domingo, 31 de outubro de 2010

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sós ou mal acompanhados?

      Não é de hoje a afirmação de que o homem é um ser social. Também não é de hoje que pessoas se sentem só ou mal acompanhadas. Mas o que é estar só? Há uma diferença entre se sentir só e estar, de fato, desamparado. Há, também, diferença entre se sentir próximo a muitas pessoas e, estar de fato, acompanhado. Por exemplo, muitas vezes sentimos que temos bons amigos, rimos com eles na aula, no trabalho e nas ruas, até que precisamos de algo e quem vêm ao nosso encontro é nossa mãe, por exemplo, alguém que não joga vídeo game conosco (só um exemplo).
     
      É sempre uma luta entre esse “sentir” e o “estar” acompanhado e, muitas vezes, precisamos de dificuldades para entender se estamos sós ou acompanhados. E com Deus é assim também, muitas vezes não sentimos fisicamente que Ele está ali do nosso lado, mas se confiarmos Ele estará, e estar acompanhado por Deus é muito melhor que qualquer abraço apertado e beijos no rosto que muitos recebem. Desses beijadores e abraçadores, com quais podemos, realmente, contar?

     Busque acompanhar as pessoas e não só estar do lado delas. Acredite que mesmo fisicamente você não sentindo, os verdadeiros amigos estão contigo e estão lutando, seja onde for, por seu bem. E, principalmente, saiba que Deus quer que você confie que Ele está perto, e que não é só para lhe dar um abraço gostoso ou um beijo, isso muitos fazem, agora o que muitos não fazem Ele faz, Ele lhe acompanha.

“O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Você tem ídolos?

       Você acha alguém inatingível, tão bom em algo que não é possível imaginar nada melhor, cuja presença é segurança e sua ausência é desesperador, alguém insubstituível? Se a resposta foi positiva, então, você tem um ou mais ídolos. E quem são eles?

      É bom considerar que não só pessoas, mas objetos podem causar esse sentimento de exaltação e de superioridade em nós e isso não é completamente ruim, o problema todo está na segurança demasiada que depositamos em seres que não são perfeitos. E é por isso que a bíblia fala tanto da famosa “idolatria”, porque por gerações pessoas depositaram tamanha confiança, amor e, assim, adoração em pessoas ou coisas que não são Deus. E sabe o que acontece? Frustração. É óbvio, esperar um papel de Deus de alguém ou algo que não é Deus não parece funcionar. Cedo ou tarde as pessoas percebem isso, mas nem todas tomam o cuidado de não cometer o mesmo erro novamente.

      O que eu queria dizer com tudo isso é simples, porém, mexe com nossa vida por inteiro. Queria que você soubesse que bebida nenhuma, droga nenhuma, pessoa nenhuma, ser místico nenhum, amuleto nenhum, objeto nenhum, santidade nenhuma, festa nenhuma, loucura nenhuma, dinheiro nenhum e outros possíveis ídolos vão poder, de forma alguma, preencher sua alma e fazer o que só Deus pode. Adorá-los é um erro e fica claro o porquê. A satisfação, a segurança, a fidelidade e o amor que você procura só é possível em Deus. Tenha bons amigos, goste das coisas da vida, mas saiba que todos somos falhos e que sua segurança deve estar com quem pode garantí-la. Cristo. Ele não quer que você se frustre.

“Sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.” I Coríntios 8, 4.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O que fazer?

O que fazer quando a solidão se aproximar?
O que fazer quando ninguém lhe procura?
O que fazer quando o mundo desabar?
O que fazer quando a vida se torna tão dura?

