sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011.

    Mais um ano chegou ao fim, e nesse momento renovamos a nossa esperança de um ano novo marcado pela presença Poderosa do Deus Absoluto.Que no ano que esta por vir a misericórdia e a benção de Deus estejam sobre nossa família, ministério, trabalho, enfim, onde quer que possamos chegar. Que o Senhor esteja nos dirigindo os passos, e nos capacitando para realizarmos o propósito para o qual fomos chamados.
Feliz 2011!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sentimento X Realidade. ( Retrospectiva 2010)

      Nem sempre o que sentimos é a realidade. Veja bem, vamos em festas cheias de gente, nos divertimos, nos sentimos bem e acompanhados, mas depois passa e a realidade chega. Então, nos deparamos com a realidade de que, talvez, não estejamos tão acompanhados e com tanta gente feliz ao nosso lado como parecia a pouco. Passamos momentos de alegria com muita gente, jogamos bola, rimos, assistimos um jogo de um time campeão, tocamos músicas e sentamos em roda para contar piadas, mas é só algo menos alegre acontecer que esse grupo de pessoas se reduz drasticamente. Mas por que? O sentimento em grupo era tão bom, tão alegre, mas durou tão pouco. Será que um sentimento feliz é para ser assim mesmo? Curto e vago?

      Não. A diferença está em alinhar sentimentos à realidade, porque os sentimentos são a forma como vemos a vida, são os sensores que nos mostram onde estamos, mas como todo sensor, eles devem representar a realidade, do contrário, chegamos em lugares errados. Se construirmos momentos reais, com sentimentos reais e não apenas momentâneos, como beijos sem compromisso, relações pelo prazer, amizades pelo interesse, trabalhar exclusivamente por dinheiro entre tantas outras coisas que fazemos para tentar sucesso nesse mundo, aissim teremos uma felicidade mais concreta, teremos amigos, teremos parentes e essa alegria será real e algo ruim não será capaz de destruí-la, como facilmente faz com as muitas alegrias superficiais que temos.

      Um sorriso nem sempre significa felicidade e uma lágrima nem sempre significa dor. Lutas e defeitos todos temos, a diferença está em andar com Deus, buscar a sua voz, viver de acordo com os seus ensinamentos, pois, assim, teremos paz. E paz não é um dia lindo de sol, com pássaros voando, mas, muitas vezes, paz é ser feliz mesmo quando há muita chuva, ventos e lágrimas no rosto. Deus não quer simplesmente colocar um sorriso em sua boca, isso uma piada pode fazer, mas Ele quer que a sua realidade, seja ela como for, seja feliz. Esse é o convite Dele para todos o que lutam nessa vida.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Filho meu ( Retrospectiva 2010)

O que fazer? ( Retrospectiva 2010)

O que fazer quando a solidão se aproximar?
O que fazer quando ninguém lhe procura?
O que fazer quando o mundo desabar?
O que fazer quando a vida se torna tão dura?

Se em Deus você acreditar e na palavra meditar, as coisas  vão melhorar.
Quando para o alto olhar e nos pés do Senhor você se ajoelhar, resposta encontrará.
Olhe para Jesus, pois Ele é a saída, além de lhe abençoar, ainda protege a sua vida.
Para quem tem fé em Deus, a bíblia nos ensina, que não devemos olhar para baixo e, sim, para cima.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A cruz sem sedativo. (retrospectiva 2010)

    Todo condenado recebia uma dose de humanidade antes da crucificação. Era uma mistura de vinho e fel que tinha uma ação anestésica, diminuindo, assim, a dor no momento em que os pregos atravessavam as mãos e os pés da vítima. Tratava-se de um alívio importante em um momento tão duro. Mas, surpreendentemente, Jesus rejeitou aquele anestésico. Isso agravou muito sua sensação de dor. Lembrando que Jesus não estava ali disfarçado de homem, mas como tal, estava sujeito a todo horror daquele instante. E Ele preferiu fazer isso de" cara limpa".

