terça-feira, 31 de agosto de 2010

Uma ponte

      Vivemos num mundo de competição. Todos querem um lugar ao sol e ninguém quer abrir mão de nada. Por isso, é bombástica a exigência de Jesus para uma pessoa que deseja segui-lo; simplesmente deve abrir mão do direito sobre a própria vida. Mas não se trata de uma solicitação descabida, mas da única oportunidade para se ganhar, verdadeiramente, a Vida.
Mateus 16:24, 17:13.

       A cruz ainda  que signifique o sinal de soma na matemática, é, de um modo geral, vista de maneira negativa: "O que eu fiz para eu merecer essa cruz?". Percebesse aí uma idéia de castigo ou penitência, mas a cruz que Jesus nos quer dar não é um fardo, mas um instrumento de vitória, na verdade a cruz é o único instrumento para nos livrar de nosso pior inimigo:nosso egoísmo. Alguém tomar a sua cruz indica o propósito de viver sua morte para o egoísmo e estar pronta para receber a nova vida de Jesus. Parece uma contradição, mas quem hoje está tentando se salvar está se perdendo. Porém, quem se perde nos braços de Jesus é quem  encontra a verdadeira vida. Ninguém pode realmente seguir a Cristo sem renuncia e sem cruz. Mas quem faz isso experimenta a salvação eterna em sua vida. Não adianta nada um homem ganhar  o mundo todo e perder a sua vida; também não há nada que se possa dar em troca da vida. São perguntas que devemos fazer a nós mesmo: Atrás do que tenho corrido? Um carro? E depois? Uma casa? E depois? Uma boa aposentadoria? Sim, e depois? Aonde vai dar sua vida? Que reservas você tem para garantir sua vida até amanhã, e quando acabarem os amanhãs? Você hoje está tentando salvar a sua vida e por isso está perdendo? Ou você já decidiu perder a sua vida para  Jesus, para verdadeiramente  achá-la?

 

domingo, 29 de agosto de 2010

A visão embaçada cultural

Desde o livro do Gênesis é preparada e avisada a vinda do libertador do povo de Israel. Os profetas, a exemplo de Isaías, anunciaram a chegada do grande rei que livraria o povo do poder dos romanos, que faria da justiça uma causa vitoriosa, que anunciaria o julgamento de Deus, que seria a esperança dos povos, enfim, que reinaria grandiosamente. E Jesus veio. Mas nem todos o reconheceram. Por que isso? Porque eles criaram uma imagem cultural de tudo o que foi profetizado. Na cultura deles, um rei se vestia muito bem, tinha muitas posses e vencer o inimigo significava derramar muito sangue. Então Jesus era o rei errado? Não! Releia as profecias citadas à cima. Ele cumpriu com todas, mas de uma forma graciosa, de uma forma que ninguém esperava, de uma forma divina. Pena que muitos não reconheceram. E hoje é igual, devemos buscar intimidade com Deus para reconhecer a Sua mão em nossas vidas, pois, nem sempre vitória são carros, casas, dinheiro, como diz nossa cultura, e nossas maiores bênçãos podem estar em coisas humildes, no serviço a Deus, nos pequenos, enfim, nas coisas que Jesus usou e usa para confundir os sábios e transcender a alma daqueles que o procuram.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O império do mal

Segue um link para um vídeo muito interessante sobre o consumismo nos EUA. Consumismo esse que não é exclusividade dessa nacionalidade e, sim, é global. O vídeo é meio longo, mas vale à pena. Agora, o que isso tem a ver com bíblia? Com Deus? Bem, o blog se propõe a falar sobre a visão bíblica de tudo, de diversas situações da vida de uma pessoa, das várias faces humanas (como diz o subtítulo do blog), enfim, Deus está em tudo e sua verdade se revela em tudo, basta, como diz Jesus, termos ouvidos para ouvir a verdade.