Se em Deus você acreditar e na palavra meditar, as coisas  vão melhorar.
Quando para o alto olhar e nos pés do Senhor você se ajoelhar, resposta encontrará.
Olhe para Jesus, pois Ele é a saída, além de lhe abençoar, ainda protege a sua vida.
Para quem tem fé em Deus, a bíblia nos ensina, que não devemos olhar para baixo e, sim, para cima.

domingo, 24 de outubro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

Sai do buraco

      Hoje vamos falar um pouco de Lázaro (João 11:1-46). Este homem tinha falecido e suas irmãs, Marta e Maria, estavam desesperadas, pois não tinham como trazê-lo de volta. Os dias se passavam e já não havia esperança, fazia quatro dias que Lázaro tinha sido sepultado e parecia impossível um final feliz para essa situação. Mas Jesus já sabia de tudo que iria acontecer (João 11:4). E assim aconteceu, Jesus veio ao encontro de Marta e Maria e elas o levaram até o sepulcro onde haviam enterrado Lázaro. Chegando lá, Jesus ordenou que retirassem a pedra e chamou o morto para fora. Apesar dos quatro dias e de o corpo já estar em decomposição, Lázaro saiu do buraco.

     Talvez, você que está visitando esse blog esteja passando por um momento de angústia e desespero, tem visto o tempo passar e nada acontecer, você olha para o lado e não vê ninguém que possa lhe ajudar, é como se fosse um pesadelo. Porém, saiba que Jesus vem ao seu encontro, pois Ele sabe da sua situação. E não importa o tempo do seu sofrimento, sobre realizar o impossível, Ele entende muito bem. Não se desespere e nem desanime, não ache que Deus está demorando em resolver o seu problema, pois tudo tem um porquê e uma hora certa para acontecer. Apenas confie em Cristo, entregue o seu caminho a Ele e aguarde a resposta. O mundo tem um ditado que diz: “Deus tarda, mas não falha”. Mas esse ditado é mentira, pois Deus não tarda, Ele faz as coisas acontecerem na hora que tem que acontecer, dele é o domínio e o poder. Você confia nisso? "Sai do buraco!"

“Disse - lhes Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá’.”

Além do alcance da visão

    

Clique para ampliar os quadrinhos









Ame Deus e saiba que Ele te guarda das muitas coisas que a sua visão não pode alcançar.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A declaração da vida

      Todos os anos é um “salve-se quem puder" no mês de abril quando é feito o ajuste anual da declaração do imposto de renda. Naquele momento, as operações feitas ao longo do ano vão definir se haverá restituição ou imposto a pagar. É a famosa prestação de contas. Esse fato nos serve de ilustração para compreendermos e aplicarmos os ensinos de uma parábola apresentada por Jesus em (Mateus 24, 45-51).  Havia dois servos de certo senhor, para os quais foram confiadas tarefas e responsabilidades perante os demais empregados daquele mesmo senhor. Eles precisam alimentar os outros e cuidar da propriedade.

      Na volta do senhor, um foi chamado de servo bom e outro de infiel. Dois adjetivos acompanham o servo bom: fiel e prudente. A fidelidade se expressou pela sua capacidade em cumprir responsabilidades, e sua prudência se verificou por ter o seu senhor flagrado esse servo em plena execução de suas tarefas. Ele não estava dormindo quando o seu chefe chegou. Diferentemente, fez o servo mau. Ele considerou que o senhor estava demorando. Isso indica que, talvez, no início ele trabalhou como o outro servo, mas com o passar do tempo esmoreceu. Assim, oprimindo quem estava sob sua responsabilidade e usando de forma errada os recursos recebidos para ministrar o sustento de todos, comendo e bebendo devassamente.

      O que Deus requer de cada um de nós está disponível até para o mais perverso dos corações humanos. Ele até declarou: “Ó homem , o que é bom; e o que é que o Senhor requer de ti, se não que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com teu Deus?” (Miquéias 6:8).Toda autoridade e capacidade que Deus nos concede tem um propósito que vai além de nosso umbigo.Tem a ver com os outros e com o propósito de Deus. Fica implícito no texto que o senhor se ausentou, mas depois retornou.