      Num momento em que tanta violência é gerada no Brasil e no mundo por causa do tráfico de drogas, nos damos conta de quão diferentemente as pessoas estão buscando enfrentar a realidade: Drogadas, alcoolizadas, dopadas ou impregnadas de fantasia.

Aquele que enfrentou a cruz sem sedativo, quer hoje capacitá-lo a enfrentar a realidade de cara limpa.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Do que você tem se alimentado?

Sós ou mal acompanhados? (Retrospectiva 2010)

      Não é de hoje a afirmação de que o homem é um ser social. Também não é de hoje que pessoas se sentem só ou mal acompanhadas. Mas o que é estar só? Há uma diferença entre se sentir só e estar, de fato, desamparado. Há, também, diferença entre se sentir próximo a muitas pessoas e, estar de fato, acompanhado. Por exemplo, muitas vezes sentimos que temos bons amigos, rimos com eles na aula, no trabalho e nas ruas, até que precisamos de algo e quem vêm ao nosso encontro é nossa mãe, por exemplo, alguém que não joga vídeo game conosco (só um exemplo).
     
      É sempre uma luta entre esse “sentir” e o “estar” acompanhado e, muitas vezes, precisamos de dificuldades para entender se estamos sós ou acompanhados. E com Deus é assim também, muitas vezes não sentimos fisicamente que Ele está ali do nosso lado, mas se confiarmos Ele estará, e estar acompanhado por Deus é muito melhor que qualquer abraço apertado e beijos no rosto que muitos recebem. Desses beijadores e abraçadores, com quais podemos, realmente, contar?

     Busque acompanhar as pessoas e não só estar do lado delas. Acredite que mesmo fisicamente você não sentindo, os verdadeiros amigos estão contigo e estão lutando, seja onde for, por seu bem. E, principalmente, saiba que Deus quer que você confie que Ele está perto, e que não é só para lhe dar um abraço gostoso ou um beijo, isso muitos fazem, agora o que muitos não fazem Ele faz, Ele lhe acompanha.
“O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Em tempo de guerra nunca pare de lutar (Retrospectiva 2010)

        Esse é o posicionamento que devemos ter diante da situação, pois a fé é uma grande arma para vencer qualquer situação, ainda que ao nosso redor pareça impossível, ainda que muitos digam que não tem jeito, ainda que as pessoas que mais amamos fiquem contra nós. O nosso dever é se manter firme, mesmo que seja necessário derramar lágrimas. Temos que nos manter de pé para enfrentar o gigante que tenta nos derrubar, pois é nas lutas que  há a oportunidade de prestigiar a glória de Deus.

      No salmos 126:5-6 diz : 5 Os que com lagrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando,enquanto semeia,voltará com jubilo trazendo seus feixes.

      Isso significa que devemos lutar, pois hoje podemos estar chorando, mas futuramente colheremos tudo que plantamos com alegria. Mas para isso ser real precisamos mais do que nunca confiar profundamente no Senhor, para que estejamos fortalecido nEle e, assim, enfrentar  qualquer adversidade.Pois tudo é uma questão de fé.

Medite em. Hebreus 11:1-3

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A morte de um amigo (Retrospectiva 2010)

      Esse final de semana foi atípico. A caminho de casa recebi uma ligação sobre a morte de um amigo meu da faculdade. A notícia me pegou de surpresa e me gerou vários pensamentos. Vou dividí-los com vocês.

       Ele tinha apenas 21 anos, era uma pessoa muito bacana e vai fazer falta. Um tumor no cérebro foi o seu fim. Por que será que alguém no início da vida vai embora tão repentinamente? Por que alguém que foi tão centrado, correto, estudioso e que lutava pelas pessoas próximas precisa ir cedo e nos privar de suas qualidades? Aos olhos do mundo isso foi uma derrota, porque ele não se tornou engenheiro, não comprou carros, casas e nem viajou para o exterior. Mas a vida é muito mais que isso. Muito mais. E, talvez, por isso que Deus é tão justo, mesmo em uma situação tão drástica. Ele é justo porque a verdadeira riqueza não está aqui, Ele mesmo disse. O problema é que nossos padrões dizem que se ele não teve carros, casas, diploma, ele não venceu e a sua partida se torna muito drástica e chega a causar revolta em muitos, mas será que é isso mesmo? Será que quando uma criança, um jovem ou um adulto morre devemos nos revoltar contra Deus? Questionando o porquê da morte de uma pessoa que não era velha?

