o sujeito está em atitude de expectativa, convencido da sua impotência para se defender.  
   A ansiedade é uma sensação derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas.

   Jesus adverte os discípulos sobre a ansiedade, esta é um dos grandes males da humanidade, ela não nos deixa confiar, e muito menos esperar em Deus. Por isso muitas vezes nos envolvemos em confusão.   Jesus chama a nossa atenção para a observância de algo que muitas vezes nos esquecemos: Ele é quem cuida de nossas vidas, e sem Ele nada podemos fazer.

  Que neste ano que se inicia, deixe de lado toda ansiedade e preocupação; pois se buscarmos primeiramente o reino e a justiça de Deus, tudo o mais Ele nos acrescentará. Devemos excluir do nosso dicionário a palavra “ansiedade” e acrescentar a palavra “confiança”, que significa entregar, com segurança, alguma coisa a alguém; ter confiança em acreditar; ter esperança; entregar-se”

Para meditar: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” Provérbios 12:25

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O pote rachado

   Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara, a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade.

   Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser apenas capaz de realizar a metade do que havia sido designado a fazer.  Após perceber que, por dois anos, havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, à beira do poço:
 
- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas. 

- Por quê?, perguntou o homem. - De que você está envergonhado?

- Nesses dois anos eu apenas fui capaz de entregar metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho até à casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote. 

   O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:

- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que admires as flores ao longo do caminho. 

   De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isso lhe deu ânimo. Mas, ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote: 

- Você notou que, ao longo de todo o percurso, só havia flores no seu lado do caminho? Notou ainda que, a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Fé x Confiança

    Texto-chave: "Em Ti, Senhor, confio, nunca me deixes confundido, livra-me pela Tua justiça". Salmo 31:1
 
    Como é difícil ter fé, acreditar e confiar; diante de tantos obstáculos, que aos nossos olhos parecem indestrutíveis, nossa luta se torna mais difícil. O que nos anima é saber que, mesmo diante de tudo, Deus nos dará a vitória. Para isso devemos ser fiéis a Ele. Sl. 31:14

    Nos dias de hoje quem não tem problemas? Provações? Lutas? Dificuldades? Todos nós temos, e ninguém consegue passar por atalhos ou por outros caminhos para chegar a Deus. Todos passamos por um deserto, onde somos lapidados, para nos tornar parecidos com o Pai.

  Sabemos que nada é fácil, e que precisamos estar muito firmes para não cairmos, ter entendimento suficiente para não desistir e aceitar as demoras de Deus. Sl. 31:24

   Quando os problemas aumentam, a fé "esfria"; continuamos acreditando, "mais ou menos" e a confiança "cai". É mais fácil confiar no que vemos, do que naquilo que não vemos. Por isso devemos enxergar pela Fé, fé sobrenatural, devemos buscar a Deus diariamente, de maneira tal que possamos nos sentir fortes, mesmo sendo fracos. Deus quer que clamemos a Ele, pois Ele nos ouvirá. Sl. 31:2-3

  Sabemos que somos fracos; ora lutamos, ora esfriamos; ora sorrimos, ora choramos; ora confiamos, ora deixamos de confiar. Mas temos que estar firmes na Palavra, não podemos deixar Deus de lado e achar que o mundo vai resolver nossos problemas. Se confiarmos no mundo, cairemos num precipício e, muitas vezes, sem volta.

   Só teremos força se estivermos em CRISTO; pois "quem está em Cristo nova criatura é". Se ainda não somos, devemos ser.
  
  Deus só pode mudar nossa vida se tivermos fé sobrenatural, acreditar no impossível e confiar o suficiente, para não desistir.

Oremos para que possamos estar firmes na fé, acreditando e confiando no poder de Deus.

domingo, 1 de janeiro de 2012