terça-feira, 30 de novembro de 2010

O gigante












O gigante da sua vida pode ser um vício, uma doença ou um problema que talvez só você e Deus sabem. Lute contra isso.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A cruz sem sedativos

      Todo condenado recebia uma dose de humanidade antes da crucificação. Era uma mistura de vinho e fel que tinha uma ação anestésica, diminuindo, assim, a dor no momento em que os pregos atravessavam as mãos e os pés da vítima. Tratava-se de um alívio importante em um momento tão duro. Mas, surpreendentemente, Jesus rejeitou aquele anestésico. Isso agravou muito sua sensação de dor. Lembrando que Jesus não estava ali disfarçado de homem, mas como tal, estava sujeito a todo horror daquele instante. E Ele preferiu fazer isso de" cara limpa".

      Num momento em que tanta violência é gerada no Brasil e no mundo por causa do tráfico de drogas, nos damos conta de quão diferentemente as pessoas estão buscando enfrentar a realidade: Drogadas, alcoolizadas, dopadas ou impregnadas de fantasia.

Aquele que enfrentou a cruz sem sedativo, quer hoje capacitá-lo a enfrentar a realidade de cara limpa.

(Matheus 27:34-50)  http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/27

"texto retirado do livro de estudo do evangelho de Mateus."

domingo, 28 de novembro de 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

Ele sabe o que faz

      Em um mundo impessoal e de mudanças rápidas, no qual nos sentimos mais semelhantes a um número do que a uma pessoa, torna-se fácil se acostumar a ser o mesmo. Rostos sem nome diante de um deus preocupado; pessoas apressadas envolvidas em atividades destituídas de sentido, fúteis. Mas, a coisa não é assim. A Palavra de Deus nos assegura que há uma identidade e promete-nos que nossas vidas têm ordem, uma razão de ser, um propósito. Vamos viver o dia de hoje com essa confiança confortadora:

Deus sabe o que está fazendo.

Procure na própria fonte a resposta sobre propósito de vida:
http://www.bibliaonline.com.br/ntlh/pv/16

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tarde demais..

Clique na figura para ampliar

terça-feira, 23 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O menino e o tanquinho de areia.

      Um menininho brincava no tanque de areia da praça naquela manhã de sábado. Tinha com ele sua caixa de carrinhos e caminhões, seu balde plástico e uma pá vermelha brilhante. No processo de criar estradas e túneis na areia macia, ele descobriu uma pedra grande no meio do tanque de areia. Com muito esforço, usando as mãos e os pés em todas as posições possíveis, ele conseguiu empurrar a pedra através do tanque de areia. Era um menino muito pequeno e a pedra, para ele, era enorme. Quando o menino alcançou a borda do tanque de areia, ele descobriu que mais difícil ainda seria passar a pedra sobre a pequena parede.

      Determinado, o menininho empurrou, empurrou e empurrou, mas a cada vez que ele achava ter feito algum progresso, a pedra virava e rolava de volta para o tanque. Até que as lágrimas de frustração rolaram.

      Durante todo esse tempo, seu pai o observava, aguardando o desenvolvimento de todo o drama. No momento em que as lágrimas caíram, uma sombra grande caiu sobre o menino. Era seu pai. Suavemente mas com firmeza, ele disse:

   - Filho, por que você não usou toda a força que você tinha disponível?

Derrotado, o menino respondeu:  - Mas eu usei pai! Usei toda a força que eu tinha!

- Não, meu filho, (corrigiu o pai bondosamente), você não usou toda a força que você tinha. Você não me pediu ajuda.

  E o pai do menino se abaixou, pegou a pedra e a retirou do tanque de areia.

