segunda-feira, 30 de maio de 2011

Diferente lugar

Minha casa é aqui
Mas aqui não é o meu lar
Ando por ai
Mas meu pensamento me leva a voar

Minhas coisas estão aqui
E por aqui vão ficar
Moro aqui
Mas canto sobre um diferente lugar

Um diferente lugar
Um diferente amor
Um diferente olhar
Um diferente Senhor

Ainda dá

domingo, 29 de maio de 2011

Pense sobre você

Compreenda o próximo a partir de ti e reflita. Eclesiástico 31:15

Não faça amizade com pessoas grosseiras e violentas; você  poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se delas.Pv 22: 24,25

Não se revolte por causa dos maus nem tenha inveja deles. Os pecadores não têm futuro; eles são como uma luz que está se apagando. Pv 24: 19,20

Preste muita atenção quando Deus corrigir você, porque Ele corrige a quem ama, assim como um pai corrige a um filho a quem ele quer bem. Pv 3:11

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bem, graças a Deus

      Olá pessoal, venho hoje relatar algo que aconteceu em minha vida e creio que isso também acontece com outras pessoas. Não citarei nomes.

     A dor que senti nos últimos tempos não tem um nome específico, não pode ser chamada de amargura, separação ou engano, é uma dor que vou tentar descrever com a situação. Primeiramente, eu estimava muito uma pessoa, e ela correspondia a esse apreço. Assim, muita expectativa foi sendo criada em mim. Comecei a imaginar a pessoa participando da minha vida e eu gostando, é claro, de dividir isso com ela. A partir disso, tomei atitudes para que minhas expectativas viessem a se concretizar, ou seja, para que também eu pudesse ser importante na vida dessa pessoa. Isso, muitas vezes, significou abrir mão de atividades minhas, passar horas e anos conversando, me importar com ela, enfim, realmente buscar o bem a partir de quem eu sou, da minha sinceridade, usando a minha vida para isso. No final, eu confiava e esperava dessa pessoa. E não esperava como uma forma de cobrança, mas, simplesmente, como resultado de tudo o que foi vivido. 

     Resumindo para não entrar em detalhes pessoais que não agregam para os leitores, toda a expectativa surgiu em cima de uma ilusão, a pessoa não era bem quem falava ser e, muito menos, faria tudo o que falava, de forma que eu fiquei abismado pelo fato de eu ter imaginado tudo e tomado atitudes em cima de mentiras. E eu me perguntei: "Como a mentira pode gerar tudo isso?". Foi tempo que eu gastei, foram esforços, foi a minha vida. Mas eu não tenho raiva da pessoa por ela ter simplesmente desaparecido, pois todos tem seus motivos e razões. Não devemos julgar ninguém, mesmo quando isso significa perdoar alguém que nos machucou, pois da mesma forma, com certeza, nós já machucamos pessoas e machucamos ao próprio Deus.

     A única atitude que me deixou livre dessa dor eu tomei hoje, eu perdoei ela e, também, pedi perdão por algum erro. E isso me libertou daquela dor quase insuportável. Eu não vou viver nada daquilo que imaginei e nem ter a pessoa perto, mas a vida é assim, não sou eu quem dita as regras ou sei de tudo. O que eu gostaria mesmo era que as pessoas tivessem coragem de perdoar alguém que as ofende. Temos que entender que nem todos são iguais a nós e que cada um tem seu tempo, tem sua maturidade, tem seus ideais e pontos de vista. Claro que não sou a favor de machucar as pessoas como mera desculpa dessa diferença entre as pessoas. Eu fui machucado, sei que dói muito, e por isso ressalto a importância de estarmos sempre perto de Deus e seguindo os Seus preceitos, para que possamos errar o mínimo e, assim, machucar o mínimo as pessoas que estão a nossa volta, isso é amor. Se andamos como bem entendemos, tendo como padrão nós mesmo, erraremos e machucaremos. Deus, porém, nos "machuca" ao querer que mudemos algumas atitudes, mas isso significa um bem para nós e para os outros.


     Perdoe, siga em frente, junte-se a Deus e erre menos. A felicidade acolhe as pessoas que fazem isso. 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ponto de vista

Clique para ampliar.