      O engano está em nós mesmos. A questão drástica dessas mortes fomos nós mesmos que criamos em cima desse padrão todo do que é viver, porque achamos que só vive bem quem nasce, cresce, trabalha, tem uma família, se aposenta e morre. Se alguma etapa disso não é cumprida então o ser não foi vitorioso. Mas isso é muito vago. Eu tenho certeza que meu amigo foi um vitorioso sim, mesmo sem ter vivido muitas das etapas que temos como cruciais para o sucesso. Isso porque ele tinha conciência de que a morte não era o fim e de que a vontade de Deus deveria ser feita, ele mesmo afirmou essas coisas antes de fazer a cirurgia que nunca mais teve volta. Então, fica claro que ter essa conciência vale muito mais que carros e casas, talvez por causa dela que Deus o levou, porque muitos passam anos neste mundo e continuam achando que vão se satisfazer por completo aqui mesmo, mas Deus vai dando tempo para que esses entendam e, talvez, os que já entendem Ele os leva para um lugar muito melhor.

     Não gaste os esforços da sua vida apenas lutando para consquistar as etapas do sucesso aqui na terra, elas são boas, mas podem não chegar, como não chegaram para meu amigo, mas se esforçe para buscar à Deus, para andar com Ele, porque isso, com certeza, não passa e chega para todos, como chegou para ele.

"Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." Lucas 12, 21 (Tesouro na terra)

"Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói." Lucas 12, 33. (Tesouro no céu) 



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

sábado, 18 de dezembro de 2010

A força que vem do alto (Testemunho) - Retrospectiva 2010

      A vida nos reserva desafios, são gigantes que teremos que derrubar. E para isso, é preciso contar com uma força extra, com a força que vem do alto. No texto de I samuel cap. 16 e 17 vemos Davi como exemplo. Ele era muito novo, magro e não tinha estatura de guerreiro, mas mesmo assim foi escolhido por Deus. Havia um gigante chamado Golias, que afrontava o povo de Israel. Ninguém tinha coragem de enfrentá-lo e os que tiveram não conseguiram vencê-lo. Porém, Davi o desafiou. O gigante era muito maior e tinha armadura e armas. Davi só tinha uma funda e algumas pedras no alforje. Mas Golias não era maior que o Deus que Davi servia. Esse foi o grande segredo da vitória, Davi vinha no nome do Senhor. Então, no meio da batalha, ele pegou uma pedra, colocou na funda e arremessou contra o gigante que teve a sua testa perfurada. Mas de onde veio essa força? Ela veio de Deus. E todos presenciaram o Poder de Deus na vida de Davi.    
     Não é fácil para ninguém ser rejeitado pelo seu próprio pai, perder uma mãe, passar por privações, quase ter a vida ceifada com uma faca pelo o próprio pai, estar desempregado, não ter dinheiro, não ter roupas, calçados, ser esquecido, caluniado e humilhado. Tudo isso eu (Israel Reis) tive que passar, mas como Davi, acreditei no poder de Deus e com isso consegui derrubar esses gigantes da minha vida. Mas de onde veio essa força? Veio do alto, só por isso que posso estar aqui relatando esse testemunho, porque Deus me levantou, me restaurou, mesmo quando muitos achavam que eu não tinha jeito. Eu em prantos clamava a Deus por socorro e a depressão a todo instante tentava me seduzir para levar a minha vida. O Senhor escutou o meu clamor que durou quatro anos e hoje estou aqui. Da mesma forma que Deus deu vitória a Davi, assim Ele fez comigo. Se eu fosse olhar para minha situação seria impossível sobreviver. Hoje tudo que tenho, tudo que sou e se há alguma força e alegria em mim, foi porque Deus me deu.    
 