 "É certo que um dia o Senhor retornará para que declaremos o que fizemos com a vida que Ele nos deu."

Texto adaptado do livro “Estudando o evangelho de Mateus” por  “A loucura desse mundo”.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Os rótulos baratos

        Muitas pessoas se matam dia após dia por causa das diferenças culturais. Olham para as suas etiquetas penduradas no pescoço e olham para a do próximo, se não forem iguais, começa a disputa. Os rockeiros odeiam os pagodeiros, os de direita não podem ver os de esquerda, os torcedores do Corinthians rivalizam intensamente com os palmeirenses, pessoas em uma guerra se matam sem nem conhecer o adversário, apenas por ordens superiores, o rico olha para o pobre com desgosto, o pobre não deixa por menos e fala mal do rico, chama de ladrão, e assim vai.

     Mas todos esses aspectos pelos quais muitos se julgam melhores que os outros, e acabam os agredindo, passam. O estilo musical muda em poucos anos, os de direita viram de esquerda com a troca de governo, os times perdem e ganham campeonatos,  as guerras acabam e as medalhas dos mortos não trazem sustento para as famílias desamparadas e o carro importado do rico logo vira o caro que o pobre usa. Vale à pena brigar, matar e dividir as pessoas por tais aspectos? Não. Alguém vai dizer o que importa, e não sou eu:

“Vendo os escribas dos fariseus que  ele comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele come com os publicanos e pecadores?
Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.”
  Marcos 2

       Na época, os mal vistos eram os publicanos e os diversos “pecadores”, como pobres, cobradores de impostos, prostitutas, enfim, gente de má fama na sociedade, gente com rótulos feios. Mas se até esses Jesus veio buscar, porque nós não vamos deixar eles irem? Eu não sou melhor que ninguém, espero que você pense o mesmo, eu sei que preciso de Cristo, espero que você pense o mesmo.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fraqueza




















Todos nós precisamos de Deus, uns demoram muito para admitir.


.

domingo, 17 de outubro de 2010

Seja forte

Procure  se fortalecer em Deus, pois Ele tem a força necessária para nos ajudar a enfrentar as lutas.
Procure acreditar, ainda que seja impossível.
Siga em frente, ainda que muitos tentem  te parar e que tenham obstáculos.
Não desanime em  sonhar, ainda que todas as suas tentativas não tenham alcançado êxito, no momento certo chegará a sua hora.

Faça sempre o bem, mesmo que  o retorno não seja o esperado.
Ame o próximo, mesmo que você não se sinta amado.
Fique de pé, mesmo que as pernas insistam em fracassar,
E se cair prostrado, se prostre para Deus e não para as dores.
Procure acreditar no amor de Deus, mesmo que você se sinta a pior das criaturas, pois Deus não te vê assim.

E se fracassar? Tente outra vez.
E se cair? O Senhor estenderá a mão e te levantará.
Mas se não tiver forças? O Senhor te carregará em seus braços.
Acredite, ainda que seja infiel e pecador, o Senhor sempre será fiel e sempre estará de braços aberto para te receber.

E se seu pensamento dizer que você é fracassado, Jesus lhe diz que tudo você pode nEle.
“Mas os Levantes são grandes”, O senhor é a tua força e teu escudo.
“Eu não presto para nada”, presta sim, tanto que Jesus deu a vida por você.
“Eu sou um nada”, realmente você será se não tiver a Cristo.

Creia sempre, ainda que o mar vermelho não se abra, pois Jesus lhe fará passar por sobre as águas.
Não duvide de seus sonhos, acredite, venha o que vier, seus sonhos certamente vão acontecer, foi Deus que projetou.
Não duvide, siga em frente, lute um pouco mais, o Senhor é fiel.

