sexta-feira, 28 de outubro de 2011

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O bonde está andando, se salve!

  Há, dentre muitas, uma crítica muito pesada que se pode fazer à nossa sociedade. Eu, particularmente, creio que quase todos os problemas que enfrentamos como sociedade provêm de uma ânsia, de uma adoração ao, erguido como ídolo, dinheiro. Todo mundo fala isso, mas quero abordar o problema no que ele interfere no trabalho que as pessoas desenvolvem. 

   Um dos maiores fatores para escolher um ofício é o retorno monetário. É fato. E o que isso pode acarretar?

  Bem, vários problemas. Um deles é o serviço mal feito. Milhares de "profissionais" cumprem seus horários se arrastando, navegando em redes sociais, pensando em qualquer coisa que não seja relacionada a desempenhar sua função ou nos duradouros lanches e cigarros. Principalmente no serviço público isso é visto. Como o salário vai cair de qualquer jeito, por que esquentar a cabeça? Isso é um problema gravíssimo: as pessoas não se identificam com o que fazem, só com o dinheiro que ganham.

  Que outros problemas isso pode trazer? Olha, insatisfação. As pessoas passam, no mínimo, quarenta horas por semana no trabalho. Essas mesmas pessoas passaram sua infância, adolescência e juventude em preparo para o dito trabalho, e vão gastar mais de trinta e cinco anos para a aposentadoria. É muito tempo, é muita vida para fazer algo que não seja útil para a sociedade. É muito tempo. E vidas se perdem nisso, em esperar o final de semana para gastarem aquilo que demoram meses para ajuntar. Não faz sentido. 

  Será que é só isso? Serviços mal feitos e insatisfação? Não mesmo, mas só vou citar mais um. Serviços bem feitos, muito bem feitos, porém, serviços egoístas. Quer um exemplo? Onde está a tecnologia de ponta? Na guerra. Tudo de mais avançado que existe em termos de tecnologia está a serviço militar. Os melhores engenheiros estão ali. E não são pessoas que fazem serviço mal feito. Sabe onde mais estão os melhores engenheiros? Produzindo carros de luxo. E bons médicos? Fazendo cirurgias plásticas (para estética). E bons farmacêuticos? Desenvolvendo shampoos. E os bons atores? Fazendo novelas. E as mulheres mais bonitas? Bem, melhor nem pensar. Enfim, poderia citar inúmeros exemplos, mas tudo para dizer que os melhores profissionais da nossa sociedade correm atrás, quase unicamente, do dinheiro. Muito pai de família, que desde cedo leva a vida a sério (estuda, trabalha), se sujeita a fechar os olhos para o trabalho que faz pelo dinheiro que recebe.

  Claro que o problema não é simples. Não é apenas culpa dos profissionais, até porque eles desenvolvem essas atividades por causa que há uma demanda, há consumidores. Então, é culpa de quem consome também. E ficam as perguntas: Onde estão os bons profissionais resolvendo o problema da fome? Onde estão os bons engenheiros desenvolvendo cidades mais sustentáveis? Onde estão os bons médicos diminuindo as filas  dos hospitais? Onde estão os farmacêuticos desenvolvendo curas? Onde estão os jornalistas levando a informação e não apenas o escândalo? 

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." Timóteo 6,10.

O problema é cíclico, o bonde está andando, que cada um se salve.

                                              

Ele nos dá

"Deus nos dá pessoas e coisas,

para aprendermos a alegria...

Depois, retoma coisas e pessoas

para ver se já somos capazes da alegria

sozinhos...

Essa... a alegria que Ele quer."

Guimarães Rosa

terça-feira, 25 de outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

Frases curtas, reflexões longas


"Quase sempre preferimos o conforto da opinião sem o desconforto da reflexão." (John Kennedy)

"Negar o perdão é como beber um copo de veneno e esperar que a outra pessoa morra." 
(Simon Kistemark)


"Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência." (Léon Tolstoi)

"Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros." (Léon Tolstoi)

sábado, 22 de outubro de 2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Visões não infantis de uma criança

Clique nas figuras para ampliá-las.




quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Não seja tão razoável

    "Que teria sido de mim, que teria sido da minha vida se não fossem essas crenças, se não soubesse que é preciso viver para Deus e não para as minhas necessidades? Teria roubado, teria matado, teria mentido. Nenhuma das principais alegrias da minha vida teria podido existir para mim". E por mais esforços mentais que fizesse, não conseguia ver-se a si próprio como o ser bestial que teria sido, caso não soubesse para que vivia. "Buscava resposta à minha pergunta. Mas o pensamento não me podia responder, pois o pensamento não pode medir-se com a pergunta. A própria vida se encarregou de me responder graças ao conhecimento do bem e do mal". 


