quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A consulta certa.

          No livro 2 Samuel 5:17-20 podemos ver a atitude de Davi, que antes de lutar consultou ao Senhor para saber se era para ele ir ou não. Então, o Senhor mandou ele seguir, pois certamente ele teria vitória e, assim, o Senhor fez. Com isso aprendemos que devemos consultar a Deus antes de qualquer atitude, pois o Senhor tem a resposta certa para cada pergunta e é Ele quem garante os melhores resultados de nossas vidas. Podemos notar isso na bíblia, em que vários profetas tiveram vitória simplesmente porque eles consultaram à Deus através da oração.

       A oração nos aproxima de Deus e nos deixa confiantes. Geralmente, tomamos atitudes sem consultar o Senhor e,  muitas vezes, quebramos a cara, pois poderíamos evitar certas situações se antes tivessemos perguntado ao Pai se deveríamos fazer ou não. Temos que consultar a Deus não só em momentos de provação, mas em todos os sentidos, como casamento, namoro, profissão, ministério, pois quando deixamos de fazer a nossa vontade e perguntamos a Deus o que devemos fazer é a mesma coisa  que dizer :" Senhor eu confio em ti, direciona a minha vida e me conduza à sua vontade". E para quem está esperando algo em oração, não pense que o Senhor não está escutando, pois Ele está e na hora certa a resposta chegará. O que devemos fazer é entregar o nosso caminho ao Senhor e permanecer firmes em oração.

“ e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.” Matheus 21:22

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fique de olho.

     Agora falta menos de uma semana para o dia da Eleição. Nós como eleitores precisamos ficar atentos, pois através do voto podemos abençoar ou amaldiçoar a nação pelos próximos anos. O voto propicia um novo rumo ao país.
            Sabemos que algumas leis que tramitam no Congresso Nacional poderão ser sancionadas no próximo governo. Ao votar em algum candidato concordamos com o que ele fará e com o que ele sancionará. Analise sobre as propostas dos deputados e senadores, pois os deputados elaboram as leis e o presidente irá sancionar ou vetar os projetos de lei. Se você não é a favor da lei do aborto, mas votar em um candidato em que uma das propostas é sancionar esta lei, você concorda, indiretamente, com a sanção da lei. Portanto, é necessário pensar nas conseqüências da lei em vigor.
            Pense nas leis das quais nos submeteremos nos próximos anos. Lembre-se: "Quando os justos se engrandecem o povo se alegra, mas quando o ímpio governa, o povo suspira." Provérbios 29:2


  Por: Vitória M  Rocha

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ansiedade

      A ansiedade é algo terrível, ela nos tira a paciência, o sossego e, se bobearmos, abala até a nossa fé e pode levar a morte. A pressa, a demora, aquela resposta que não chegou, a oferta de emprego, a incerteza do amanhã, tudo isso nos deixa agitados quando não olhamos para o alto. A nossa ansiedade não presta para nada além de nos deixar aflitos. O que devemos fazer é  buscar ao Senhor com toda a nossa força e deixar que Ele supra as nossas necessidades.

      Um jovem cristão não tinha roupas, nem calçados (os que vestia era porque alguém havia dado) e, às vezes, nem tinha o que comer. Os que não entendem o propósito de Deus já teriam dado um jeito de roubar ou entrar no tráfico para poder ter tudo o que sempre quiseram, mas o jovem preferiu depositar a confiança no Senhor e se entregou  em realizar a obra de Deus independente da situação em que se encontrava. O jovem passou 4 anos desempregado, sofreu todo tipo de humilhação, mas ele nunca deixou de acreditar no poder de Deus. Hoje esse jovem trabalha em uma multinacional, foi promovido e continua firme na presença do Senhor. E aqueles que não deram ouvido ao Senhor e preferiram ganhar a vida de uma maneira "fácil" e perigosa, se encontram presos, viciados e outros mortos.

      O fato de servir a Deus não quer dizer que não vamos passar por dificuldade, e sim que em meio a dificuldade o Senhor  sustentará com sua poderosa mão, provendo e abrindo portas onde não existe. Aí está a diferença entre os que confiam e os que não confiam no Senhor. Pois o certo é crer para ver, e não ver para crer.

“Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram esta coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas”. (Lucas 12:29-31)

domingo, 26 de setembro de 2010

Candeia acesa

Onde está?