Juntando a bíblia inteira, tantos os livros do antigo testamento quanto os do novo, é puramente visível a característica que Deus mais gosta e aquela que Ele mais detesta ver nas pessoas. A que Ele mais gosta é a humildade, necessária para reconhecermos nossos pecados, para aceitar o sacrifício de Jesus, para nos colocarmos debaixo do Seu domínio e ajuda, para entendermos que somos muito pequenos e para que, junto Dele, possamos algo bom em nossas vidas, mesmo diante de toda a pequenez do ser humano. Opostamente, a característica que Ele não suporta é o orgulho, os olhos altivos, o egoísmo, pessoas que acham que são deuses. E é isso que o vídeo mostra, o resultado de todo esse egoísmo, um mundo que grita: “ Compre!! Trabalhe para isso, esqueça os outros, pensa no que você poderá comprar, coisas novas, melhores, modernas!” No vídeo é bem claro o império maligno que está se criando na terra (a bíblia alerta no livro do apocalipse sobre isso, sobre os problemas ambientais e sociais). Eu dou graças a Deus por existirem ambientalistas, pessoas que lutam por justiça, pessoas de ONG´s, enfim, pessoas engajadas em causas sociais, porém, se nós ouvíssemos Deus e seguíssemos suas palavras, como o exemplo de não ser egoísta, muito seria evitado e menos trabalho daríamos as pessoas engajadas da nossa sociedade.

Até quando vamos fingir que tudo isso não tem a ver com Deus? Vivam para Deus, sigam os Seus valores, é o único jeito para salvar o mundo e você mesmo.

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O dilema ( Matheus 19:16-30)

Temos de tomar decisões econômicas o tempo todo: compro ou não compro? Economizo ou não? Vale ou não vale? Mas existem outros dilemas muitos mais sérios na economia da vida. Shakespeare dizia: “Ser ou não ser, eis a questão". A filosofia contemporânea prega: "Ter ou não ter eis a questão. Consumas e serás salvo" Mas Jesus diz que ter vem depois do ser. Ninguém segue Jesus sem renunciar a alguém ou alguma coisa. E aí, em algum dia surge o dilema: Vale à pena? Pedro não economiza tanto no custo quanto na expectativa de retorno. Ele diz que deixa tudo. E até aquele momento não tinha recebido nada. Qual seria a recompensa dele? A resposta de Jesus é importante, pois apresenta duas situações temporais distintas: Agora somos abençoados na terra e seremos depois no céu. Na terra o somos grandemente depois de deixar algo ou alguém. Mas a melhor parte das bênçãos não ocorrerá aqui. Existem os galardões que são recompensas que se manifestarão por toda eternidade. Muito mas arrependido do que alguém que não pensou na sua aposentadoria estará aquele que não pensa na eternidade.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Curando em meio às lágrimas (Matheus 14:1-21)

Como você se sentiria se uma pessoa que você gosta muito fosse decapitada de forma cruel e covarde?A notícia da morte de João Batista foi tão chocante para Jesus que Ele precisou se retirar para um lugar deserto. E ali, naquele retiro melancólico, começa a chegar gente que não tinha perdido a cabeça, mas quase isso. Pessoas feridas, carentes e necessitadas. Jesus ao vê-las não ficou detido pela sua tristeza pessoal, mas ministrou cura a todos quantos precisavam. Nossas lágrimas não devem embaçar nossa capacidade de servir, mas ao contrário, como lentes de aumento devem nos fazer mais sensíveis também à dor dos que estão ao nosso redor. Deixe Jesus secar suas lágrimas enquanto também usa a sua vida para ministrar a cura aos feridos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A amizade gerada pelo coração de Deus

Diariamente pessoas passam em nossas vidas, em momentos bons e ruins. Estamos sempre rodeados de colegas, de amigos, da família (os que a tem). Mas às vezes a vida nos reserva surpresas desagradáveis e nessas horas sabemos quem é que está do nosso lado. Um exemplo disso é quando estamos passando por uma provação e muitos dizem: “conte comigo”, “se precisar já sabe”. E acabamos acreditando, pois não tem alivio melhor que um ombro para chorar nos momentos de dor. Porém, quando você vai procurar, cadê? E no meio de tanta gente prometendo, poucos realmente ficam do seu lado dispostos a ajudar, escutar, sorrir e chorar. Não é em boas ocasiões que reconhecemos o valor de uma amizade e, sim, no momento adverso (Provérbios 17:17). No livro de Rute cap. 1 e ISamuel cap.18, vemos dois tipos de amizade. Noemi era viúva e perdeu os filhos, porém, sua nora (Rute) resolveu ficar com ela, mesmo depois de ter insistido para que a nora voltasse para sua casa e em ISamuel cap.18 vemos Davi e Jônatas. Davi poderia não querer amizade com Jônatas, pois Jônatas era filho do Rei Saul que perseguiu e tentou matar Davi várias vezes. Nos dois casos as circunstâncias os afastavam, mas Deus providenciou essa comunhão, essa amizade. Deus sabe o valor que tem um amigo, por isso mesmo ele criou a amizade.