   "E esse conhecimento não o adquiri através de coisa alguma, foi-me outorgado, como a todos os demais, visto que o não pude encontrar em parte alguma. De onde o soube? Porventura foi através do raciocínio que eu cheguei à conclusão de que é preciso amar o próximo e não lhe fazer mal? Disseram-me na infância e acreditei-o com alegria, pois trazia-o na alma. E quem o descobriu? A razão, não. A razão descobriu a luta pela existência e a lei, que exige que se eliminem todos quantos nos impedem de satisfazer os nossos desejos. Esta a dedução do raciocínio, que não pode descobrir que se deve amar o próximo, pois amar o próximo não é razoável". 

Leon Tolstoi, em "Ana Karenina"

terça-feira, 18 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Amem uns aos outros

"Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros, não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia.
Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.
Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?
Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.
Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração."
1João 3. 11-19

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Expressão de amor

     A importância das coisas pode ser medida pelo tempo que estamos dispostos a investir. Quanto maior o tempo dedicado a alguma coisa, mais você demonstra a importância e o valor que ela tem para você. Se você quiser conhecer as prioridades de uma pessoa, observe a forma como ela utiliza o tempo.

    O tempo é sua dádiva mais importante, pois você só recebeu uma quantidade fixa dele. Você pode fazer mais dinheiro, mas não pode fazer mais tempo. Quando você dedica seu tempo a alguém, você está dedicando uma porção de sua vida que jamais irá recuperar. O seu tempo é a sua vida. É por isso que o maior presente que você pode dar a alguém é o seu tempo. Não é o bastante dizer que relacionamentos são importantes; nós devemos provar essa posição investindo tempo neles. Palavras isoladas não detêm nenhum valor. "Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações."

    Relacionamentos tomam tempo e esforço, e a melhor maneira de soletrar amor é T-E-M-P-O. A essência do amor não é o que pensamos, fazemos ou proporcionamos aos outros, mas quanto damos de nós mesmos. Os homens, em especial, com freqüência não compreendem isso. Muitos me dizem:

"Não entendo minha mulher e meus filhos. Eu proporciono tudo que eles precisam. O que mais eles podem querer?"

    Eles querem você! Seus olhos, seus ouvidos, seu tempo, sua atenção, sua presença, seu interesse - seu tempo. Nada pode substituir isso. O mais desejado presente de amor não são diamantes, rosas ou chocolate; é a atenção concentrada. O amor se concentra tão atentamente na outra pessoa que por um momento você se esquece de si. A atenção diz: "Eu valorizo você o bastante para lhe dar meu mais precioso bem - meu tempo". Sempre que você dá seu tempo, está fazendo um sacrifício, e o sacrifício é a essência do amor. Jesus foi um exemplo disso: Sejam cheios de amor pelos outros, seguindo o exemplo de Cristo, que amou vocês e se entregou a Deus como sacrifício a fim de tirar os seus pecados.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Inveja

    Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vaga- lume que só vivia para brilhar. Ele fugia rapidamente, com medo da feroz predadora, e a cobra nem pensava em desistir. Fugiu durante um dia e ela não desistia, dois dias e nada. No terceiro dia, já sem forças, o vaga- lume parou e disse à cobra:

- Posso lhe fazer uma pergunta?

- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou comer você mesmo, pode perguntar.

- Pertenço à sua cadeia alimentar?

- Não.

- Te fiz alguma coisa?

- Não.

- Então por que você quer me comer?

Porquê não suporto ver você brilhar!

"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Provérbios 14:30"

terça-feira, 11 de outubro de 2011

domingo, 9 de outubro de 2011

Fiel à retórica

   Muito se escuta  que todos são hipócritas. Em especial pessoas que são representantes do povo, líderes e religiosos, pessoas que, de alguma forma, professam idéias diante dos outros.

"Eles não fazem o que falam."

"Isso é retórica de campanha, nunca acontecerá." 

   Mas de uma maneira geral, creio que a hipocrisia está inserida em todos, em diferentes níveis. Claro que em pessoas cuja retórica é amplamente conhecida é mais fácil visualizar "erros". Vou ser ousado em dizer que você é um possível hipócrita, mas poucos conhecem o que você pensa a ponto de poderem opinar sobre a concretização de suas idéias/palavras. 