            Vemos diariamente pessoas que pararam no meio do caminho por algum motivo. Talvez  por circunstâncias da vida ou por desobediência. A bíblia fala sobre a destruição de Sodoma e Gomorra. O Senhor enviou anjos para avisar a Ló sobre o tal acontecimento e pediu para que eles e seus parentes se retirassem daquele local (Genesis 19:13-26). A ordem era sair da cidade e não olhar para trás, porém, a mulher de Ló olhou e, no mesmo instante, virou uma estátua de sal.

            O Senhor, através da sua palavra, tem nos alertado, ensinado e mostrado o caminho que devemos andar, mas como a mulher de Ló, muitas vezes, não obedecemos e ficamos parados feito estátuas. Temos que ter cuidado em saber onde estamos pondo o nosso coração, pois Deus tem nos dado ordem para nós sairmos das condições que nos encontramos e para não olharmos para trás, para que Ele possa realizar aquilo que Ele disse que vai fazer.  Se Ele está mandando sair, saia, se Ele está mandando ficar, fique, se Ele está mandando pregar, pregue, seja o que for que o Senhor esteja mandando, faça.  

            A mulher de Ló não deu ouvidos ao Senhor porque o coração dela estava em Sodoma e Gomorra. Onde está o nosso coração? Nas coisas que ficaram para trás ou na palavra de Deus? É de extrema importância ouvir e obedecer à voz de Deus.

Porque onde estará o seu tesouro, aí estará também o seu coração.” (Matheus 6:21).



sábado, 25 de setembro de 2010

O inconformismo da mentira

            Vivemos em um mundo que tendencia a mentira, ou melhor, em que a mentira é a unidade social. Mas como assim? Por que uma afirmação tão dura? Pois bem, vamos pensar em exemplos simples. Estamos em uma sala de aula e o professor pergunta se a aula foi boa, alguém levanta a mão e sinaliza que não? Então quer dizer que a aula foi boa? Não. Escutamos milhares de promessas nas eleições a ponto de achar que qualquer um que entrar resolverá tudo, porque é isso que TODOS dizem, mas é o que acontece? Não. Até mesmo na igreja, quando o dirigente pergunta se as pessoas estão sentindo Deus, quem é que não levanta a mão? Mas será que todos estão mesmo? Não. E se perguntam sobre pecados, quem confessa? Quem levanta a mão e mostra diante de todos que não é perfeito? No fundo todos sabem, mas quem não quer passar uma imagem um pouquinho falsa para os outros, para obter vantagens? Essa é a nossa sociedade.

           Mas isso tudo é errado, devemos lutar contra, principalmente quem diz ser cristão e seguir a bíblia , porque uma coisa é retórica, outra é fazer o que se fala. E falar algo que não se faz é o que? É mentira. E o que a bíblia diz sobre mentira? Que é algo que o povo escolhido não deve praticar e que leva para a segunda morte. Então, lutemos contra isso, sejamos sinceros em admitir que temos falhas, mas, também, sejamos sinceros em colocar em prática o que pregamos, levantar as mãos com sinceridade, responder as pessoas com amor e verdade (não é preciso ser grosseiro, apensa ser verdadeiro) e lutar para mostrar a Jesus, que, como a bíblia diz, é a verdade que liberta. Ele não é a mentira que dá prazer por uns momentos, nem a falsidade que coloca sorrisos na boca, nem a mentirinha que aquieta a situação, tão pouco uma "passada de mão na cabeça" que "tampa o sol com a peneira". Ele é a verdade. Que vivamos a verdade, que sejamos sinceros em tudo, desde o orar até o levar a palavra ao próximo, desde aceitar nossas falhas até reconhecer Cristo como a única redenção.
             

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Vento

                                   Para onde você está indo?






















Conte em oração

Conte em oração
O que está em seu coração
Conte o que te aflige,
Conte o que é secreto e que ninguém pode ver

Conte em oração
O que não fala ao seu irmão
Conte o que é pesado
Conte seu fardo, Cristo vai lhe ajudar
Conte em oração,

Conte o que for,
Mas conte de coração,
Para O alcançar
Pois Jesus é perdão,
É preciso que O aceite, então conte
Conte em oração

Siga em frente
Não olhe para trás
Apenas confie, o amanhã chegará
Então conte à Ele, conte
Conte em oração

(Banda GOod Way 2007)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Papo com Cristo

      O texto seguinte é uma passagem fragmentada de João Cap. 9, foi um diálogo que Jesus teve com um cego e, agora, quer ter com você. Desconsidere o gênero, entenda “homem” como o “ser humano”. Na primeira, na terceira, na quarta e na quinta lacuna estaria a palavra “cego” no texto original, porém, talvez você tenha nascido pobre, ou surdo, ou humilhado, ou sem família, ou em depressão, enfim, preencha com o que vier em seu coração. Na segunda lacuna estaria a palavra “discípulos”, mas troque para amigos, parentes, colegas de trabalho, troque pela palavra que achar conveniente. Veja tudo o que Jesus pode fazer por você e no final responda a uma pergunta muito importante que Ele mesmo lhe faz.

"Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido _____.

 Os seus ______  perguntaram: — Mestre, por que este homem nasceu ______? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?

Jesus respondeu: — Ele é ______, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. Ele é _______ para que o poder de Deus se mostre nele. (João 9, 1-3)
 (...........)
Depois de curar o homem, Jesus foi procurá-lo e, quando o encontrou, perguntou:
— Você crê no Filho do Homem?

Ele respondeu: — Senhor, quem é o Filho do Homem para que eu creia nele?

Jesus disse: — Você já o viu! É ele que está falando com você! Você crê?

Eu ______ — disse o homem." (João 9, 35-38) 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Confiança

        “Disse o Senhor a Moisés: porque clama  a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem".(Exodo14:15) Moisés e os filhos de Israel estavam em um momento crucial. Atrás vinha o faraó, na frente  estava o mar vermelho, o povo estava encurralado e só tinham três  opções: Render-se, lutar, ou confiar em Deus. Moisés, entre as opções citadas, preferiu confiar em Deus e fez o que Ele havia ordenado, com isso, o mar se abriu e o povo passou, mas o faraó pereceu.

      Há momentos em nossas vidas que nos encontramos na mesma situação que os filhos de Israel, nos sentimos encurralados, olhamos ao nosso redor e não vemos escapatória. E nessa situação, temos que tomar um posicionamento, pois há hora de clamar, mas, também, há momentos de agir, de ter atitudes de fé. É necessário ouvir o comando de Deus, não só ficarmos chorando,  murmurando e de olho na situação crítica, mas temos que nos levantar, olhar para o alto, crer na palavra de Deus e obedecer aos seus comandos. Não existe outro jeito de sair de certas situações se não for pelo caminho da confiança total em Deus. Moisés não pensou duas vezes, ele simplesmente tocou no mar e Deus entrou em ação. As lutas são  ponte para vitória, a confiança em Deus é que vai nos fazer  atravessar e conquistá-la.

"E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés o seu servo. " Genesis 14:31

domingo, 19 de setembro de 2010

Foco na solução!

Um paciente vai a um consultório psicológico e diz para o doutor:
- Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!
- Deixe-me tratar de você durante dois anos - diz o psicólogo.
- Venha três vezes por semana e eu curo este problema.
- E quanto o senhor cobra? - pergunta o paciente.
- R$ 120,00 por sessão - responde o psicólogo.
- Bem, eu vou pensar - conclui o sujeito.
Passados seis meses, eles se encontram na rua.
- Por que você não me procurou mais? - pergunta o psicólogo.
- A 120 reais a consulta, três vezes por semana, durante dois anos, ficaria caro demais,
aí me indicaram um rapaz e ele me curou por 10 reais.
- Ah é? Como? - pergunta o psicólogo.
O sujeito responde:
- Por R$ 10,00 ele cortou os pés da cama...

Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples!

autor desconhecido

HÁ GRANDE DIFERENÇA ENTRE FOCO NO PROBLEMA E FOCO NA SOLUÇÃO!!!

Foque na solução ao invés de ficar pensando no problema.
Jesus é solução para qualquer problema.

O ataque

                  Quando temos algo em nossos corações e nos posicionamos a realizá-lo, muitas coisas tentam nos impedir. No livro de Neemias 2:19 vemos isso (é bom ler o capítulo todo e o 3,4). Neemias queria reedificar os muros de Jerusalém, porém, Sambalate, o honorita, Tobias, o servo amonita e Gessém, o árabe, zombaram de Neemias. Na seqüência da leitura é possível ver as estratégias que eles usaram para isso, uma delas foi a provocação (muito comum hoje em dia).