E hoje não é diferente. O que faria uma pessoa que nem conhecemos direito nos ajudar tanto? Ou você  considerar como um irmão uma pessoa que você só viu uma vez, e só conversa por telefone? Se for olhar pela razão humana isso deveria acontecer entre irmãos de sangue ou parentes, ou em uma sala de aula, ou no condomínio que moramos, enfim, onde a circunstância é favorável para nos unir a alguém. Parece até loucura, mas os  que estão distantes fisicamente, muitas vezes, estão mais perto do que os que se dizem próximos. E DEUS se revela nisso, é Ele quem envia essas pessoas que chamamos de amigo, para nos ajudar na difícil caminhada da vida, para que na hora da queda tenhamos quem nos dê a mão e nos fortaleça em fé. Para finalizar, tem o grande amigo, Jesus, que está vinte e quatro horas do nosso lado, sempre disposto a ajudar e abençoar.
 

sábado, 21 de agosto de 2010

A força que vem do alto (Testemunho)

A vida nos reserva desafios, são gigantes que teremos que derrubar. E para isso, é preciso contar com uma força extra, com a força que vem do alto. No texto de I samuel cap. 16 e 17 vemos Davi como exemplo. Ele era muito novo, magro e não tinha estatura de guerreiro, mas mesmo assim foi escolhido por Deus. Havia um gigante chamado Golias, que afrontava o povo de Israel. Ninguém tinha coragem de enfrentá-lo e os que tiveram não conseguiram vencê-lo. Porém, Davi o desafiou. O gigante era muito maior e tinha armadura e armas. Davi só tinha uma funda e algumas pedras no alforje. Mas Golias não era maior que o Deus que Davi servia. Esse foi o grande segredo da vitória, Davi vinha no nome do Senhor. Então, no meio da batalha, ele pegou uma pedra, colocou na funda e arremessou contra o gigante que teve a sua testa perfurada. Mas de onde veio essa força? Ela veio de Deus. E todos presenciaram o Poder de Deus na vida de Davi.    
Não é fácil para ninguém ser rejeitado pelo seu próprio pai, perder uma mãe, passar por privações, quase ter a vida ceifada com uma faca pelo o próprio pai, estar desempregado, não ter dinheiro, não ter roupas, calçados, ser esquecido, caluniado e humilhado. Tudo isso eu (Israel Reis) tive que passar, mas como Davi, acreditei no poder de Deus e com isso consegui derrubar esses gigantes da minha vida. Mas de onde veio essa força? Veio do alto, só por isso que posso estar aqui relatando esse testemunho, porque Deus me levantou, me restaurou. Mesmo quando muitos achavam que eu não tinha jeito, eu em prantos clamava a Deus por socorro, pois a depressão a todo instante tentava me seduzir para levar a minha vida. O Senhor escutou o meu clamor que durou quatro anos e hoje estou aqui. Da mesma forma que Deus deu vitória a Davi, assim Ele fez comigo. Se eu fosse olhar para minha situação seria impossível sobreviver. Hoje tudo que tenho, tudo que sou e se há alguma força e alegria em mim, foi porque Deus me deu.      
Se você estiver com problemas iguais ou piores que os meus, faça como Davi, creia no Deus do impossível, pois só Ele é a fonte inesgotável de força. É o Senhor que pega aquele que ninguém acredita e faz um grande homem, fraco fisicamente, porém com o espírito fortificado e pronto para derrubar qualquer gigante que aparecer. Quer vencer? Busque a força que vem do alto.  
 
(Eu sou o terceiro da direita para a esquerda, trabalhando na Ford, emprego que Deus meu deu.)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Avante Israel!