Conclusão: Nunca queira resolver tudo sozinho, peça ajuda a Deus, Ele tem força suficiente para tirar qualquer obstáculo do seu caminho.

domingo, 21 de novembro de 2010

Sentimentos x Realidade

      Nem sempre o que sentimos é a realidade. Veja bem, vamos em festas cheias de gente, nos divertimos, nos sentimos bem e acompanhados, mas depois passa e a realidade chega. Então, nos deparamos com a realidade de que, talvez, não estejamos tão acompanhados e com tanta gente feliz ao nosso lado como parecia a pouco. Passamos momentos de alegria com muita gente, jogamos bola, rimos, assistimos um jogo de um time campeão, tocamos músicas e sentamos em roda para contar piadas, mas é só algo menos alegre acontecer que esse grupo de pessoas se reduz drasticamente. Mas por que? O sentimento em grupo era tão bom, tão alegre, mas durou tão pouco. Será que um sentimento feliz é para ser assim mesmo? Curto e vago?

      Não. A diferença está em alinhar sentimentos à realidade, porque os sentimentos são a forma como vemos a vida, são os sensores que nos mostram onde estamos, mas como todo sensor, eles devem representar a realidade, do contrário, chegamos em lugares errados. Se construirmos momentos reais, com sentimentos reais e não apenas momentâneos, como beijos sem compromisso, relações pelo prazer, amizades pelo interesse, trabalhar exclusivamente por dinheiro entre tantas outras coisas que fazemos para tentar sucesso nesse mundo, aissim teremos uma felicidade mais concreta, teremos amigos, teremos parentes e essa alegria será real e algo ruim não será capaz de destruí-la, como facilmente faz com as muitas alegrias superficiais que temos.

      Um sorriso nem sempre significa felicidade e uma lágrima nem sempre significa dor. Lutas e defeitos todos temos, a diferença está em andar com Deus, buscar a sua voz, viver de acordo com os seus ensinamentos, pois, assim, teremos paz. E paz não é um dia lindo de sol, com pássaros voando, mas, muitas vezes, paz é ser feliz mesmo quando há muita chuva, ventos e lágrimas no rosto. Deus não quer simplesmente colocar um sorriso em sua boca, isso uma piada pode fazer, mas Ele quer que a sua realidade, seja ela como for, seja feliz. Esse é o convite Dele para todos o que lutam nessa vida.

Desejo algo

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A solução

Clique na figura para ampliar

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Momento favorável

      Há momentos na vida em que tudo escurece. É a palavra de um médico que tira toda nossa esperança de cura, ou a análise do gerente do banco que diz que a situação não vai melhorar, ou, talvez, o julgo técnico do homem que acredita apenas em estatísticas. Instantes de aflição e de impotência em que chegamos ao fundo do poço. Talvez você  esteja assim, abatido, desanimado e sem fé. Porém, este é o momento favorável para acontecer um milagre. Está escrito na bíblia assim: “o poder pertence a Deus” salmos 62:11, para Ele não há impossíveis, mesmo que para nós exista, para Ele não há portas fechadas, mesmo que damos de cara em muitas no dia-a-dia. Busque a Deus, através de Jesus cristo, com todo o seu coração. E espere um milagre acontecer.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Frustração

      Às vezes, desejamos algo e nunca da certo. Assim, vem um sentimento de fraqueza e incapacidade que nos faz pensar que nunca vamos conseguir nada melhor na vida. E muitos nem imaginam que isso está acontecendo conosco, pois as pessoas notam que de nossos lábios brotam sorrisos, mas elas não percebem que de nosso coração são derramadas lágrimas por causa das frustrações da vida.

      Em 1 Samuel 1, é contada a história de uma mulher chamada Ana. Ela tinha um marido que a amava, porém, ela era estéril. E para completar, ela tinha uma rival chamada Penina, que a provocava excessivamente, pois tinha filhos e Ana não. Porém, Ana não desistiu do seu sonho e mesmo amargurada e angustiada  não perdeu a fé. Ela se prostrou diante Deus e clamou, assim, o Senhor concedeu o tão desejado sonho de Ana. Ela deu a luz a Samuel.

