quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Servo cruel

    "Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos. E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo:

    - Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

   Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: 

    - Paga-me o que me deves.

   Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo:

   - Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

  Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe:

 - Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

  E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.

  Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."  Mateus 18:23-35

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Leia a palavra


"Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.

Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.

Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.

Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.

Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.

Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."  1 João 2:8-17


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

domingo, 27 de novembro de 2011

A força pode muito, menos o importante

"Acredito que Deus se contem por um motivo: Ele sabe da limitação inerente a qualquer forma de poder. A força pode fazer tudo, exceto o mais importante: não pode suscitar o amor." Philip Yancey

"Não há grandeza quando não há simplicidade." Tolstoi



"Quando as pessoas falam de forma muito elaborada e sofisticada, ou querem contar uma mentira, ou querem admirar a si mesmas. Ninguém deve acreditar em tais pessoas. A fala boa é sempre clara, inteligente e compreendida por todos." Tolstoi

sábado, 26 de novembro de 2011

Que lei pára isso?


 "Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza,lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
   
   Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

   Contra estas coisas não há lei. "  Gálatas 5:18-23

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A bela rosa

  O local estava deserto quando sentei-me para ler embaixo dos longos ramos de um velho carvalho. Desiludido da vida, com boas razões para chorar, tinha a impressão que o mundo estava tentando me afundar. E se não fosse razão suficiente para arruinar o dia, um garoto ofegante chegou perto de mim, cansado de brincar. Ele parou na minha frente, cabeça pendente, e disse cheio de alegria: 

   - Veja o que encontrei! 

  Na sua mão uma flor. E que visão lamentável! Estava murcha com muitas pétalas caídas. Querendo ver-me livre do garoto com sua flor, fingi pálido sorriso e me virei. Mas ao invés de recuar, ele sentou-se ao meu lado, levou a flor ao nariz e declarou com estranha surpresa: 

- O cheiro é ótimo, e é bonita também. Por isso a peguei. Pegue-a, é sua! 

  A flor à minha frente estava morta ou morrendo. Nada de cores vibrantes como laranja, amarelo ou vermelho, mas eu sabia que tinha que pegá-la, ou ele jamais sairia de lá. Então, estendi-me para pegá-la e respondi: 

- Era o que eu precisava.

   Mas, ao invés de colocá-la na minha mão, ele a segurou no ar sem qualquer razão. Nessa hora notei, pela primeira vez, que o garoto era cego, e que não podia ver o que tinha nas mãos. Senti minha voz sumir. Lágrimas despontaram ao sol, enquanto lhe agradecia por escolher a melhor flor daquele jardim. 

- De nada. - respondeu sorrindo. 

   E então voltou a brincar sem perceber o impacto que teve em meu dia. Sentei-me e comecei a pensar como ele conseguiu enxergar um homem auto-piedoso sob um velho carvalho. Como ele sabia do meu sofrimento auto-indulgente? Talvez no seu coração ele tenha sido abençoado com a verdadeira visão. Através dos olhos de uma criança cega, finalmente entendi que o problema não era o mundo, e sim eu! E por todos os momentos em que eu mesmo fui cego, agradeci por ver a beleza da vida e apreciar cada segundo que é só meu. Então levei aquela feia flor ao meu nariz e senti a fragrância de uma bela flor, e sorri enquanto via aquele garoto com outra flor em suas mãos prestes a mudar a vida de um insuspeito senhor de idade.

As melhores coisas da vida são vistas com o coração!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Abra as mãos

   Se você não é feliz, é impossível buscar a felicidade nos lugares, em situações e em pessoas. A felicidade é semelhante ao estudo, ambos são incompatíveis com a ociosidade (ficar parado). Quem não tem decisão de agir, não pode ser feliz. Troque as reclamações por atitudes. Ore e entregue seus problemas a Deus. 

  Lembre-se que ser feliz é diferente de estar feliz, pois estar feliz é uma sensação passageira, porém, ser feliz, e isso mesmo com as muitas adversidades da vida, é uma paz que podemos ter diariamente. Quem confia em Deus sabe da pequenez de seus problemas perante um universo, sabe que tem pessoas que sofrem muito mais e sabem que reclamar não resolve o seu problema e, menos ainda, os problemas dos outros.


   A felicidade é uma semeadura e aprendemos isso com Jesus, que nos deu o exemplo de alcance da realização através da servidão. Quem serve é amigo de Deus. Quanto mais dividimos com os outros a nossa felicidade, mais ela se multiplica em nós, isso nos ensinou o filho de Deus, Jesus Cristo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

domingo, 20 de novembro de 2011

Os incomodados que se retirem

   Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.

   - Qual o problema, senhora? (Pergunta a comissária.)