            Ao levantar-nos da cama, temos a esperança de que o dia seja tranqüilo, e assim o dia prossegue, porém, quando menos esperamos, recebemos vários ataques, é como se o  dia despencasse em nossas cabeças. Assim, vem o cansaço e o desanimo. Chegamos a olhar para traz e lembrar das dores, que aos poucos nos tira a vontade de fazer o que mais  gostamos, como, por exemplo, realizar a obra de Deus. Mas  o livro de Neemias nos ensina que devemos ser determinados em realizar aquilo que Deus colocou em nossas mãos, mesmo que o inimigo se levante, pois ele sempre se opõe quando alguém se posiciona para fazer a obra do Pai. Ele tenta ferir com qualquer ataque que seja possível.

            A união e a oração fizeram a diferença quando os inimigos se levantaram para impedir a reedificação dos muros de Jerusalém (Neemias 4:2-9). Deus sempre colocará pessoas em nosso caminho para que tenhamos a união, que somada à oração com fé, nos trará vitória. Barreiras iremos encontrar, porém, elas não serão capazes de impedir aqueles que confiam no Senhor.


sábado, 18 de setembro de 2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sonhos, não delírios.

      Vivemos em um mundo em que o sucesso é motivo de inveja e ciúmes de muita gente. Isso acontece no trabalho, na escola, nas ruas, e é sempre assim, bastou a pessoa se destacar e isso já é uma motivo para comentários e atitudes desagradáveis. Esse tipo de comportamento, muitas vezes, é visto nas pessoas mais próximas, aquelas que não esperávamos, que estão do nosso lado sorrindo, mas, que de repente, deixam a inveja tomar seus corações. 

     Isso aconteceu com José. Ele tinha vários sonhos que mostravam o quanto ele seria exaltado. Então, ele resolveu contar para os seus irmãos. O que aconteceu? A inveja e o ciúme tomaram conta dos irmãos de uma forma tão grande que eles planejaram a morte de José. Só que na hora da execução, um deles resolveu não matá-lo, ao invés disso, o jogou em um poço e depois o vendeu para os mercadores, que levaram ele para o Egito. No Egito, Deus começou a usar José de forma grandiosa. Ele interpretava sonhos e isso acabou chegando ao conhecimento do faraó. Então, tiraram José da prisão e o levaram à presença do faraó. Com isso, José começou a ser exaltado e acabou se tornando rei. Ou seja, seus sonhos foram realizados porque quem o garantia era Deus.

      Hoje a situação não é diferente. Às vezes, por causa dos nossos sonhos, somos lançados em poços, tentam nos vender e impedir os sonhos de Deus em nossas vidas. Não importa o que vão falar, não importa o que vão fazer para nos deter, uma coisa é certa, tudo o que o Senhor prometeu se cumprirá. Pode ser onde moramos ou em outro lugar, mas o Senhor não se limitará em nada para cumprir o que prometeu. Não temas se o homem aqui lhe prender, lhe trair, lhe açoitar, pois Jesus foi o sacrifício que pode lhe encaixar nos planos perfeitos de Deus, e nada muda os planos do Pai. Se aproxime de Cristo, sonhe planos junto de quem tem o poder de realizá-los, sonhe alto e, diferente dos sonhos e delírios fantasiosos, torne-os realidade.

Base bíblica: Gênesis cap. 37-50 

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Deus não precisa fazer barulho

      Quero postar um relato bem simples e pessoal, quero dizer algo que sempre soube, mas que precisou ser reforçado em minha vida hoje mesmo: Deus não precisa fazer barulho para estar do nosso lado.

      Por vezes, esquecemos que Deus está vendo tudo e que está no controle de tudo, assim, caímos no engano de nos sentirmos sozinhos, desamparados, fracos, sem prazer nas coisas que nos agradam, esperando o tempo passar para ver se algo muda e, o pior, lutando contra tudo isso com nossas próprias forças. É fato que não funciona e ficamos mal. Mas nossa vida tem valor, mesmo que muitos não reconheçam isso, mesmo que nos esqueçam, nos desamparem, enfim, mesmo que estejamos, aparentemente, sós. Esse nosso valor se expressa quando Deus, no seu amor, dá um jeito gracioso de mostrar que Ele está acompanhando tudo, vendo tudo e que está perto de nós. Às vezes, Ele usa alguém para falar as palavras certas conosco, ou Ele nos leva à uma leitura bíblica que fala direto ao nosso coração, às vezes, algo acontece sem entendermos, enfim, às vezes, Ele usa até uma simples postagem de blog para provar que está do nosso lado. E Ele não precisa fazer barulho, pois Ele quer mostrar para nosso coração que está perto, e não para nosso corpo. Perto fisicamente muitos estão, mas perto de nosso íntimo poucos estão, e os que estão são provas da presença de Deus na nossa vida. Não queira, simplesmente, ver ou ouvir Deus, pois, talvez, o barulho é o nosso costume para vislumbrar algo, mas Deus é gracioso, divino e Seu silêncio e presença são muito mais reais e duradouros  que o berro das inquietações da vida. Levante, ande, o amor de Deus é muito grande, e não pense que ele não vai alcançá-lo só porque você vive ai em um quarto fechado. Ele vê tudo, e não precisa do barulho para isso.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