Mágoas no coração


Seguir o caminho dos escolhidos
Arrepender-se e receber o perdão
De Deus aos seus escolhidos
Dois caminhos, o meio é invenção

Enquanto houver mágoas no coração
Enquanto houver a indecisão
Não será possível ver

Enquanto as desculpas falarem mais alto
E os ouvidos fugirem da imensidão
De Deus aos seus escolhidos
Mas agora, batam na porta e receberão

Enquanto houver mágoas no coração
Enquanto houver a indecisão
Não será possível ver

domingo, 22 de maio de 2011

Conquista

       Nos transformar em verdadeiros conquistadores é o que Deus tem para nós. De que adianta experimentar um milagre, mas seguir vivendo como um derrotado? O que o Deus quer é mudar nossa atitude diante da vida, levando-nos a conquistar nossos ideais pela fé.

      A Bíblia está cheia de exemplos de conquistadores. Calebe é um deles. Este homem guardou uma promessa de Deus por quarenta e cinco anos e finalmente a conquistou. No dia em que o Senhor lhe prometeu o Monte Hebrom, Calebe concebeu um sonho, mas sonhos serão apenas ilusões se não tivermos o caráter de vencedores. ( Josué 14:6-14)

Quais as marcas que fazem de um homem um conquistador em Deus?




     1. Ele guarda as promessas de Deus para sua vida. Calebe não tinha apenas sonhos humanos, mas buscou projetar sua vida de acordo com a Palavra de Deus. Uma vez que o Senhor lhe fez promessas, ele creu e não abriu mão delas. Por quarenta e cinco anos ele insistiu em crer e foi pela sua perseverança que Deus o abençoou. Veja as promessas que Deus fez a Calebe em Números 14:18-24.

     2. Ele não dá ouvidos às vozes da incredulidade. Se há um inimigo das nossas conquistas, esse inimigo é a incredulidade. Muitos tentarão nos convencer que o caminho da fé não nos levará a nada. Calebe foi um dos poucos em sua geração que creu no que Deus dizia. Ele não se amoldou aos incrédulos! Essa é uma marca dos conquistadores de sonhos. A palavra que Deus nos dá deve ter mais valor para nós do que as palavras daqueles que são negativos ou pessimistas, muitas vezes porque não são capazes.

     3. Ele reconhece o favor de Deus, mesmo quando ainda não tem tudo o que busca.  Você seria capaz de esperar quarenta e cinco anos por uma conquista e ainda assim ter um coração agradecido? Pois Calebe reconhecia que a benção do Senhor o mantivera vivo e com vigor! A gratidão é um segredo espiritual. Aquele que não vê a mão de Deus na dificuldade desanima e não consegue perseverar. Em 1 Pedro 5:6,7 existem dois bons conselhos que podem nos ajudar a continuar esperando pela bênção.

     4. Ele tem disposição de lutar pelos seus sonhos. O monte que Calebe queria estava cheio de inimigos, mas ele estava disposto a lutar contra eles. Muitas vezes pensamos que a fé nos livra das lutas e nos entrega a conquista “de mão beijada”, mas na verdade temos que pelejar pelo que almejamos, pois a fé não é um sentimento, mas uma atitude. Tiago 1:22-25.

     5. Ele reivindica as promessas, confiando no poder de Deus. Um conquistador de sonhos pede objetivamente o que quer. Ele não espera passivamente que as coisas aconteçam, mas ora e insiste com Deus, confiando não na sua própria força, mas no poder do Altíssimo. Precisamos ter coragem para pedir. 1 João 5:14-15 nos incentiva a pedir.

Conclusão: Para conquistar algo é preciso tomar uma decisão de que queremos ter e estamos dispostos a lutar para conseguir. 

sábado, 21 de maio de 2011

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pense sobre a sua verdade

"Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo, e se escoa suavemente.
No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos olharão para mulheres estranhas, e o teu coraçao falará perversidades. E serás como o que dorme no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro."Provérbios 23:31,32,33,34

"Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é." Pv 27:19

"A mentira tem vida curta, mas a verdade dura para sempre." Pv 12: 19

Não temas




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Perseverança

     A perseverança é uma das virtudes mais importantes para alguém que busca uma conquista. Ela é a capacidade de crermos até o fim e insistirmos até que vejamos nossa causa atendida. Muitos têm perdido a chance de melhora porque não perseveram até o fim. São reprovados pois desistem. Como Deus faz alianças, Ele quer ver o nível de compromisso que há no coração daqueles que o buscam, o quanto crêem e desejam sua intervenção. Em Lucas 21:19 Jesus diz: "– Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.”