  - Não está vendo? Vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira!

  - Por favor, acalme-se. Infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível.

   A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.

 - Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:

  - Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável. E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:

  - Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe.

   E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

Obs: O texto foi marcado como parábola, por não se saber a exata origem. Mas, há indícios de que possa ser uma história real. 

sábado, 19 de novembro de 2011

Celeiro cheio, alma vazia

   "E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?


Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus."

(Jesus Cristo) Lucas 12:13-21 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Corrida dos sapos

     Era uma vez uma corrida de sapos. Eles tinham que subir uma grande torre, diante de uma multidão, que vibrava com eles. Começou a competição. A multidão dizia:

- Não vão conseguir, não vão conseguir!

   Os sapos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo. E a multidão continuava a aclamar:

- Vocês não vão conseguir, não vão conseguir!

   E os sapos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços. Ao final da competição, todos os sapos desistiram, menos aquele. Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era surdo.

  Quando você quer fazer alguma coisa que precise de coragem, não deve escutar as pessoas que falam que não vai conseguir. Seja surdo aos apelos negativos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

terça-feira, 15 de novembro de 2011

domingo, 13 de novembro de 2011

No meio deles


Apresentação do vídeo traduzida:

  Nos anos 70, dois milhões de civis do Combodia foram brutalmente mortos pelo Khmer Rouge (grupo comunista do Cambodia). Em 2009, a banda Leeland e o cantor Brandon Heath passaram uma semana no Cambodia com o grupo "Food For The Hungry" (organização internacional que luta contra a pobreza humana).

  Através do amor cristão, Deus continua trazendo cura para essa nação de maneiras incríveis.

sábado, 12 de novembro de 2011

Feche a porta


     "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.


     E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena compensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".  

(Jesus Cristo) Mateus 6:1-15

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Eu tenho um erro

   Existe um erro que costumo cometer quase todos os dias. Será que vale a pena tentar não cometê-lo? Não seria mais fácil não chamá-lo de erro e apenas continuar? Realmente me sinto mal por ter que conviver com ele quase todos os dias, mas eu creio que chamá-lo de acerto não é o melhor caminho. 

   Aceitarmos um erro hoje não impede que cometamos mais erros no futuro, mudarmos de nome as ações que nos machucam ou machucam os outros não impede que a ferida se abra. Chamamos de erro e mudamos de nome, amanhã chamamos outra coisa de erro e depois mudamos de nome, então, é só não chamar nada de erro? Não. Apenas mudar de nome um erro é um caminho mais fácil, a tal da "mente aberta" é a resposta para muita coisa hoje em dia. O negócio é que parece não resolver. Nossa sociedade é cada vez mais liberal, mas a infelicidade continua imperando, como sempre foi. Nos dizermos livres, sem regras, na verdade nos torna escravos de nós mesmos. E sério, se tem alguém a quem eu conheço bem e sei que não pode ser parâmetro para nada sou eu mesmo. Seguir minhas próprias regras em prol de uma "liberdade" não parece que vai funcionar.

   Sinceramente, faço coisas não muito bonitas que não vem ao caso serem reveladas, e as fiz várias vezes. Até estou cansado disso, de saber que é ruim e, mesmo assim, acabar cometendo. Com certeza já vieram as "boas vozes" dizendo que é melhor aceitar. Mas sabe de uma coisa? Eu vou morrer tentando ser melhor, porque aceitar erros está longe de resolver nossos problemas. Vejam a nossa sociedade, acostuma a pregar a aceitação de tudo, que tudo é normal, que tudo é assim mesmo, e as pessoas estão muito feridas.


   É complicado falar de erros e acertos, parece sempre precisar de uma referência. E precisa mesmo. Eu creio na bíblia como referência e vejo nela palavras justas para uma vida digna em sociedade. Não são palavras que beneficiam ninguém, a partir delas, todos devem se doar, todos devem, de certa forma, morrer. O problema é que ninguém quer morrer para nada, querem mais é chamar os erros de acertos e pronto, está tudo certo. Mas está mesmo?

   Comece a seguir preceitos bíblicos ou não desista deles, por mais que você venha a ser considerado errado até o último dia da sua vida. Os preceitos bíblicos servem para isso mesmo, para nos livrar de nós mesmos e para nos conduzir, até o final da vida, em constante moldagem a imagem de Deus, um molde que não quer o meu mal, nem o seu, nem o nosso. 

   É melhor sermos presos a preceitos que nos libertam, do que escravos de uma liberdade que nos fere. 

Só se for

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O burro, o velho e o menino

   Um velho resolveu vender seu burro na cidade e chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram ambos no animal e seguiram viagem. Passando por um vilarejo, escutaram uns comentários críticos:

– Como é que pode, duas pessoas sobre um pobre animal.