No terceiro dia

Pisei muitos buracos, na beira do penhasco meu pé tocou
Vencido pelo cansaço, foi Tua mão que me segurou
A dúvida acabou
No terceiro dia, tudo se consumou

Foi crucificado, ao meu lado
E nem por isso reclamou
Olhou em meus olhos e Seu perdão me salvou
A cruz estava vazia
No terceiro dia, tudo se consumou

Eu, sujo ladrão, não merecia o que aconteceu
O Cristo ao meu lado, facelado morreu
Deixei o que passou
No terceiro dia, tudo se consumou

Jesus morria,
Muito mais vivia,
Em meu coração

Colocaram o Rei na cruz
Acharam que assim tudo iria acabar

Mas ele lembrou de mim
Ele olhou pra mim
E por eu O aceitar
Ele falou assim:

“Filho, hoje mesmo tu estarás comigo em outro lugar.”

(Banda GOoD Way - 2008)

          Essa música representa a fala do assassino que foi cruzificado ao lado de Jesus. É uma letra hipotética, mas com grande possibilidade de ser real, pois Cristo é assim mesmo, Ele não olha para o exterior, para o que todos podem ver, Ele olha para o coração. E o coração daquele homem estava reconhecendo o mestre e, por isso, Cristo falou que naquele mesmo dia eles estariam juntos, mesmo sabendo de todo o passado daquele homem. Independente do seu passado, busque Jesus Cristo para ter certeza do seu futuro ao lado Dele.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A paz que vem de Deus

            É comum vermos pessoas dizerem que bebem para esquecer ou fumam para ficarem calmas. Possivelmente, isso resolve naquela hora, mas e depois? A situação continua a mesma e elas tornam a repetir a mesma atitude: beber e se drogar para poder esquecer os problemas. Porém, poucas notam que a cada virada de copo ou tragada, o vício cresce e junto dele se aproximam as doenças e destruição familiar, bem diferente da suposta solução dos problemas. Isso tudo é buscado por causa do desespero, por falta de algo. Mas a bíblia tem uma linda mensagem que fala: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, seja conhecida, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7.

           A paz que Deus nos dá não quer dizer que não vamos passar por problemas, mas nos garantirá refúgio, força e confiança. Ela é capaz de evitar uma atitude errada que levaria a morte, em todos os sentidos da palavra. Para quem quer vencer as dificuldades, é necessário total confiança e dependência de Deus, pois Ele quer nos ensinar através das dores que nEle podemos vencer. Ainda que as lutas sejam grandes, elas não são maiores que Deus e também não serão motivo de nos fazer parar a caminhada, tudo isso porque temos a paz de Deus, que excede todo entendimento.

domingo, 12 de setembro de 2010

Eleições 2010

      Estamos em um período no qual iremos eleger pessoas, através do voto, para administrar o dinheiro público e o rumo da sociedade com sabedoria e justiça. Ainda que a política não desperte interesse, temos que pesquisar a respeito do passado dos candidatos que querem assumir o poder do estado e da nação. Precisamos nos envolver sábios ao votar, pois todos tem conhecimento que várias leis que tramitam no congresso são contra a Palavra de Deus. Em Salmos 119:105 diz: "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra". 
         
      Votar é um ato que deve ser executado com muita seriedade. Através dele vamos garantir o futuro do nosso país pelos, no mínimo, próximos quatro anos. Pesquisem a respeito dos candidatos e seus partidos, não no site deles, mas em alguma fonte de pesquisa confiável. 

      O que queremos viver nos próximos quatro anos? Queremos suspirar, porque um ímpio está governando?

      Pois a palavra de Deus diz: "Quando os justos se engrandecem o povo se alegra, mas quando o ímpio domina o povo suspira" Provérbios 29.2.
      Analisem cada candidato e orem para que se estabeleça a vontade de Deus sobre esta nação. Façam uma escolha com temor, pois a Bíblia diz: "Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus".