Avante! Filhos de Israel
Avançem para a batalha
Peguem suas armas em mãos
Que a batalha não tarda

Avante! Filhos de Israel
A ordem já foi dada
Olhem para o Comandante
A vitória não tarda

Lutem, não parem de cantar
Unidos vamos com nosso Capitão
A batalha enfrentar

Vai Israel, luta Israel,
Que a vitória não tarda!

Banda GOod Way - 2010

"Não parem de lutar, a vitória não tarda!"

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A visão do alto

Às vezes, por causa da limitação nos enxergamos fracos, incapazes, desprovidos. Mas Deus nos vê de forma diferente. Gideão recebeu o chamado de Deus, porém, ele se achou incapaz por ser pobre e o menor de sua família. Será que Deus não sabia disso? Mas antes de Gideão falar das suas condições, o Senhor enxergava nele um homem valente, digno de uma missão (juízes 6:12-16, 7:7-9). Deus não procurou aparência ou cultura porque não vê como o homem vê. Ele vê o coração e não o exterior (1samuel 16:7-11). Davi era jovem quando foi escolhido pelo Senhor, certamente não foi sua idade ou tamanho, mas seu coração que chamou a atenção de Deus (1 samuel 6:11). Moisés também se viu limitado com sua falta de eloqüência e fala pesada, mas Deus não se limitou a isso e prometeu capacitá-lo (êxodo 4:10-15). Com os exemplos citados, é facilmente percebido que o mais importante não é como nós vemos, não é a nossa limitação, problemas de estatura ou aparência, e sim como Deus nos vê, pois o que vai fazer diferença em nossas vida é a presença e o poder de Deus, e não o que hoje é considerado aceitável pela sociedade. Podemos ver pessoas fortes (fisicamente falando), bem aparentadas, como se isso fosse tudo na vida do ser humano, mas Deus enxerga o nosso interior e trabalha de dentro para fora. Ele acolhe pessoas fracas, pobres que estão na sarjeta espiritual e física, pessoas que para sociedade não servem, e faz destas pessoas fortes, destemidas e cheias do poder dEle.

Talvez estejamos exercendo alguma tarefa ou passando por alguma situação que nos achamos impossibilitados de resolver ou mesmo os outros dizem isso. O que temos que saber é que o Senhor não chama ninguém capaz, mas capacita os que são chamado por Ele e, assim, mostra porque ninguém é melhor que ninguém e como é grande a Sua ajuda aos que se deixam ajudar.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sentir é diferente

Eu ouvi sobre milagres
A história de um cego
E a volta da sua visão
Eu ouvi sobre a vida
Os passos de Cristo até
A sua crucificação

Mas tudo é nada se eu não puder ver
Acreditar é muito mais do que entender

Eu conheço sobre os livros sagrados
A origem, a história e o sermão
Semanalmente eu sento para escutar
E até mesmo dou alguma atenção

Mas tudo é nada se eu não puder ver
Acreditar é muito mais do que entender

Eu ouvi sobre os antigos profetas
E as profecias que ainda acontecerão
Eu sei sobre o perdão de Deus
E o poder da Sua correção

Mas sentir é diferente



(Banda GOoD Way - 2008)

Que Cristo não seja o seu discurso ou cultura, mas, sim, a sua vida.

domingo, 15 de agosto de 2010

Como nascem as pérolas?


      A ostra para poder sobreviver tem que se abrir completamente para captar os nutrientes que estão presentes na água. Durante tal ato, pode ocorrer a ingestão de algum corpo estranho, como um grão de areia, por exemplo. Esse corpo estranho ao adentrar na ostra fere o seu interior, causando danos à estrutura interna da concha, mas mesmo assim, a ostra necessita fazer esse movimento de abrir-se para captar nutrientes repetidas vezes, pois do contrário ela morre. Há algumas belezas nessa situação da ostra: ou se abre para se nutrir, mesmo sob o risco de causar algum sofrimento; ou do contrário, permanece hermeticamente fechada e morre por inanição. Nesse risco eminente - entre a morte certa e a possibilidade de uma vida em sofrimento - ela naturalmente opta pela segunda opção, e ao se expor, é invadida pelo grão de areia. Na invasão, a ostra, para aliviar o sofrimento e o incômodo que sente pelo grão de areia libera uma substância, que é a mesma que compõe a proteção de suas conchas.  Pode ser vista outra beleza na situação da ostra: a fim de cessar o sofrimento e o incômodo pelo grão de areia, ela deixa de cuidar da proteção externa e passa agora a tentar minimizar a dor e o sofrimento que sente, revestindo o grão de areia com o mesmo material que deveria estar reforçando as paredes externas de suas conchas. O nome dessa substância liberada chama-se madrepérola. Então, uma ostra que nunca passou pela invasão do grão de areia não será capaz de produzir uma pérola.