   Sei, também, que é um pouco subjetivo saber o que cada um entende por aquilo que diz, mas vamos pensar, por hoje, exclusivamente no fato de falar algo específico e na sua execução. Por exemplo, quando um político diz que vai realizar tantas obras, construir isso e aquilo, é bem pontual se isso vai ser ou não executado. Outro exemplo é quando falamos a um amigo que temos tais e tais ideais, que a sociedade está perdida e que tal marca de roupa/tênis é totalmente desprezável, até vermos essa pessoa vestindo essa tal marca na próxima semana. Então, é possível combater a hipocrisia? Se ela está inserida em todos? Eu creio que sim, por dois meios: Ou mudar a retórica, aquilo que você diz, ou mudar seus atos.

   A primeira opção pode ser mais cômoda, mas, também, pode mexer mais com o orgulho. Voltar atrás de algo que foi falado nem sempre é muito fácil, mas por outro lado, você pode "concertar" tudo apenas negando o que primeiramente falou. No exemplo do político, ele precisaria apenas dizer que se enganou, ou que não foi bem aquilo que ele tinha dito, e pronto, ele não deve nada a ninguém. Ou no caso do amigo revolucionário, ele passaria a dizer que entendeu que tanta faz a marca, que tudo é ruim mesmo, e que também não foi bem isso que ele tinha dito. Pronto, panos quentes em tudo. Resolve mesmo. Até porque mudar de idéia não é uma coisa ruim, faz parte do aprendizado. O problema é quando você faz os outros acreditarem nas suas idéias e depois abandona elas, deixa os outros pagarem pelas consequências delas, deixa os outros sem hospitais, deixa os outros desnorteados. Quem nunca investiu na idéia de alguém e depois esse "inventor" simplesmente "pulou fora"? Já aconteceu comigo.


   A segunda opção não é fácil de ser executada e, também, não deve ser escolhida por orgulho, só para dizer que não mudou de idéia e para encher as frases com: "Viu, eu falei." O grande segredo, creio eu, é saber ser humilde e analisar o que é possível ser feito, é pensar um pouco antes de soltar a retórica para o mundo. Com certeza nossas idéias não são preenchidas de razão em todos os aspectos, mas, creio que uma retórica boa, vinda de uma boa fonte (não vou esconder que estou pensando na bíblia) nos levam para a frente. Se corrermos atrás e forçar atos em prol de retóricas, reduziremos a hipocrisia. E, também, a nossa palavra ganhará mais respaldo, visto que costumaremos cumprir nossas palavras. É bom lembrar que o que falamos afeta a todos, e o que fazemos mais ainda. 

   Sou contra a hipocrisia de discursos vazios, mas sei que por vezes eu sou hipócrita. O que tento, então, é forçar meus atos às minhas retóricas, de forma que eu "page" pelo que eu penso, e não que os outros o façam. E se eu, pagando esse "preço", perceber que não faço o melhor e entender que preciso mudar de retórica, o farei. Mas deverei ser fiel a nova retórica. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Guardem essas palavras

Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.

Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo,seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 

1 João 1:4-10

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O camundongo medroso



    Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato.  Mas ai ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então , ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:

"Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem coragem de um camundongo."

E para você que está lendo, qual o tamanho da sua coragem?


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pratique o amor


    Algumas vezes, procrastinação é uma resposta válida para uma tarefa trivial. Mas, como o amor é o que mais importa, ele tem prioridade máxima. A Bíblia enfatiza isso repetidamente. Ela diz: "Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos." Gálatas 6,10. Aproveite cada chance que tiver para fazer o bem. Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. Por que agora é o melhor momento para expressar amor? Porque você não sabe até quando terá oportunidade. As circunstâncias mudam, as pessoas morrem, os filhos crescem. Você não tem nenhuma garantia do amanhã. Se você quiser expressar seu amor, é melhor que o faça agora.


 
    Tendo consciência de que algum dia ficará perante Deus, eis algumas questões que você precisa levar em consideração. Como você explicará aqueles momentos em que projetos e coisas foram mais importantes para você do que as pessoas? Com quem você precisa começar a passar mais tempo? O que você precisa eliminar de sua agenda para tornar isso possível? Que sacrifícios você precisa fazer?

    A melhor utilidade que pode se dar à vida é amar. A melhor expressão do amor é o tempo. O e o melhor momento para amar é agora.










Foco no problema?





   Quando a Nasa iniciou o lançamento de astronautas, descobriram que as canetas não funcionariam com gravidade zero. Para resolver este enorme problema, contrataram a Andersen Consulting, hoje Accenture.  Empregaram uma década e 12 Milhões de dólares. Conseguiram desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo d'água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal e em variações de temperatura desde abaixo de zero até mais de 300 graus Celsius. Os russos usaram um lápis. Pense nisso.

domingo, 2 de outubro de 2011