Uma sugestão muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=TFPkSLFrBSU

(Por Vitória Rocha M.) 

sábado, 11 de setembro de 2010

A espera

        A tristeza é uma arma mortal contra qualquer ser humano. Ela paralisa, cria barreiras e nos faz acreditar que a nossa situação não terá jeito. Às vezes, nos sentimos só, com vontade de chorar, e vem junto o medo de um amanhã que não vemos e não sabemos se vai chegar. Às vezes, as feridas do coração insistem em ficarem abertas e nos impedem de enxergar o que Deus tem para nós. Às vezes, há falta de amor e o esquecimento da família, há saudades de alguém que já partiu, há traição, há as pessoas que amamos que estão distantes e queremos tê-las por perto, entre muitas outras dificuldades que só quem passa por elas sabe a dor. Às vezes, bate uma vontade de jogar tudo pra cima, desaparecer, sumir do mapa ou nos trancar dentro de casa. Tudo isso a tristeza é capaz de fazer. Mas aquele que confia e espera em Deus, pode até ficar triste, porém, seus olhos estão voltados para o alto. 

         Esperar no Senhor é a melhor arma para enfrentar qualquer adversidade, pois na hora certa tudo o que o Senhor prometeu se cumprirá. Enquanto o tempo de Deus não chegar na nossa vida, temos que nos fortalecer diariamente, pois, certamente, o dia da vitória virá e como o povo de Israel que andava no deserto atravessou o mar e do outro lado puderam cantar o hino da vitória, assim, acontecerá conosco, pois o tempo passou, muita coisa mudou, as tristezas e aflições passaram junto com o tempo, mas o nosso Deus continuou e continua o mesmo.


"Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique o teu coração; espera,pois pelo Senhor"  Salmos 27:14.

Lápis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
E, por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando.
Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
E disse:
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
– No entanto, a avó respondeu:
– Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo:
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos.
Essa mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador.
Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado.
Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado.
Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas a grafite que está dentro.
Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca.
Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.

" Seja um lápis nas mãos de Deus"

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A adversidade que nos aproxima de Deus


“Meu Deus! O que foi que eu fiz para estar passando por isso? Hoje não é o meu dia!! Porque não me leva logo?”. Quantas vezes já escutamos ou já falamos isso?
                O livro de Daniel conta sobre a fornalha de fogo. Ele e os amigos foram lançados lá porque não se curvaram diante da imagem do rei. Logo mais a frente, Daniel passa por outra luta, agora é na cova dos leões. Daniel viveu isso. Mas qual é a intenção de Deus em nos permitir que tanta coisa aconteça? A resposta é simples. Ele quer nos mostrar que só Ele é capaz de resolver os nossos problemas. Depois que isso acontece, muitos presenciam quem é Deus em nossas vidas. Sem contar, que através disso, somos fortalecidos e podemos usar o nosso testemunho para edificação do próximo, que, muitas vezes, precisa conhecer os milagres de Deus não só na bíblia, mas em atitudes de fé e na realidade da vida de quem segue à Deus .
                Vários homens e mulheres de Deus passaram por lutas. Alguns foram apedrejados, lançados em fornalha, em poços, em cova de leões, decapitados, crucificados e outros horrores mais, tudo por amor a Deus para que hoje eu e você tivéssemos a oportunidade de ler a bíblia e poder desfrutar do maravilhoso evangelho de Cristo. E, assim, crer em Deus e se fortalecer nEle. Com isso, aprendemos que  Deus permite  as lutas em nossas vidas para que Ele possa manifestar a Sua glória.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

E os dias se vão

E os dias se vão
Cada um com sua própria direção
E o tempo não para, não vê
Os que ficaram para trás
Cansaram de correr

Corra, para que tempo não possa esquecer
Mude, o tempo é agora e o presente é você

E os dias se vão, eles vão e não vão voltar atrás
A chance de mudar é essa
E quem sabe, não mais
O tempo passa e com ele seus prazeres acabam
O que parecia não ter fim um dia vai terminar

Mas quem confiar na luz
Viverá com Jesus

(Banda GOoD Way 2008)

Algumas músicas da banda GOoD Way estão disponíveis no link: http://www.purevolume.com/good_way A banda era independente, com músicas próprias, as gravações do link são bem simples, mas tudo foi feito pensando em transmitir algo de Deus para quem ouvisse. 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A loucura desse mundo