      Todo mundo tem um sonho guardado ou talvez esquecido. Mas saiba que se essa vontade for depositada em Deus e se não dermos ouvidos para comentários negativos e tão somente ouvirmos o que Deus fala a nosso respeito, com certeza o nosso sonho será realizado. Não importa quantas lutas teremos que enfrentar, quantas lágrimas teremos que derramar, e ainda que nos joguem em cova de leões ou fornalha e nem que tenhamos que andar pelo vale da sombra da morte, o Senhor nos livrará de toda circunstância que venha paralisar os nossos planos.

Não desista dos seus sonhos, pois Deus nunca desistiu de você.

sábado, 13 de novembro de 2010

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ame

Clique para ampliar
      "Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e oramos raramente.

      Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

      Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos. Aprendemos a nos apressar e não a esperar.

      Construímos mais computadores para armazenar mais informação e produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos. Estamos na era do ‘fast-food’ e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias. Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas “mágicas”. Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa.

      Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer “eu te amo” à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame… Ame muito. Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem! Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado."

(Leonardo Ribeiro)

      Esse texto está no perfil de um amigo meu. Ao ler não pensei em outra coisa a não ser dividir com mais pessoas essas palavras sinceras. Não há como não concordar com o que está escrito, e mais que isso, não há como ficar acomodado após a leitura. Realmente é isso que Deus quer, amor. Precisamos sim lutar contra erros e buscar mais estar de acordo com a vontade Dele, e isso tudo precisa ser feito com amor. Precisa ser sincero. Precisa ser humilde. Perfeito? Ninguém é. Mas há os que assumem isso e vivem diferente, vem no erro uma chance para mudar, porém, há muitos que se acham muito bons, esse são os que não fazem nada.

      Deus nos convida a estar perto Dele, isso não é fácil, ainda mais porque Deus chama os "ruins", Ele chama falhos, mas é possível. Confesse diante de Cristo que você tem seus defeitos mas que quer mudar, e não fale só com a boca, fale com sua vida. Ande com Ele. Ele te ama muito, e amar não significa achar que tudo é perfeito, mas é estar do lado mesmo com os problemas.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O solitário

      São sete horas da manhã, um jovem chega cansado do trabalho, ele conseguiu vencer mais uma noite de muita correria e agora se depara em seu apartamento com a solidão. Ele tem procurado trabalhar muito para poder ocupar o tempo em que fica só.

      A vida de uma pessoa solitária é dolorosa, pois ela está sempre procurando algo para fazer. Às vezes, trabalha excessivamente só para poder chegar em casa e dormir. É uma forma de conseguir “driblar” a solidão, e até funciona, porém, quando a solidão volta, ela não vem sozinha, vem junto o cansaço e o desânimo. Isso tem acontecido com muitas pessoas, elas trabalham, estudam e sem perceber acabam se entregando ao conformismo, acham que a vida é essa mesmo e não vai mudar e, aos poucos, vão perdendo a vontade de fazer aquilo que mais gostam. Depois de um mês cansativo de trabalho e estudo intenso o corpo não suporta e, assim, vem a falta de paciência, vai morrendo a vontade de buscar a Deus, de tentar algo melhor, de lutar pelos ideais, e tudo pelo fato de estar tão focada no problema tentando resolver aquilo que só Deus pode através da fé. Isso é dar murro em ponta de faca.

      Devemos aproveitar essa situação e procurar aprender. Quando focamos os problemas é muito difícil se sair bem dessa situação, porém, quando olhamos para o alto e depositamos a nossa fé naquele que é capaz de realizar o impossível a resposta chegará. Mas enquanto ela não chega, é necessário estar fortalecido em Deus, pois a solidão é como um câncer, mata aos poucos.

      Chega um momento em que Deus coloca as pessoas certas para nos acompanhar nessa longa caminhada. Creia que isso é real, pois aconteceu comigo.Foi através da solidão que Deus mostrou quem realmente é meu amigo. Confie em Deus, Ele tem amigos para você, e não colegas.