     Quando na Bíblia lemos a palavra “alma”, muitas vezes ela se refere às emoções do ser humano. Aí está um grande desafio para nós! É comum vermos nossa alma dando mais valor às aparências e circunstâncias do que à vontade de Deus. Nossa alma quer se firmar na razão, enquanto o Senhor espera que vivamos pela fé. A única maneira de ganhar esse jogo contra os desejos é decidirmos perseverar, ou seja, não desistir, mesmo que tudo pareça estar piorando e cuidar para não contaminar nossa alma. (2 Coríntios 7: 1 e 1 Pedro 2:1)1. Muitas vezes o Senhor nos provará para ver o nível da nossa fé. Nem sempre a recompensa acontece instantaneamente assim que cremos, mas só depois que passamos pela prova da perseverança. Aí, então, estaremos aptos para receber como prêmio, a vida que Deus promete para quem for aprovado através das provações.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

Prisão

     A bíblia conta a história de Paulo e Silas (Atos 16:24-26) e relata que certa vez eles foram açoitados e amarrados em um tronco, mas a meia noite começaram a entoar cânticos de louvores ao Senhor e as celas se abriram. Com essa história aprendemos algo muito importante, eles estavam presos fisicamente e, mesmo com os açoites, tiveram forças para louvar a Deus. Se acompanharmos essa história na ótica humana, iríamos pensar que para eles não havia escapatória, pois quem teria ânimo de cantar depois de ser torturado? Eles estavam presos, mas os seus interiores estavam livres para adorar a Deus, e nem as torturas e a prisão foram capazes de deter a fé desses dois homens. 

     Ao contrário de Paulo e Silas, muitas vezes nós estamos livre, porém, presos em nossas limitações, nossos medos, angústia, dúvidas e ao passado. Assim, percebemos que a pior prisão não é a de estar atrás de grades, mas a prisão que não precisa de  grades. Acreditem, existem presos que estão mais livres que muitos que se encontram em liberdade. Mas como isso é possível? Existem pessoas presas que já conhecem a Jesus Cristo, e que fazem das suas dificuldades um motivo para glorificar a Deus. Mas quantos de nós estamos livres e não reconhecemos o poder de Deus? Alguns preferem se agarrar em superstições, dinheiro, auto suficiência, posição social, drogas, e acabam ficando presos em seus próprios interesses. 


     Então, o que é ser livre? Ser livre vai muito além do que andar em liberdade, pois a verdadeira vida livre está em Cristo. Ele é a verdade que liberta, é a verdade que não precisa de artifícios humanos, como dinheiro, e é oferecida a qualquer um, esteja a pessoa atrás de grades visíveis ou invisíveis.

"Conhecereis a verdade e ela vos libertará." ( João 8:32)

Siga a Cristo e seja livre.

sábado, 14 de maio de 2011

quinta-feira, 12 de maio de 2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vai dar certo

Não tenha medo pois eu estou com você. Isaías 43:5

E o Senhor nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido,e com grande espanto, e com sinais, e com milagres. Deuteronômio 26:08

Quem tem cuidado com a sua maneira de agir salva a sua vida.Pv 16: 17

Todos querem agradar às pessoas importantes, mas Deus dá o que cada um merece. Pv 29: 26

O egoísta sempre causa problemas. Quem confia em Deus terá sucesso. Pv 28: 25

terça-feira, 10 de maio de 2011

A lição do ganso


     "Quando um ganso bate as asas, cria um "vácuo", uma sustentação para a ave seguinte. Voando numa formação em "V", o grupo consegue voar com um desempenho de 70% a mais do que se cada pássaro voasse individualmente."

Primeira lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de equipe, podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente. 

     "Sempre que um ganso sai da formação em "V", sente subitamente a forte resistência e o arrasto por tentar voar sozinho e, rapidamente volta para a formação, aproveitando o poder de sustentação da ave imediatamente à sua frente."

Segunda lição: Se tivermos tanta sensibilidade e bom senso quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que compartilham os mesmos propósitos e objetivos, e nos disporemos a aceitar sua ajuda, assim como prestar nossa ajuda aos outros. Assim, seremos um grupo onde existe força, poder e segurança. 

     "Quando um ganso líder se cansa, muda para trás na formação em "V" e, imediatamente, um outro ganso líder assume seu lugar, voando para a posição de ponta."

Terceira lição: É preciso acontecer um revezamento quando da realização de tarefas árduas e dividir a liderança. As pessoas assim como os gansos, são dependentes uma das outras. 

"Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.  Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: Ame os outros como você ama a você mesmo.” Gálatas 5, 13-14.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

sábado, 7 de maio de 2011

Solidão (Parte II)

     A solidão é um dos piores sentimentos que um ser humano pode ter. Mas, as vezes, é necessario ficar só. Sim, nem sempre é bom que estejamos no meio de multidão, pois o aglomerado de pessoas ao nosso redor pode não nos deixar escutar a voz de Deus e os sons das suas criações. Jesus, o apóstolo Paulo e outros nomes bíblicos, afastaram-se da multidão e do convívio dos mais íntimos, a fim de viverem profundos momentos a sós com Deus.

     Mas existe uma solidão que é dolorosa e nada reconfortante ou estimuladora. É a solidão interior. Quando realmente acreditamos estar sozinhos, abandonados, rejeitados, trocados. Não falo só da solidão de não ter ninguém ao lado, mas da solidão que nos encontramos mesmo quando estamos em meio à muitas pessoas. Este, na realidade, é um sentimento falso. Algo criado por nós mesmos, talvez por termos sido "trocados" ou abandonados, alguma vez, por uma pessoa. 


     Não se entregue a solidão. Procure seus amigos, se divirta, fortaleça sua fé, busque a Deus e deposite toda sua confiança nEle. Preencha sua mente com bons pensamentos, estude, faça cursos, faculdade. Em o que pensar? Felipenses 4:6-8, nos responde com perfeição: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e súplicas, com ações de graça. E a paz que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, todo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amavel, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

quinta-feira, 5 de maio de 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pense sobre a preguiça

A preguiça faz cair em profundo sono; e o ocioso padecerá de fome.   Provérbios 19:15

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio.   Provérbios 6:6

O preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança; mas o desejo do diligente será satisfeito. Provérbios 13:4

Diz o preguiçoso: um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas. Provérbios 22:13

O preguiçoso esconde a sua mão no prato, e nem ao menos quer levá-la de novo à boca.  Provérbios 26:15

Mais sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que sabem responder bem. Provérbios 26:16
 

terça-feira, 3 de maio de 2011

Solidão

      A medida em que passam os anos, novos sintomas sociais e psicológicos são identificados entre os homens. Um desses sintomas se chama solidão. Há pessoas que por descuido são dominadas por esse sentimento e a ele entregam-se de maneira a permitirem que suas forças sejam tragadas por completo, e morrem. E você, como tem encarado esse assunto? Sua visão da solidão o faz pensar que falhou em algum ponto de sua vida? Ou é um motivo para lutar?


      No livro de Josué 1:9 está escrito: "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus, estarei contigo por onde quer que andares". Josué era vice líder dos hebreus. O líder Moisés acabara de morrer, diante de um momento dramático daquele povo, que foi a entrada na terra  de Canaã, a terra prometida. Deus não permitiu que o sentimento de solidão invadisse o coração de Josué por causa da morte do líder e amigo Moisés. Observe que Deus diz para Josué "não temer", antes, que  fosse forte e corajoso. O medo é o grande vilão. Amedrontar-se era o grande perigo, e Deus sabia disso. Por esse motivo, antes que Josué embarcasse em uma crise depressiva pela falta do companheiro, Deus o advertiu para que não tirasse seus olhos do projeto daquele povo, pois ele assumiria o comando e seria vencedor, caso continuasse fortalecido. Qual a grande lição que tiramos dessa história? Que Deus, independente da situação, seja morte de algum ente querido, seja falta de amigos, seja o que for, Ele estará  sempre do nosso lado.

Vai reclamar muito mais?

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sementes de Deus


      Um rapaz entrou numa loja e viu um sehor no balcão. Maravilhado com a beleza do lugar, perguntou-lhe:

- Senhor, o que se vende aqui?

- Todos os dons de Deus.

- E custam muito? - voltou a perguntar.

-Não custam nada. Aqui tudo é de graça.


      Contemplou a loja e viu que havia jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas de salvação, muita sabedoria, fardos de perdão, pacotes grandes de paz e muitos outros dons de Deus. Então, criou coragem e pediu:

- Por favor, quero o maior jarro de amor de Deus, todos os fardos de perdão e um vidro grande de fé, prá mim e para minha familia.

Assim, o senhor preparou tudo e entregou-lhe um pequeno embrulho que cabia na palma da sua mão.

Incrédulo, ele disse:

- Mas como pode estar aqui tudo o que pedi?


Sorrindo o senhor lhe respondeu:


- Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos, só sementes. Plante-as.