      Se você estiver com problemas iguais ou piores que os meus, faça como Davi, creia no Deus do impossível, pois só Ele é a fonte inesgotável de força. É o Senhor que pega aquele que ninguém acredita e faz um grande homem, fraco fisicamente, porém com o espírito fortificado e pronto para derrubar qualquer gigante que aparecer. Quer vencer? Busque a força que vem do alto.  

(Na postagem original há uma foto minha no trabalho)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Deus não precisa fazer barulho (Retrospectiva 2010)

      Quero postar um relato bem simples e pessoal, quero dizer algo que sempre soube, mas que precisou ser reforçado em minha vida hoje mesmo: Deus não precisa fazer barulho para estar do nosso lado.

      Por vezes, esquecemos que Deus está vendo tudo e que está no controle de tudo, assim, caímos no engano de nos sentirmos sozinhos, desamparados, fracos, sem prazer nas coisas que nos agradam, esperando o tempo passar para ver se algo muda e, o pior, lutando contra tudo isso com nossas próprias forças. É fato que não funciona e ficamos mal. Mas nossa vida tem valor, mesmo que muitos não reconheçam isso, mesmo que nos esqueçam, nos desamparem, enfim, mesmo que estejamos, aparentemente, sós. Esse nosso valor se expressa quando Deus, no seu amor, dá um jeito gracioso de mostrar que Ele está acompanhando tudo, vendo tudo e que está perto de nós. Às vezes, Ele usa alguém para falar as palavras certas conosco, ou Ele nos leva à uma leitura bíblica que fala direto ao nosso coração, às vezes, algo acontece sem entendermos, enfim, às vezes, Ele usa até uma simples postagem de blog para provar que está do nosso lado. E Ele não precisa fazer barulho, pois Ele quer mostrar para nosso coração que está perto, e não para nosso corpo. Perto fisicamente muitos estão, mas perto de nosso íntimo poucos estão, e os que estão são provas da presença de Deus na nossa vida. Não queira, simplesmente, ver ou ouvir Deus, pois, talvez, o barulho é o nosso costume para vislumbrar algo, mas Deus é gracioso, divino e Seu silêncio e presença são muito mais reais e duradouros  que o berro das inquietações da vida. Levante, ande, o amor de Deus é muito grande, e não pense que ele não vai alcançá-lo só porque você vive ai em um quarto fechado. Ele vê tudo, e não precisa do barulho para isso.

Retrospectiva 2010

      Como o ano está no fim, criaremos o subtítulo "Retrospectiva 2010" e repostaremos as mensagens mais lidas desse ano. Isso para que quem iniciou a pouco tempo a seguir o blog possa ver as mensagens que mais chamaram a atenção dos leitores e, também, para que os leitores mais antigos possam rever as mensagens que eles mesmos elegeram como as mais lidas (mandem sugestões!). Alternadamente, postaremos novas mensagens também!





segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aslam


























Cena da crônica "O leão, a feiticeira e o guarda-roupas" do livro "As Crônicas de Nárnia":
Após ouvir falar de Aslam, Lúcia pergunta:
- Mas ele é pergioso?
O castor então responde:
- Claro que ele é perigoso, ele é um leão! Mas ele é bom.

Deus é perigoso sim, mas Ele é bom.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Seja um amigo assim:

      No momento de maior angústia Jesus buscou acerca-se daquele grupo íntimo que formou nos três últimos anos de sua vida. Três daqueles homens (Pedro, Tiago e João) foram os que ouviram a declaração mais depressiva de Jesus "a minha alma está triste até a morte". E foram esses mesmos três que presenciaram o maior momento de glória de Jesus até então, que foi o episódio da transfiguração (Mt 17:1).

      Podemos nos lembrar de várias pessoas para convidar para o dia de aniversário. Mas nem tanto para o dia da adversidade. Até no momento de angústia e morte, Jesus nos revela a que veio. Ele veio estabelecer um relacionamento estável entre as pessoas que possam suportar as densas variações da alma humana, que vão desde os momentos gloriosos até os vales mais depressivos. De amigos assim Jesus quer forma sua comunidade de fé, e convida você para ser esse amigo dos outros e Dele.

texto base (Matheus 26:36-46) http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/26

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Que tempos são esses?