    O que aprendemos com essa lição é o seguinte, assim como a ostra, temos que nos abrir completamente para Deus. Independente do que venha pela frente isso garantirá a nossa sobrevivência. As vezes em busca de amor, carinho, atenção, reconhecimento, acabamos nos expondo a tristezas, angustias, decepção, frustrações, pois esse é o resultado das pessoas que se abrem para os grandes desafios da vida, elas passam por momentos difíceis. Os nossos sofrimentos tem que gerar pérolas para Deus. Uma pessoa que não se abre para Deus terá dificuldade de gerar pérolas e por se fechar acaba morrendo espiritualmente, pois o trabalhar Dele é de dentro para fora. E aqueles que se abrem e crêem na palavra do Senhor, farão das lutas e das dores uma motivação para  gerar pérolas para Deus, como as pérolas da fé, da total dependência de Deus, do amor ao próximo, da vida no altar, enfim, as pérolas que só gera quem procura a Deus, por mais custoso que isso possa ser.


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Surfando nos desafios ou afundando-se na dúvida?

É notável que um surfista tenha coragem de pegar uma onda de 30 metros de altura. Mais notável ainda é gente simples no dia a dia conseguir "surfar" sobre as ondas agitadas da vida. Pedro tentou e quase se afogou. Mas a boa mão de Jesus para ele se estendeu e foi socorrido em tempo oportuno. Matheus 14:22-36.

O mar estava agitado, o barco prestes a virar, então, os discípulos ouvem uma voz de alguém fora do barco. Pedro, afoito como era, ao ouvir a voz decidiu fazer um teste de identificação "-Se é o Senhor, então que me faça, também, andar sobre as águas". E aqui está a essência da fé cristã, crer que Jesus pode reproduzir sua vida em nós. Bastou um "-Vem." de Jesus e Pedro começou a deslocar-se sobre as ondas. Ao redor tudo continuava como antes, o vento forte e o mar revolto. Mas dentro de Pedro as coisas começaram a mudar. Quando ele ouviu a voz de Jesus creu que poderia andar sobre aquele obstáculo, mas quando começou a ouvir a voz de seus pensamentos, seu raciocínio começou a levá-lo à conclusão de que não poderia fazer o que já estava fazendo e aquele pensamento o fez duvidar, assim, o peso da dúvida começou a afogá-lo. Esta é a decisão que uma pessoa que deseja andar com Jesus terá que tomar em todo tempo: mover-se sob a palavra dEle ou baseado em seus sentimentos diante das circunstâncias.

Mesmo pessoas com fé pequena, como Pedro foi, podem ser salvas por Jesus. Apesar do espanto inicial e da dúvida que o afundou, a mão graciosa de Jesus pôde sustentar o peso do corpo de Pedro. E o vento cessou. Ninguém aprende a crer sem passar por momentos de dúvidas. Mas mesmo aí, a graça de Jesus se manifesta. O resultado foi que Pedro e os demais descobriram que Jesus pode não apenas fazer andar por sobre as águas, mas também nos levanta de nosso afogamento de dúvidas e faz cessar a tempestade em nossas vidas. Reconhecer que Jesus é o filho de Deus e viver de acordo com essa fé é descobrir o segredo de desfrutar a vida eterna que prevalece nos mares da vida e mesmo da morte.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Certo homem que não acreditava em Deus...