Com tanto amor da parte de Deus, com tanta proteção que até os anjos Ele da ordem em nosso favor, bem guardado desse jeito, por que desistir?

sábado, 16 de outubro de 2010

Confesse seus erros

Prioridade

           No livro de Ageu podemos observar a insatisfação do Senhor por causa do templo que se encontrava em ruínas, pois cada um procurou correr atrás do que era agradável a si, estavam mais preocupados em adornar a própria casa do que zelar pela casa do Senhor. Em conseqüência, o povo estava passando por dificuldades. Esperavam muito e vinha pouco, os céus se fecharam e eles faziam das dificuldades um motivo para não realizar a obra de Deus. Foi preciso que o profeta Ageu alertasse a todos.

           O que encontramos hoje não é diferente. Infelizmente,  as pessoas estão preocupadas com beleza, bens materiais, posição social e tem esquecido que tudo isso vem do Senhor. Não que seja proibida a conquista de bens materiais ou posição, pois pode ser plano de Deus isso, porém, deixar que os interesses egoístas ocupem um lugar que só pertence a Deus e isso ser impedimento para fazer a obra, o Senhor não tolera.

           Às vezes, não sabemos porque passamos por tanta coisa e acabamos usando a nossa dificuldade como desculpa para não fazer o que agrada ao Senhor. O desafio da fé  é o mesmo em cada geração, devemos buscar primeiro as coisas de Deus e confiar nEle para prover as necessidades básicas diárias da vida. A glorificação de qualquer trabalho que busquemos vem da presença de Deus. Deus nos chama para entregar  o que somos, que temos e tudo que fazemos à Ele.

          Devemos fazer da obra de Deus uma prioridade. Devemos entender que a presença de Jesus produz a glória (2 CO 3:18.) e crer que quando nós  deixamos uma ambição egoísta e uma agenda pessoal lotada e nos concentramos no progresso do Reino de Deus, Ele nos abençoa até o fim.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Olhe para o lado

Olhe para o lado
O que você vê?
Pessoas sem nada, jogadas a viver
Olhe para o outro,
Então, o que vê?
Pessoas explodindo, sem ter nada a perder

Começamos a acreditar
E cair no erro de aceitar que nada vai mudar
E apenas sonhar com um dia melhor

E esse dia chegará, quando você parar de pensar como as multidões
E, assim, esse dia chegará

(Banda GOoD Way - 2007)


          Não pense algo porque todos o fazem, não diga que você é cristão porque tem muita gente que fala isso, não coloque rótulos em você mesmo para ficar parecido com algum grupo de pessoas, isso tudo é hipocrisia, e hiprocrisia não muda o mundo, não muda os dias. Um dia melhor apenas chegará quando, com sinceridade, as pessoas procurarem à Deus.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Capacitação

      Lemos no texto de Jeremias sobre um momento em que ele fala para Deus que se acha uma criança, então, o Senhor o encoraja lhe dizendo que ele vai falar tudo para todo mundo o que Ele (Deus) enviar, e em seguida o Senhor toca na boca de Jeremias. Nessa linda passagem aprendemos que o Senhor não chama pessoas capacitadas, mas capacita os que são chamados.

      Às vezes,  temos pensamentos como o de Jeremias. O que devemos saber é que a nossa limitação e capacidade humana não nos levarão para lugar algum. Quando somos escalados para fazer algo para Deus, não devemos permitir que as nossas limitações nos impeçam de caminhar e fazer a obra, pois  sabemos o quanto somos imperfeitos e limitados, porém, se o Senhor nos escolheu, Ele nos garantirá, a obra é dEle e não nossa. O que devemos fazer é agradecer pela misericórdia ter nos alcançado e nos entregar nas mãos de Deus, para que  através das nossas vidas o Senhor possa alcançar outras vidas. Por exemplo, um grande amigo meu recebeu um convite para fazer algo para Deus e  ficou nervoso e talvez tenha se sentido incapaz, mas, mesmo assim, ele foi. Chegando lá, o Senhor operou maravilhas. Se ele fosse ficar se lamentando pelas imperfeições, ele nem aceitaria o convite, isso prova que quem faz a obra não somos nós. O Senhor  até entende que somos fracos  e limitados, mas ele não se agrada quando essas coisas nos impedem de serví-lo.