       Outro dia me chamaram de louco porque tenho 30 anos e não tenho namorada, ainda espero uma que seja escolhida por Deus. Chamam-me de louco porque eu prefiro a justiça divina a fazê-la com minhas próprias mãos. Um amigo meu foi chamado de doido pela mãe desesperada porque ele foi para o meio do nada pregar o evangelho e lá ficou por mais de um ano. Um outro teve a sua masculinidade colocada em questão porque ele tinha uma linda namorada e eles se guardavam para o dia do casamento. Já me falaram assim uma vez: “Não sei como o Israel consegue ficar sem namorar, sem beber, sem fumar e não vai para festas”. 

      É engraçado como as coisas de Deus são loucas. Só um doido mesmo põe o joelho no chão e começa a orar e clamar, falar com um ser que não é visto e, o mais louco ainda, ele escuta a resposta! O que faz, por exemplo, um jovem  estudioso de boa aparência, que poderia atrair várias meninas (muitos aproveitam a aparência e as condições financeiras para atrair pessoas interesseiras para “ficar” ou fazer de escrava), mas ele prefere aguardar uma moça escolhida por Deu? Isso são as sementes da fé, que futuramente serão os frutos da fé, mas para o mundo, é loucura. E o dízimo? Muitos acham estranho patrocinar igrejas, mas, com certeza, patrocinam empresas de bebidas, de cigarros, de armas (essas três primeiras indústrias citadas são as que mais matam direta e indiretamente na nossa sociedade) e patrocinam, também, bares e bordéis, mas ninguém nem pensa nisso e dizem: “o feio é investir em órgãos sociais, o negócio é o egoísmo, o prazer...” E se esquecem que todo o seu consumismo sai das costas de outras pessoas. E perdoar uma traição? Para o mundo, loucura. Mas que todos querem ser perdoados, isso querem. Eu fico imaginando o que eles poderiam falar do apóstolo Paulo que disse que morrer para ele é lucro (Filipense 1:21). Ou então estar acordado 05:25 da manhã escrevendo uma mensagem para blog. Mas olha o que diz: 1 Co 1:17: “ Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem,mas para nós é poder de Deus”.

      Então, o que é certo para o mundo? Encher a cara de cachaça, ser adúltero, ter várias mulheres, ser um fornicador, ser vingativo, rancoroso? Se isso é o certo, prefiro ser louco. No fundo o mundo tem razão de nos chamarem de loucos, pois realmente somos. Somos loucos, loucos por Cristo e só quem é assim larga tudo, renuncia as próprias vontades e as vontades impostas pelo mundo, da a outra face para bater, se consagra, jejua... tudo isso para seguí-lo.

Religiosidade X ensinamento

Trecho base: Matheus 23:1-39

      Corremos o risco de termos uma imagem mais pictórica (de quadro) que bíblica de Jesus. Preferimos guardar em nossas mentes mensagem belas como o sermão do monte quando fala dos pássaros e das flores. Mas este mesmo Jesus, quando necessário, apresentou um sermão tão duro quanto o deste capítulo. Mas não nos enganemos. Ele não fez com olhos esbugalhados de ódio, mas inundados de lágrimas (Lucas 19:41). Esses "ais" de Jesus são lamentos que ecoam pelos séculos para nos livrar de toda forma de tirania religiosa e nos levar a viver o verdadeiro evangelho. Jesus viu naqueles líderes religiosos o maior obstáculo para que as pessoas pudessem entrar no reino dos céus. Viu mais do que isso, viu vidas destruídas e pessoas caminhando duas vezes mais rápido ao inferno. É surpreendente, mas até hoje religião tem sido motivo para que muitas pessoas sejam impedidas de terem um relacionamento real com Deus através de Jesus Cristo. Cristo não é religião e, sim, ensinamento.

      Há uma diferença muito grande entre educação e caráter. Educação é como nos portamos em público. E caráter é o que nós somos quando “ninguém” esta olhando. A religião pode ser uma máquina de produzir educação, mas não pode alterar o coração do homem. O resultado é uma vida em "on" e " off"- uma esquizofrenia espiritual que ofende a inteligência e santidade de Deus. A religião do homem é para que ele seja aprovado diante dos homens,mas os ensinamento de Deus é para que sejamos aprovados diante dEle mesmo.