Certo homem jurava que Deus não existia. Comprava briga com todos que afirmassem o contrário. Até um dia que foi instigado por um cristão, o qual afirmou que se ele lesse a bíblia e aplicasse o que está escrito nela não continuaria a pensar assim.
Ele aceitou o desafio, como tinha total certeza do que afirmava, apenas o tempo lhe seria um custo, quanto a mudar de idéia, isso era impossível.
Começou a leitura e descobriu muitas coisas. Já no final da jornada, dos meses gastos para a mesma, resolveu tentar algumas coisas que estavam escritas só para que os outros não falassem que foi a falta de aplicação que não o deixou conhecer Deus. 
Aplicando alguns mandamentos percebeu que era saudável, mas ainda não estava convencido e iria chegar para o outro e dizer que era pura psicologia e que Deus não tinha se revelado a ele. Então, começou a por em prática tudo que lia, pois assim não seria pego com nenhuma desculpa do cristão e poderia acabar de uma vez por todas com isso. Ele leu que devemos abrir nosso coração para o Pai e realmente acreditar nEle, para que assim Ele pudesse atuar e se revelar e ficou sabendo que Deus nos deixa  escolher para que Ele seja louvado com sentimentos verdadeiros e não forçados, amado com verdadeiro amor e seguido por quem assim o quer, que Ele bate a porta, mas quem a abre são as pessoas, entre outras coisas. Então, teve uma idéia, esse ato era meio louco, mas o homem pensou em acreditar realmente em Deus por um dia e assim nada aconteceria e poderia derrubar de uma vez por todas a idéia de Sua existência e amor por nós.
O que aconteceu? Hoje é ele quem conta essa história para os outros e confirma que estava errado. Obviamente ele não é perfeito, mas caminha na estrada que leva a Deus, caminha acompanhado, cai e tem alguém para o levantar, nas lutas escuta a voz do Pai e busca as coisas que o tempo não ceifa. 
                                       
                                                          (essa história é uma parábola, mas a lição é mais que real)

  

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

domingo, 8 de agosto de 2010

Quero ouvir

Eu ando sem direção
A beira do caminho
No meio da multidão
Me sinto sozinho

Me pergunto para onde vou
Porque acordo para estudar
Me pergunto quem eu sou
E aonde vou morar

Passou o tempo e eu não vi
Passou minha vida e eu nem percebi
Não dá mais pra ser assim
Quero ouvir o que o Deus tem pra me dizer

Eu ando sem direção
A beira do caminho
No meio da multidão
Me sinto sozinho

De tudo o que vivi
Se volta a perguntar
O vazio grita em meu peito
Eu preciso escutar

Passou o tempo e eu não vi
Passou minha vida e eu nem percebi
Não dá mais pra ser assim
Quero ouvir o que o Deus tem pra me dizer

Banda GOoD Way - 2010

"Queira ouvir o que Deus tem pra lhe dizer"

Quanto vale sonhar?

No capitulo 1 livro de I Samuel é contada a história de Ana, uma mulher que não podia ter filhos. Eucana, seu marido, tinha outra mulher chamada Penina, esta tinha dois filhos. Penina provocava Ana excessivamente afirmando que o Senhor havia deixado Ana estéril, em uma posição inferior. Como o sonho de Ana era ter um filho, ela chorava, não comia, estava com amargura profunda em sua alma. Apesar de tudo, ela orava constantemente ao Senhor no coração e não se podia ouvir direito a sua voz, por isso, confundiam-na com alguém embriagado. Mas Ana não desistiu de sonhar. Ela depositava toda angústia no Senhor e ainda fez um voto, que se tivesse um filho, na cabeça dele não passaria navalha e o menino cresceria na casa do Senhor. Não demorou muito e nasceu seu um filho, Samuel, e ainda ela teve outros filhos.

O que aprendemos com essa história?
1-Todos nós temos um sonho e realizá-lo não é fácil, pois sempre vamos encontrar pessoas como Penina para nos irritar excessivamente, tentando nos fazer acreditar que não tem mais solução.
2- Geralmente quem nos afronta são os que estão próximo, são pessoas do nosso dia-a-dia. Ana morava na mesma casa que Penina.
3-Levar um sonho a sério vai requerer muita força de vontade, muita determinação e o mais importante de tudo, ter fé em Deus. A luta para conquistar um sonho nos traz angústia, amargura de alma, choro, pois não é fácil acreditar em algo que para nós pareça quase impossível. Porém, Deus é o Deus do impossível, por isso que é possível sonhar.
4- Existe uma arma infalível e Ana descobriu isso, ela fez um propósito com Deus, ela se derramava em Deus, e por ela ter confiado no Deus do impossível foi que ela conseguiu ter o tão sonhado filho.