      São os incapacitados que Ele capacita, são os fracos que Ele os torna forte. O que devemos fazer é andar com Deus, buscando santificação, o perdão, e na medida que  vamos tendo intimidade com Deus, o Espírito Santo vai concertando o que está errado.

Texto base: Jeremias 1:4-10

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Confie em Jesus.







Confie...

As coisas acontecem na hora certa. Exatamente quando devem acontecer!


Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Negociando a fé

      Por diversas vezes Jesus expulsou demônios das pessoas. Mas há um  relato no qual Ele expulsou as próprias pessoas. Foi uma ação energética, mas totalmente controlada e necessária. Aquelas pessoas não estavam possessas por demônios, contudo, foram possuídas  por um mesmo espírito  de avareza que as levava ao templo não para adorar à Deus, mas para ganhar dinheiro. O templo foi transformado em uma casa de câmbio. Ali as pessoas trocavam a fé por dinheiro através de um lucrativo negócio envolvendo os animais  para oferta.

      De longe olhamos e achamos um absurdo o que acontecia naquele tempo, mas Jesus está voltando a entrar hoje  nos templos para usar da mesma energia para libertar a igreja de seu envolvimento escuso com dinheiro. Muitos têm feito do lucro a motivação da sua fé, tornando seu culto uma espécie de investimento rentável de curto prazo. Precisamos dizer, energicamente, não a  Mamon e dizer sim ao senhorio de Jesus.

Texto retirado do estudando o evangelho de Matheus  .(Mathues 21:12-17)


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aos amigos

A morte de um amigo

       Esse final de semana foi atípico. A caminho de casa recebi uma ligação sobre a morte de um amigo meu da faculdade. A notícia me pegou de surpresa e me gerou vários pensamentos. Vou dividí-los com vocês.

       Ele tinha apenas 21 anos, era uma pessoa muito bacana e vai fazer falta. Um tumor no cérebro foi o seu fim. Por que será que alguém no início da vida vai embora tão repentinamente? Por que alguém que foi tão centrado, correto, estudioso e que lutava pelas pessoas próximas precisa ir cedo e nos privar de suas qualidades? Aos olhos do mundo isso foi uma derrota, porque ele não se tornou engenheiro, não comprou carros, casas e nem viajou para o exterior. Mas a vida é muito mais que isso. Muito mais. E, talvez, por isso que Deus é tão justo, mesmo em uma situação tão drástica. Ele é justo porque a verdadeira riqueza não está aqui, Ele mesmo disse. O problema é que nossos padrões dizem que se ele não teve carros, casas, diploma, ele não venceu e a sua partida se torna muito drástica e chega a causar revolta em muitos, mas será que é isso mesmo? Será que quando uma criança, um jovem ou um adulto morre devemos nos revoltar contra Deus? Questionando o porquê da morte de uma pessoa que não era velha?

      O engano está em nós mesmos. A questão drástica dessas mortes fomos nós mesmos que criamos em cima desse padrão todo do que é viver, porque achamos que só vive bem quem nasce, cresce, trabalha, tem uma família, se aposenta e morre. Se alguma etapa disso não é cumprida então o ser não foi vitorioso. Mas isso é muito vão. Eu tenho certeza que meu amigo foi um vitorioso sim, mesmo sem ter vivido muitas das etapas que temos como cruciais para o sucesso. Isso porque ele tinha conciência de que a morte não era o fim e de que a vontade de Deus deveria ser feita, ele mesmo afirmou essas coisas antes de fazer a cirurgia que nunca mais teve volta. Então, fica claro que ter essa conciência vale muito mais que carros e casas, talvez por causa dela que Deus o levou, porque muitos passam anos neste mundo e continuam achando que vão se satisfazer por completo aqui mesmo, mas Deus vai dando tempo para que esses entendam e, talvez, os que já entendem Ele os leva para um lugar muito melhor.