Que tempos são esses
Em que pretensos profetas viram mercenários
Como guerreiros derrotados, jogam suas armas ao chão
Tudo pelo poder e pela ganância?
                            
Que tempos são esses?

Que tempos são esses
Em que crianças são programadas, emburrecidas e exploradas
Tudo para saciar a fome e a sede de poder?
Que tempos são esses?

Que tempo são esses 
Em que pessoas não podem pensar
São enquadradas e incapazes de sonhar?

Mas tempo há de vir
Em que a justiça irá brotar
Das sementes entre o joio
Sonhadores vão buscar
Determinação para mudar  

Que tempos são esses? 

Banda GOoD Way 2006
Letra adaptada da banda Ergastoplasma


O tempo em que vivemos é apenas o que fazemos em um determinado tempo cronológico. Não nasce maça quando se planta uma árvore de laranja, muito menos a correnteza leva para cima.
Que tempos são esses? Que tempos serão?

"Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti (Deus), a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão." Salmos 32, 6.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Para onde você olha?

















Clique na figura para ampliar

sábado, 4 de dezembro de 2010

Ato sincero

      Leitores, gostaria de fazer um apelo pessoal, menos formal que os textos de reflexões que costumamos postar. Pode até parecer alguma brincadeira, mas novamente uma pessoa do curso que faço morreu. Dessa fez não foi um câncer, e sim uma batida de carro que tirou a vida de uma moça de 20 anos de idade que estudava algumas matérias da eng. elétrica comigo. Não divulgo o nome por questão de respeito, até porque não conhecia muito bem ela e nem sua família. Mas o que quero ressaltar é que somos muito pequenos, não sabemos o que pode acontecer. A notícia da morte dela me deixou assim, me lembrou do quão pequeno sou e do pouco controle que tenho sobre as coisas.

      Pessoal, busquem a Deus, de coração falem com Ele, sem esteriótipo de religião nem nada, mas apenas com um coração sincero, mesmo que seja um coração que nunca fez uma oração e nem sabe como começar, mas falem com Ele, por favor, se preparem para o dia da morte, porque ninguém sabe a hora. Só esse ano presenciei a ida de 3 pessoas de 20 anos, uma idade em que ninguém pensa em morte. Não é um pedido interesseiro nem nada, não quero abrir uma igreja e lucrar,  não quero ser destaque dos blogs mais vistos, tão pouco saberei as pessoas que realmente levarão a sério o que está escrito e buscarão a Deus. Mas por favor, busquem, de alguma forma, transcendam suas vidas da carne, ela é muito breve e incerta. Busquem valores eternos, busquem a vida eterna que é conseguida através da morte de Jesus Cristo, que morreu por nós, olhem para Ele como um Deus, pois Ele é, e assumam suas pequenezas, porque um dia será tarde, e eu não sei quando é esse dia.

      Não costumo "apelar" desse jeito, sempre procuro meios mais ilustrativos para falar disso no blog, como vocês bem sabem. Mas o fato é que precisamos encarar a realidade. E a morte dessa menina, assim como a do meu amigo Rodrigo e de uma outra menina que pegava carona comigo, foi real. Não tem mais volta. Perdão por esse texto "fora do padrão" do blog, mas foi meu ato sincero de hoje.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Parábola da convivência

      Durante uma era glacial muito remota, quando parte do globo terrestre estava coberta por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais.

     Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro, e, todos juntos, bem unidos, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.

      Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. Assim, afastaram-se feridos. Dispersaram-se por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...

     Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos. Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial.
 
     Nessa parábola aprendemos que o amor a vida do próximo tem que ser maior que os defeitos dele, pois ainda que sejamos feridos, o amor supera tudo e é necessário para que tenhamos vida.

Leitura recomendada: 1corintios 13 http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/13.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010