Resumo: Todo ser humano tem sonhos. Um emprego, casamento, uma família, estudo, ministério... Porém as lutas/Peninas que aparecem em nosso caminho tentam nos fazer acreditar que não existe mais jeito para nós, dizem que não vai da certo, nos julgam e decretam o falecimento dos sonhos. Mas o Senhor quer escrever uma história de vitória em nossas vidas para edificação nossa e do nosso próximo e Ele permite, muitas vezes, que coisas ruins aconteçam, para que venhamos a confiar nEle e alcançar o que não poderíamos alcançar sozinhos.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Escolhas X Consequência

      "Todo aquele, pois que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não pratica será comparado a um homem insensato que edificou sua casa sobre areia: e caiu chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou sendo grande a sua ruína." Matheus 7:24-27

      Hoje o que mais vemos são pessoas que estão sempre reclamando de tudo, brigando por tudo, se ofendendo por tudo, fazendo questão de tudo. Tem dias que acordam como se o mundo estivesse desabando e com isso vem o desespero, a angustia, a depressão. Mas onde é que essas pessoas tem edificado a confiança? No dinheiro? Na beleza? No romance? Na própria força do braço? Nos bens materiais? Nos títulos? Na fama, por terem carro, um bom emprego, uma boa saúde, formação? Podemos ter toda essas coisas mas Deus tem que estar acima de tudo isso porque o dia da provação vem para todo mundo.Vem para o negro, para o branco, para o rico, para o pobre, para os cristãos e para os que não são cristãos, e só o que vai ficar é aquele que tem edificado a confiança na rocha, e não na areia como fez o homem insensato.Temos que depositar toda nossa confiança em Cristo, pois como diz Salmos 125:1 " os que confiam no Senhor são como o monte Sião que não se abala mas permanece firme para sempre." O nosso sucesso vai depender de nossas escolhas e em quem depositamos,porque toda escolha traz conseqüência. O fato de confiarmos em Deus, não quer dizer que não vamos passar por lutas, mas consiste em permanecer firme e forte em meio a qualquer situação adversa que venha nos abater.Porém, há pessoas que depositam sua confiança na areia e na primeira tempestade desmorona tudo, e fica em ruína, sem saber o que fazer e para onde ir.

      Temos muitos planos para serem realizados e a vida é cheia de surpresas, boas e ruins, como não sabemos em que dia elas poderão aparecer, temos que permanecer firmes na rocha. Agora, quem quiser edificar sua confiança em coisas vãs, coisas passageiras, fica o aviso, cuidado com a tempestade da vida,ela é cruel.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A dignidade não vem do ter

Quero dividir com vocês uma história real. É sobre uma mulher que conheci em uma rua do centro de Joinville enquanto dava algumas voltas. Isso aconteceu há algum tempo atrás, talvez dois anos, porém, eu avistei ela novamente hoje mesmo e me lembrei de como a tinha visto na primeira vez e como a encontrei diferente hoje. Isso me motivou a escrever. Na primeira vez vi uma senhora mal vestida, encolhida de frio, parada em frente a uma loja e fui abordá-la para oforecer algumas moedas que tinha no bolso e perguntei:"A senhora quer alguma coisa, alguma ajuda?" e fui pego de surpresa com a resposta:"Eu estou trabalhando, se o senhor quiser, eu vendo cartões com mensagens." Então ela estendeu as mãos sujas e pude ver os cartões e ao ler as tais mensagens me emocionei, eram mensagens bíblicas, de Deus. Então compreendi a diferença que a fé em Deus faz na vida das pessoas, sejam elas quem forem. E na mesma hora que comprava alguns cartões dela eu agradecia a Deus por Ele ser disponível a todos, todos mesmo. E lá estava ela, uma mulher muito pobre, que poderia ter facilmente aceitado minhas moedas e nem citado os cartões que tinha nas mãos, até porque eram poucos, talvez uns 5, mas ela preferiu dizer que estava trabalhando, isso foi de uma dignidade tão grande que me impactou, na verdade, a resposta até me fez sentir mal, pois parecia que eu a tinha tratado como uma coitada e na verdade ela se mostrou nem um pouco coitada. Hoje vi ela na rua de novo, e para a glória de Deus, ela estava bem vestida, com feição feliz e com muitos cartões na mão!