     Não gaste os esforços da sua vida apenas lutando para consquistar as etapas do sucesso aqui na terra, elas são boas, mas podem não chegar, como não chegaram para meu amigo, mas se esforçe para buscar à Deus, para andar com Ele, porque isso, com certeza, não passa e chega para todos, como chegou para ele.

"Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." Lucas 12, 21 (Tesouro na terra)

"Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói." Lucas 12, 33. (Tesouro no céu) 


 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eu lhe darei descanso

A luz da lua


       Talvez você deve se preocupar porque no caminho só encontra dificuldades através de pessoas invejosas, mentirosas, vingativas, traiçoeiras, frias, calculistas e dissimuladas, mas não pergunta para Deus qual o propósito de todas essas coisas virem ao seu encontro. A resposta é simples, a luz só brilha onde existe escuridão. Uma luz acesa de dia até que é percebida, mas não faz tanta diferença, porém, quando chega a escuridão, ela se destaca.                           

        Deus nos coloca em meio a tanta coisa ruim para que a luz dEle, que está naquele que nEle crê, possa iluminar os que estão na escuridão, pois o que vai fazer a diferença na vida de quem serve à Deus é justamente isso: a palavra através do testemunho e comportamento. É fácil ser cristão dentro da igreja, mas só saberemos o nível de aliança que temos com Deus quando nos deparamos com essas situações desagradáveis na prática. Não que Deus queira prova de quem nós somos, porque quem bem conhece a gente é Ele mesmo, mas para nos mostrar que para sermos pessoas melhores com o nosso próximo precisamos ter aliança com Ele e, assim, poder levar a Sua luz para a vida daqueles que caminham na escuridão. Ou esquecemos que um dia também caminhávamos na escuridão perdidos sem sabermos para onde ir, cego nos próprios entendimentos? Foi preciso alguém trazer a luz de Cristo para a nossa vida para que hoje pudéssemos levar a luz de Jesus para o próximo.

        Sejamos como a lua, ela não tem luz própria, só brilha porque o sol existe. É isso que temos que entender, não temos luz própria, mas dependemos da luz de Cristo para levar brilho onde tem escuridão. Somos candeias nas mãos do Senhor.


“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus.” Matheus 5:16.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Solidão

     Uma das coisas que mais entristece o ser humano é a solidão. Não ter um abraço, não ouvir um "eu te amo" dos pais, se sentir desprezado, esquecido, ou então, não receber nenhuma ligação, ou mensagem de conforto, lutas  intensas, a angústia, olhar para os lados e só ver deserto, as pessoas que próximas que poderiam nos ajudar e que, muitas vezes, são as primeiras a nos darem as costas, entre tantas outras lutas que passamos.

   Às vezes, tentamos esquecer disso tudo trabalhando e estudando, mas quando chegamos em casa  só encontramos um monte de coisas para fazer, gente para cobrar, e quando vamos nos deitar, estão lá a solidão e as lágrimas que insistem em descer. Existem momentos que estamos sorrindo, mas ninguém sabe a dor que carregamos. A bíblia nos conforta com esse lindo versículo - Hebreus 13:5b diz: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” E é essa a nossa garantia, saber que o Senhor está do nosso lado e que de maneira alguma Ele nos deixa só. Até porque, com toda essa luta aprendemos a confiar e depender unicamente de Deus e no tempo certo Ele começa a colocar pessoas em nosso caminho que são verdadeiros presentes.

     Vale lembrar que para que venhamos passar pelas provas e sermos vitoriosos, é necessário deixar Deus ser a  base e Senhor de nossas atitudes, ter um coração direcionado para o Pai e nunca desistir de lutar.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010