      Somente Jesus pode nos livrar dos infortúnios de uma religiosidade esclerosada e hipócrita: "se pois,o filho vos libertar,verdadeiramente sereis livres." (Jo 8:36)

(Trecho do livro "Estudando o Evangelho de Matheus")

domingo, 5 de setembro de 2010

As cegueiras vencidas

Segue a última postagem da sequência do texto de Mateus 20, 29-34

      A pergunta de Jesus parece tão óbvia que alguém irônico poderia indagar: Será que Jesus não vê que eles estão cegos? Mas a pergunta era fundamental para que pudesse agir naqueles homens. Eles poderiam simplesmente querer uma esmola e assim não correriam o risco de serem ridicularizados por pedirem tanto - "Senhor, queremos poder enxergar!"- e acabarem não recebendo nada. Quando chegamos a Jesus trazemos problemas muito sérios, mas, por vezes, preferimos pedir uma esmola, um paliativo e não abrimos realmente o nosso coração diante dEle e, assim, perdemos oportunidades de sermos curado tanto no corpo quanto na alma e no espírito. Aqueles homens ganharam uma nova visão e uma nova direção: eles se guiaram a Jesus. E ele nos diz "Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas,mas terá a luz da vida”(joão 8:12)

(Trecho do livro "Estudando o Evangelho de Matheus")

"O que você quer que Jesus faça em sua vida hoje? Você compreende que este é o momento oportuno de você clamar a Jesus como Senhor e Salvador?"

Essas perguntas são necessárias e as respostas também, não as deixe em branco.

sábado, 4 de setembro de 2010

O clamor desesperado

Postagem sequêncial das duas últimas.

Não é de hoje que as cidades costumam esconder seus mendigos dos visitantes. Aqueles dois homens não eram apenas cegos, mas também mendigos. E mendigos escandalosos. Gritavam. A multidão pretendeu resolver o problema proibindo-os de falar. Mas aqueles que já não viam não podiam ficar sem falar naquele momento. E passaram a gritar ainda mais. Quando queremos nos aproximar de Jesus, encontraremos barreiras, inclusive humanas, pessoas que nos dirão para parar ou nos calar. Talvez nossa situação não atenda à expectativa das pessoas sobre quem é digno de se aproximar de Jesus. Mas quem sabe a sua dor crê que Jesus pode ouvir e não se deixará intimidar pela multidão. Aqueles homens superaram as convenções sociais e buscaram a Cristo com todo ardor.

(Trecho do livro "Estudando o Evangelho de Matheus")

"Que questões sociais podem estar impedindo ou inibindo você de um encontro e um relacionamento profundo com Jesus?"

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A audição oportuna

Leia antes a postagem "Texto base para as postagens seguintes"

Jericó, cidade próxima à Jerusalém, era construída em torno de uma rua principal. Jesus já estava no final dessa rua - saindo da cidade em direção a Jerusalém, onde seria morto e ressuscitaria. Foi então a última vez que passou em Jericó. Aqueles dois homens traziam um problema irremediável- a cegueira. E ouviram que Jesus estava passando por ali. Era a grande a chance deles. Eles já tinham ouvido alguma coisa acerca da pessoa e do poder de Cristo.E esses três ingredientes- a oportunidade, a necessidade e o conhecimento(a cerca de Jesus) se combinaram ali e eclodiram num clamor decisivo. Quando alguém tem consciência destes três elementos: sua necessidade, a oportunidade da presença de Jesus e o conhecimento do seu poder, receberá a cura de sua cegueira espiritual.

(Trecho do livro "Estudando o Evangelho de Matheus")

Você compreende que este momento é oportuno para você clamar a Jesus? Ele é Senhor e Salvador.

Texto base para as postagens seguintes

Vamos colocar uma sequência de três postagens relacionadas ao texto abaixo (Mateus, 20;29-34):

Quando Jesus e os discípulos estavam saindo de Jericó, uma grande multidão seguia Jesus. Dois cegos, sentados na beira do caminho, ouviram alguém dizer que ele estava passando e começaram a gritar: — Senhor, Filho de Davi, tenha pena de nós! A multidão os repreendeu e mandou que calassem a boca, mas eles gritaram ainda mais: — Senhor, Filho de Davi, tenha pena de nós! Então Jesus parou, chamou os cegos e perguntou: — O que é que vocês querem que eu faça? — Senhor, queremos poder enxergar! — responderam eles. Jesus teve pena dos cegos e tocou nos olhos deles. No mesmo instante eles puderam ver e então seguiram Jesus.