   Resolveram, então, que o menino desceria e o velho permaneceria montado. Mais à frente havia uma lagoa e algumas  velhas lavando roupa. Quando viram a cena, reclamaram:

  –Que absurdo! Explorando a pobre criança.

   Constrangidos, trocaram as posições; o menino montou e o velho desceu. Caminharam mais um pouco, quando algumas jovens externaram seu espanto:

- Que menino preguiçoso! Enquanto o avô caminha, ele fica prazeroso sobre o animal.

   Diante disso, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos caminhavam puxando o burro. Acreditavam ter encontrado a fórmula correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam caçoaram:

 – São mesmo uns idiotas! Andam a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte.

  O avô e o neto olharam um para o outro, tentando encontrar a maneira de agir que agradasse a todos. Então, ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Todo final é um recomeço

    Quem não passou e passa por fases da vida que se findam? Na história de todas as pessoas, existe um começo, meio e um fim para cada fase durante sua vida.

    É difícil aceitar a perda, ou roubo, ou frustração de sonhos e metas – então a primeira seta de pensamento que se lança sobre a nossa mente é: “a minha vida acabou”; “não tem mais jeito”; "ninguém mais vai confiar em mim”; “não tenho credibilidade”; “sou uma fraude”; “eu decepcionei e agora não tem mais nada a fazer”; e muito mais ‘análises’ colocadas em nossas cabeças para nos matar.

    Mas olhe como é maravilhoso: O final de um ano é o começo de outro; o findar de um tempo é o início de outro. Não se desespere pela ausência de tempo abreviado – isto é o nosso desejo de facilidade em viver – isto não existe. Todas as conquistas são resultado de muita luta – não existe ‘moleza’, não existem atalhos para as metas. Decepcionar pela demora da conquista é querer vencer sem lutar.

    Quando um formigueiro ou cupinzeiro é destruído, ou pela chuva, ou pelo homem, não interessa, todos os sobreviventes da colônia começam imediatamente a reconstrução, e a mesma se torna mais forte em construção, em ventilação e em exército. A destruição da colônia resulta em uma multiplicação muito maior que na rotina. Como diz o ditado popular: “Há males que vem para bem”. A Bíblia, por sua vez, diz: “Tudo coopera para o bem daqueles que amam à Deus” – Romanos 8:28.

    Acredite! Se Deus é por você, então quem será contra você? (Romanos 8:31). Se você ama à Deus, tudo coopera para o seu bem. Quando você morre no batismo, então recomeça uma nova vida em Cristo Jesus. Até o encontro com Deus. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ser bom parece a pior opção, mas não é

Provérbios 10:11 A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga a violência.

Provérbios 10:16 O salário do justo lhe traz vida, mas a renda do ímpio lhe traz castigo.

Provérbios 10:17 Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros.

Provérbios 10:27 O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada.





Provérbios 15:24 O caminho da vida conduz para cima quem é sensato, para que ele não desça à sepultura.

Provérbios 20:7 O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!

Provérbios 21:21 Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.


Peça

   Montado em seu cavalo, o fazendeiro dirigia-se à cidade como fazia freqüentemente, a fim de cuidar de seus negócios. Nunca prestara atenção àquela casa humilde, quase escondida num desvio, à margem da estrada. Naquele dia experimentou insistente curiosidade. Quem morava ali?

  Cedendo ao impulso, aproximou-se. Contornou a residência e, sem desmontar, olhou por uma janela aberta e viu uma garotinha de aproximadamente dez anos, ajoelhada, de mãos postas, olhos lacrimejantes.

  - Que faz você aí, minha filha?

 - Estou orando a Deus, pedindo socorro. Meu pai morreu, minha mãe está doente, meus quatro irmãos têm fome.

 - Que bobagem! - disse o fazendeiro. - O Céu não ajuda ninguém! Está muito distante. Temos que nos virar sozinhos!

  Embora irreverente e um tanto rude, era um homem de bom coração. Compadeceu-se, tirou do bolso boa soma em dinheiro e o entregou à menina.

 - Aí está. Vá comprar comida para os irmãos e remédio para a mamãe! E esqueça a oração.

   Isto feito, retornou à estrada. Antes de completar duzentos metros, decidiu verificar se sua orientação estava sendo observada. Para sua surpresa, a pequena devota continuava de joelhos.

- Ora essa, menina! Por que não vai fazer o que recomendei? Não lhe expliquei que não adianta pedir?

  E a menina, feliz, respondeu:

- Já não estou mais pedindo, estou apenas agradecendo. Pedi a Deus e ele enviou o senhor!