Que todos entendamos que, independente de quem somos, viver com Deus nos torna luzes que brilham na escuridão, luzes que não se apagam mesmo que a situação seja extrema. Essa mulher foi luz na minha vida aquele dia e será na vida de quem ler e entender aprofundidade da história, ou melhor,a dignidade da história.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu,toda via, não me esquecerei de ti." Isaias 49:1

Quem nunca sentiu na pele a falta de um abraço em um momento difícil? Quem nunca precisou de uma palavra de incentivo e encontrou palavras de desânimo? E aquela pessoa que se dizia amigo e prometeu tanta coisa, e na hora que você precisou virou as costas? Ou então quando a fúria do vento veio contra você e a única vontade que sentiu foi de sumir e calar a voz? Falta de reconhecimento, desonra, o esquecimento dos mais próximos, o sentimento de estar só mesmo estando em meio a mil pessoas? Mas o texto bíblico citado nos mostra um caminho para esperança, pois nele diz que o Senhor jamais esquecerá de nós. Mas se Deus não esquece de nós porquê passamos por tanta coisa? Porque Deus quer nos aperfeiçoar, e através das nossas dores nos fazer pessoas melhores, pois a nossa conquista renderá testemunho para outras vidas. Ao repararmos na bíblia, é mostrado que homens e mulheres de Deus antes de conquistar o que Deus havia prometido tiveram que passar por momentos como esses que foram citados. E temos Jesus como o maior exemplo de todos. Ele era desprezado e rejeitado entre os homens. "homem de dor sabe o que é padecer; e como um de quem os homens escondem o rosto era desprezado e dele não fizemos caso"(isaias 53;3) Cristo venceu tudo isso por nós, essa é uma das provas que Deus não esqueceu de nós.O Senhor está vendo tudo e no momento certo Ele irá entrar com providência,e enquanto a providência não chega vamos nos fortalecer em Cristo e seguir os seus passos, pois ainda que sejam passos difíceis, são os únicos caminhos que nos levam a vitória.

Espelhos

Arte: Lucas Sedrez

domingo, 1 de agosto de 2010

Os tempos

Os Tempos

A mentira constrói palácios
veste a pessoa do mais fino fio
ilusões, falsos sorrisos
mas a Verdade constrói, realmente corações
que os tempos não podem apagar

E os tempos vão encurtar
a sua estadia neste lugar
e os tempos vão o aproximar do Pai

Ao que segue a Deus
o mal não o deterá
nem mentira, falsidade
e o tempo apenas o aproximará
do amor do Pai

E os tempos vão encurtar
a sua estadia neste lugar
e os tempos vão o aproximar
do Pai

Banda GOoD Way - 2009

"Os tempos encurtam sua estadia nesse lugar, a cada segundo que passa a vida caminha, de onde  e de quem você está se aproximando?"

Em tempo de guerra nunca pare de lutar

Esse é o posicionamento que devemos ter diante da situação, pois a fé é uma grande arma para vencer qualquer situação, ainda que ao nosso redor pareça impossível, ainda que muitos digam que não tem jeito, ainda que as pessoas que mais amamos fiquem contra nós. O nosso dever é se manter firme, mesmo que seja necessário derramar lágrimas. Temos que nos manter de pé para enfrentar o gigante que tenta nos derrubar, pois é nas lutas que  há a oportunidade de prestigiar a glória de Deus.
No salmos 126:5-6 diz : 5 Os que com lagrimas semeiam com júbilo ceifarão.
6 Quem sai andando e chorando,enquanto semeia,voltará com jubilo trazendo seus feixes.
Isso significa que devemos lutar, pois hoje podemos estar chorando, mas futuramente colheremos tudo que plantamos com alegria. Mas para isso ser real precisamos mais do que nunca confiar profundamente no Senhor, para que estejamos fortalecido  nEle e, assim, enfrentar  qualquer adversidade.Pois tudo é uma questão de fé.
Medite em. Hebreus 11:1-3