“O amigo ama em todo tempo e na angústia se torna irmão.” Provérbios 17:17.

sábado, 6 de novembro de 2010

Não esqueça!

Clique para ampliar.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Caminhando

       Muitas vezes, as coisas andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso.

       Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

Continue andando e fazendo.

      O que parecia fora de alcance hoje, vai parecer um pouco mais próximo amanhã se você continuar movendo-se para frente. E se você entregar a  Deus  cada momento intenso que dedica a seus objetivos, muito você se aproxima deles.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.

     Então, continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante. Pode não ser muito, mas vai mantê-lo na caminhada.

     Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado. Mas, seja lá o que for, continue. O importante é não parar e colocar tudo diante de Deus.

(Texto de autor desconhecido adaptado por "A loucura desse mundo")

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lotação

Cada decisão tem um peso final
Cada palavra uma transformação                                                      
A vida não tem sentido a quem a não quer melhorar

A fonte não para de jorrar
As flores brotam no campo
É só vir e aproveitar 
E da vida desfrutar

Eu estou esperando a lotação
O Trem, que vagão após vagão vai parando
A Indecisão já virou fumaça
E o carvão já arde em brasa
Locomotiva de Deus passa e arrasa
Muda, da vida e assas!

Olhos certos focando a direção
Quando se vive sem ilusão
Deus deu e ninguém pode tirar
Ninguém pode tirar...

Os trilhos podem até enferrujar
Mas o trem sempre vem
A todo vapor Ele vai
Vai caminhar

(GOoD Way - 2007)

Segue links de vídeos gravados esse ano referentes a execução de músicas da GOoD Way na programação da semana da bíblia na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Obs: em dois vídeos o som estéreo acabou sendo gravado mono e, por isso, o som ficou prejudicado, porém, foram vídeos feitos com a sinceridade que tentamos conferir a tudo o que fazemos.

http://www.youtube.com/watch?v=bweYg4ho-pk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=9v0d4sNfAFI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=_i5sL9G1foE

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A voz de quem?

Ingratidão

       No livro de Êxodo nos capítulos 14 a 16, é observada tamanha ingratidão do povo de Israel. Três dias depois de terem passado pelo mar vermelho e deixado os egípcios para trás, eles caminhavam pelo deserto e se depararam com um poço de águas amargas. Então, o povo começou a murmurar, e como se não bastasse esquecerem-se do grande feito que havia acontecido, falaram: “Quem nos dera se tivéssemos morrido no Egito”. Mesmo assim, o Senhor instruiu a Moisés e as águas voltaram ao normal. Será que Deus não sabia que o povo estava com sede ao levá-los a um poço cuja água não era própria para beber? Claro que sabia, Deus apenas criou uma oportunidade para ensinar o povo e manifestar a glória dEle. Só que não foi isso que Israel entendeu.

       Assim como Deus fez com o povo do deserto Ele faz conosco. Ele permite que situações embaraçosas venham ao nosso encontro para que possamos aprender muitas coisas, como a nossa limitação de ser humano, como a ajuda que Ele pode nos dar, como a Sua atividade em nossas vidas, entre outros aspectos. Porém, algumas pessoas se comportam como o povo de Israel e, ao invés de reconhecer o poder de Deus, preferem esquecer-se de tudo o que foi feito e ainda desejam estar no “Egito”, uns até falam: “Eu preferia nem ter nascido.”

       Não seja tão ingrato assim e não deixe que as dificuldades lhe impeçam de enxergar aquilo que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Lembre-se das alegrias, dos dias de sol, das coisas que provam que você deveria ter nascido sim, das pessoas que precisam de você, do perdão de Deus, de Seu extremo amor e misericórdia. Veja as dificuldades como oportunidades para a manifestação da sua pequenez humana e, principalmente, para a manifestação da enorme glória de Deus.